sexta-feira, 15 de maio de 2015

Rui Pedro Soares apertado em entrevista sobre o caso Miguel Rosa

Não, não é verdade aquilo que escrevi no título. É tudo brincadeira. Rui Pedro Soares foi de facto ontem entrevistado, mas foi no programa Quinta da Bola tendo como interlocutor principal José Manuel Delgado, o mesmo opinador que três dias depois de o Belenenses ter jogado contra o Benfica sem Miguel Rosa e Rui Fonte saltou em defesa de Rui Pedro Soares, criticando os próprios sócios e adeptos do clube que protestavam contra o presidente da SAD.

De qualquer forma tive curiosidade em ver o programa para perceber qual o grau de recuperação de imagem que se iria procurar fazer e o tipo de perguntas que seriam colocadas. Começou logo da melhor maneira:


Atendendo às relações privilegiadas que o Dragão de Ouro Rui Pedro Soares tem com os presidentes dos clubes que lutam pelo título, não percebi se Delgado se referia a dinheiro oferecido para o Belenenses perder ou ganhar o jogo. Mas enfim, estava dado o mote. Continuando:


Veja lá, Dr. Rui Pedro. Não se esqueça que tem que pontuar com o Porto para continuar na luta por um lugar europeu. Ficou dado o recado. Seguiram-se depois assuntos internos do clube, falando da estranha contestação interna apesar da excelente época e da recuperação financeira realizada, da eventual construção de um novo pavilhão e de um centro de estágios. Esta parte da entrevista ocupou a maior parte do programa, mas ainda houve tempo para se voltar ao futebol:


Mais uma vez uma pergunta que envolve o Benfica, mas novamente contornando o assunto mais polémico. Rui Pedro Soares respondeu que não tinha conhecimento de que houvesse algum acordo entre jogadores e Benfica, falou do seu excelente relacionamento com Luís Filipe Vieira e confirmou que o Benfica deu uma ajuda muito importante ao Belenenses numa fase financeira muito complicada (comparando à ajuda do Bayern ao Dortmund, imagine-se). Ao ouvir isto, voltei a ter uma réstia de esperança que Delgado fizesse uma pergunta de seguimento sobre Miguel Rosa / Deyverson / Rui Fonte... vamos ver que pergunta foi essa:


Ou seja, abandonou o tema jogadores / Benfica, e avançou para o tema do mau relacionamento entre Rui Pedro Soares e Lito Vidigal. A partir deste momento percebi logo o rumo que ia levar a conversa... e Delgado não me desiludiu:


E foi isto. Um programa em que o diretor e subdiretor do mais antigo jornal desportivo português entrevistam uma das figuras (pela negativa) deste campeonato e nem uma pergunta sobre caso mais escandaloso da época. Jornalistas, dizem-se eles...