sábado, 1 de novembro de 2014

Aquela altura em que os jogos difíceis são bem-vindos

A carreira que o Vitória de Guimarães está a fazer na liga merece todos os elogios. A posição atual no campeonato e o empate alcançado com o Porto são sinais de aviso que não poderão ser ignorados pelo Sporting. Uma abordagem relaxada à partida poderá causar grandes dissabores, porque do outro lado estará um grupo de jogadores que deixará tudo em campo para conseguir dar sequência à excelente campanha que vem fazendo.

Posto isto, não posso deixar de dizer que me sinto otimista para o jogo de logo. Sem qualquer ponta de menosprezo para o valor do Vitória, vejo este atual Sporting com talento, espírito de sacrifício e moral para defrontar e vencer qualquer adversário que o calendário da liga nos coloque à frente. 

Vejo em Marco Silva um treinador que, para além de estar a montar um coletivo que consegue ser superior à soma das individualidades de que dispõe, sabe ler as fraquezas dos adversários e a melhor forma de tirar proveito delas. 

Vejo um Nani a jogar de uma forma incrível, contagiando os colegas com um nível de auto-confiança e personalidade que há muito não via no Sporting. 

Vejo uma série de jogadores a crescerem de semana para semana, levando-nos a questionar até onde a equipa poderá chegar. Rui Patrício, Adrien e Carrillo têm estado sempre em excelente nível, mas nota-se que Paulo Oliveira, Cédric, William, João Mário, Montero estão numa fase de forma ascendente, progressivamente elevando o nível do que a equipa produz dentro de campo.

Neste momento, as questões mais preocupantes prendem-se com o lado esquerdo da defesa: Maurício e Jonathan não estiveram bem contra o Marítimo. Se no caso do central não parece haver alternativa de momento, no caso do lateral vimos no domingo passado que Miguel Lopes pode ser uma opção perfeitamente válida. 

Ah, e Slimani está de volta.

De qualquer forma, eu não mudaria nada em relação ao onze inicial que defrontou o Marítimo. Estamos naquele ponto em que os jogos difíceis são bem-vindos - jogadores em forma, modelo de jogo estabilizado, níveis de confiança elevados. Haja respeito pelo adversário e espírito de sacrifício, e acredito que os três pontos não nos escaparão.