terça-feira, 3 de novembro de 2015

John Oliver fala sobre a oferta de refeições

Não sei se gostam de ver o programa do John Oliver, mas recomendo a visualização do episódio que abordou a promiscuidade entre médicos, delegados de propaganda médica e empresas farmacêuticas. Nomeadamente a parte entre os 6m05 e os 6m55 do vídeo que se segue:


Para quem não está muito à vontade com o inglês, aqui fica uma tradução do que é dito durante esses 50 segundos:
Se nesta altura estão a pensar por que razão os médicos deixam entrar os delegados de propaganda médica nos seus consultórios, bem, eles não vêm de mãos a abanar. Eles aparecem frequentemente com amostras grátis e, ainda melhor, comida grátis.
Quem quer que tenha dito que não existem almoços grátis, nunca trabalhou num consultório médico: "Há alguns consultórios que anunciam, na descrição de funções de rececionista, almoços grátis todos os dias. Não porque os médicos se ofereçam para os pagar, mas porque os delegados de propaganda médica os trazem todos os dias."
Almoços grátis todos os dias! Isto até pode nem parecer ser significativo, mas pensem sobre isto: almoçar é fantástico! Se o Charlie Manson me trouxesse um almoço grátis todos os dias, o mínimo que poderia fazer era ouvir a sua apresentação comercial sobre suásticas gravadas na testa. "Não acho que sirva para mim, mas continua a falar. Isto está delicioso!"
As empresas farmacêuticas não fazem isto para serem simpáticas, elas fazem isto porque sabem que funciona.

Imagino que John Oliver diria o mesmo se, em vez de comida take away entregue nos consultórios, os delegados de propaganda médica oferecessem aos médicos vouchers de refeição para quatro pessoas num restaurante de prestígio.

(post feito com base num tweet do @pedrofmarkx)