quinta-feira, 5 de novembro de 2015

#DiaDeSporting: Os riscos e as virtudes da rotatividade

Penso que Jorge Jesus tem toda a razão ao dizer que o jogo de logo será bem mais complicado do que disputámos há 15 dias em Alvalade. Convém não contarmos para hoje com as múltiplas ofertas que então os albaneses nos deram - e que acabaram por nos entregar a vitória de bandeja - , e também é preciso não esquecer que nessa partida a nossa exibição alternou entre o bom e o muito mau.


A grande dúvida em relação ao jogo de hoje reside na atitude com que os onze eleitos entrarão em campo. Parece claro que Jesus voltará a fazer uma remodelação profunda na equipa de forma a descansar os seus eleitos para o campeonato, pelo que nos teremos de preparar para ver um conjunto de jogadores menos rotinados, mas que por outro lado pode e deve aproveitar esta nova oportunidade para se mostrar ao treinador.

Se parece evidente aos olhos de todos o progresso que a equipa habitualmente titular no campeonato tem feito ao longo das últimas semanas, também é expectável que as segundas linhas demonstrem alguma evolução com o tempo de jogo que vão acumulando nas restantes competições. Já lá vai um jogo da Taça de Portugal, este será o quarto da Liga Europa, e ainda virão pelo menos mais dois jogos europeus e três da Taça da Liga. Parece-me que há condições para rotinar também este conjunto de jogadores, ao ponto de até podermos contar com eles para as primeiras rondas da fase a eliminar da Liga Europa, caso consigamos assegurar o apuramento. É claro que, para isso, é obrigatório ganhar hoje ao Skenderbeu. E está mais que visto que, havendo o compromisso total dos jogadores, temos capacidade para trazer os três pontos para Lisboa de forma confortável.