terça-feira, 14 de outubro de 2014

Há coisas que não consigo compreender

                                                                                                                                                     
O Sporting foi à Luz empatar 1-1. Passou 10 a 15 minutos bastante complicados, mas conseguiu acabar o jogo por cima e o resultado acabou por ser justo.

O Sporting recebeu o Porto e empatou 1-1. Sufocou o adversário nos primeiros 45 minutos mas o Porto teve mais oportunidades de golo na 2ª parte. O resultado aceita-se perfeitamente.

O Sporting recebeu o Chelsea, que provavelmente será neste momento uma das 5 melhores equipas do mundo, e perdeu por 1-0. Apesar de os ingleses terem desperdiçado várias oportunidades para marcar, em parte devido ao risco que o Sporting correu ao procurar o empate, o jogo esteve em aberto até ao fim.

O Sporting, dos três grandes, é o que está pior classificado. Está a 2 pontos do Porto e a 6 do Benfica. Tem problemas visíveis no centro da defesa, mas fora isso está progressivamente a jogar um futebol cada vez melhor e a demonstrar uma profundidade de plantel superior à que tinha no ano passado. Apesar de os nossos rivais estarem melhor que nós na tabela classificativa, a verdade é que não têm sido sempre convincentes e também têm revelado pontos fracos que estão a ser cada vez mais explorados pelos adversários.

O Sporting está nitidamente a evoluir. As alterações que Marco Silva está a construir uma equipa com muito mais soluções ofensivas, Nani chegou ao clube há menos de dois meses e o entendimento com os colegas está cada vez melhor. Mesmo assim, a produção ofensiva tem sido assinalável e apenas um nível de finalização anormalmente baixo fez com que o Sporting não ganhasse alguns jogos que merecia vencer.

O Braga foi ao Dragão e conseguiu discutir o jogo pelo jogo, teve várias oportunidades para marcar e podia ter conseguido arrancar um empate com um pouco mais de sorte. Fora isso não se pode dizer que tenha tido outras provas de fogo, tendo como resultado mais notável uma vitória por 3-0 contra o Rio Ave, que jogou reduzido a 10 durante 80 minutos.

O Braga ainda não jogou nem com o Sporting nem com o Benfica. Está 2 pontos atrás do Sporting, a 4 do Porto e a 8 do Benfica. Em 4 jogos realizados fora de casa para o campeonato, perdeu 2 e empatou os outros 2.

Atendendo a tudo isto, por alma de quem é que alguém que deveria fazer análises informadas e equilibradas se lembra de dizer uma coisa destas?