sexta-feira, 15 de maio de 2015

Planos para domingo à noite

Os planos para o final de domingo estão feitos. Às 18h lá estarei em Alvalade para o último jogo em casa da época (parece que os bilhetes para as superiores estão esgotados desde quarta-feira, pelo que deverá haver uma bela assistência). No final, é ir rapidamente para casa para não me sujeitar a ter que me cruzar com demasiados benfiquistas na rua a festejar a vitória no campeonato. Uma vez em casa, escreverei um texto sobre o jogo com o Braga e de seguida desligar-me-ei do mundo até à manhã seguinte - infelizmente o trabalho não se compadece com amuos clubistas.

Sendo para mim uma experiência desagradável estar a ver benfiquistas a festejar um campeonato, é no entanto ainda pior ver palermas como o presidente da AG do Vitória de Guimarães a mandarem bitaites sobre os locais onde os benfiquistas deverão ou não festejar.

Era só o que faltava que os benfiquistas - nomeadamente os que vivem em Guimarães - não possam celebrar uma conquista importante do seu clube em total liberdade. Ou os sportinguistas, quando chegar a nossa altura. Ou quem quer que seja. Da última vez que verifiquei, já tínhamos ultrapassado a era do feudalismo - em que o senhor das terras tinha efetivamente poder para dispor delas como bem entendesse. Não sei se as intenções de José Isidro Lobo eram boas ou se as suas palavras continham algum tipo de ameaça (quero acreditar que tenha sido a primeira), mas se existir algum risco (infelizmente é um facto que dois sportinguistas foram apunhalados na nossa visita a Guimarães para o campeonato), será à PSP que compete direcionar as pessoas para o local mais apropriado.

E já que falamos em PSP, era bom que este ano a divisão do Porto fizesse melhor o seu trabalho e andasse à caça das milícias de jagunços que andarão pelas ruas à espera de encontrar algum adepto benfiquista isolado. No ano passado foi isto que aconteceu:


Sim, eu até compreendo que esses jagunços não gostem de ver benfiquistas a celebrar a conquista de um campeonato, mas isso é um problema deles - e não de quem tem todo o direito de festejar na sua cidade. Fiquem em casa, desliguem a televisão e vão para a cama mais cedo, que isso há-de passar. Se preferirem ir à procura de confusão, então que acabem a noite atrás das grades, que é esse o seu lugar.