quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Os proveitos e custos operacionais dos três grandes

Os relatórios anuais de Sporting, Benfica e Porto não apresentaram grandes surpresas em relação ao que já se adivinhava em função dos relatórios trimestrais. Começando pelos proveitos operacionais:


A principal conclusão que se pode retirar é que o Sporting consegue ter números idênticos aos de Benfica e Porto naquilo que depende diretamente dos adeptos, mas está a uma grande distância na capacidade de atrair a Alvalade o mundo empresarial.
  • Direitos TV: de destaque há apenas que assinalar um aumento das receitas da BTV em relação à época passada. Há no entanto que considerar que para a comparação entre Benfica e os seus rivais ser possível, haveria que subtrair todos os custos de funcionamento da BTV - coisa que não é discriminada no relatório do Benfica.
  • Bilheteira: o Benfica foi, como se esperava, a equipa que mais dinheiro fez, graças às excelentes casas feitas durante toda a 2ª metade da época. O Porto teve um impulso importante graças às receitas feitas nos oitavos e quartos-de-final da Champions.
  • Bilhetes de época: o Sporting aumentou em 40% o valor recebido dos bilhetes de época, facto que se explica não só pelo aumento da venda de Gameboxes, mas também pelo facto de nesta época estarem incluídos os jogos de Champions, que aumentaram o preço unitário. O Sporting acabou mesmo por ser o clube que mais dinheiro fez em lugares de época.
  • Quotizações: neste caso a comparação não é possível entre todos os clubes, pois a SAD do Sporting não recebe qualquer valor das quotizações dos associados. As SAD de Benfica e Porto recebem 25% do valor.
  • Camarotes e Business Seats: eis um ponto em que o Sporting tem muito por onde crescer em comparação com os seus rivais.
  • Patrocínios e publicidade: a capacidade do Benfica em atrair patrocinadores é inegavelmente superior. A vantagem do Benfica em relação aos rivais ameaça aumentar em 2015/16, devido ao facto de nem Sporting nem Porto terem conseguido arranjar um patrocinador para as camisolas.
  • Prémios UEFA: a vantagem do Porto é avassaladora, mas não se deve apenas à carreira que a equipa fez até aos quartos-de-final: o Porto já contabiliza os cerca de €12M referentes à participação na Champions de 2015/16.

Quanto aos custos, as duas principais rubricas demonstram bem a diferença dos meios à disposição do Sporting em comparação com os seus rivais.



Um dos pontos fulcrais passa pela realização de mais-valias na transferência de jogadores. Os números apresentados pelos clubes foram os seguintes:



Outra questão determinante para o resultado do exercício é o valor dos juros pagos pelos clubes. De notar um aumento substancial dos juros pagos pelo Porto entre esta época e a anterior.



Todos os clubes teriam apresentado resultados negativos se não fossem as mais-valias realizadas com a transferência de jogadores. Essa necessidade de venda de jogadores é bastante mais acentuada em Benfica e Porto.



Fazendo uma projeção para 2015/16, o Sporting terá um grande desafio em equilibrar as suas contas. O não apuramento para a Liga dos Campeões e a ausência de patrocinador nas camisolas e em duas das bancadas, aliado ao previsível aumento dos custos com pessoal (calculo que aumentará para perto dos €35M), terá que ser compensado com a realização de um volume superior de vendas de jogadores.