terça-feira, 10 de novembro de 2015

É possível assinar a BT Sport em vez da SportTV?

Ponto prévio: a SportTV nunca foi um canal com que simpatizasse, por causa daquele que foi o seu destacado acionista durante muito tempo. No entanto, sou assinante há anos porque não tenho outra alternativa para ver os jogos que o Sporting disputa fora de casa. E provavelmente continuarei a ser assinante enquanto tiverem os direitos dos jogos do Sporting, por uma questão de lealdade para com o clube.

Neste momento a influência de Joaquim Oliveira já não será a mesma de outros tempos, mas há dois motivos que me levam a não estar satisfeito com o canal enquanto cliente. A primeira razão é totalmente objetiva, e calculo que a esmagadora maioria dos assinantes do canal concordará comigo: a oferta da programação é cada vez mais reduzida (jogos em casa do Benfica, ligas inglesa, francesa, italiana, NFL e UFC, e no futuro a Fórmula 1), sem que tivesse sequer havido qualquer atualização no preço.

A segunda é mais subjetiva e tem a ver com uma questão de gosto pessoal: na minha opinião, as transmissões da Liga NOS na SportTV são do mais sensaborão que existe. A generalidade dos comentadores coloca um entusiasmo semelhante ao de um jornalista que informa os espectadores das principais oscilações do PSI-20, o som ambiente é baixo e abafado e não deixa perceber minimamente aquilo que se vive dentro do estádio - e que deve levar a crer a qualquer pessoa que não frequente os estádios que o único tipo de apoio vindo das bancadas vem de bombos -, e todos os momentos mortos são preenchidos por repetições - algumas relevantes, a maior parte nem por isso - abdicando totalmente de mostrar as interações entre os intervenientes durante as pausas.

Não é uma questão de defeito do canal propriamente dito: na própria SportTV, os comentários da NBA, da NFL (quando havia NFL) ou do mundial de rugby são muito superiores aos do futebol (falando apenas daqueles que vejo, via ou vi com frequência).

Fica aqui um exemplo em como a mesma transmissão pode conseguir captar a emoção e o ambiente de forma completamente diferente. Primeiro, na SportTV, os momentos que antecedem o golo do Sporting em Arouca e os festejos que se seguiram. Depois, o mesmo segmento na BT Sport, o canal que transmite a liga portuguesa em Inglaterra.



Um som ambiente mais alto, a festa junto à linha dos jogadores do Sporting a ouvir-se perfeitamente (TOMA!) e, claro, o tom dos comentários a transmitir mais emoção.

"Champions find a way to win matches. (...) The referee Cosme Machado is sending off anyone who he can find. Jorge Jesus is left holding the clipboard. Have you seen a game like this ever?"

Compreendo que os comentadores da SportTV evitem apontamentos de humor - a suscetibilidade dos adeptos é grande -, mas um bocadinho mais de entusiasmo não faria mal a ninguém...

(obrigado, @kurtagostinho e @paraver)