terça-feira, 29 de julho de 2014

A primeira derrota

                                                                                                                                        
E ao sexto jogo de preparação o Sporting conheceu o sabor da derrota. Não vou fazer qualquer comentário à forma como o jogo decorreu porque, à semelhança do que aconteceu com as restantes partidas realizadas durante o estágio na Holanda, não tive oportunidade de o ver com total atenção.

Mesmo nos jogos a feijões é sempre melhor ganhar do que perder. Jogos na pré-temporada não dão pontos, mas as vitórias dão alento, mobilizam os adeptos à volta da equipa, sobem o nível de expectativas para a época que se está a iniciar - e isso é muito importante para vender gameboxes.

Mas se temos que perder e cometer erros, este é o momento certo para isso acontecer. Também nas derrotas devemos tirar o melhor partido da situação, ou seja, analisar o que correu mal e corrigir comportamentos individuais e coletivos para reduzir as probabilidades de serem repetidos no futuro.

Não é só nas outras equipas que existem treinadores atentos a todos os pormenores. Marco Silva pode não ter uma torre para filmar os treinos para corrigir comportamentos dos jogadores durante os alongamentos ou nas rabias, pode não ser um catedrático da tática para quem o futebol é uma ciência, mas não tenho dúvidas que saberá, pelo menos tão bem quanto os outros, identificar o que correu menos bem e que pode ser melhorado de forma a tornar a equipa mais competitiva em função daquilo que observou ontem.