quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Os casos de André Geraldes e Gauld

A Bola noticiou, há uns dias, que o V. Setúbal pode dificultar as desvinculações de Gauld e André Geraldes e, consequentemente, impedir que os jogadores sejam utilizados pelo Sporting ou emprestados a outro clube no segunda metade da época.


O Record publicou ontem os aditamentos aos contratos de empréstimo, assinados entre o Sporting e o V. Setúbal, onde é atribuído o direito ao Sporting de resgatar os jogadores até 15 de janeiro (nº 4 dos documentos que podem ver em baixo). Se o Sporting decidisse resgatar os jogadores entre 15 e 31 de janeiro, então seria obrigado a colocar jogadores que os substituíssem (nº 5).

Aditamento ao contrato de empréstimo de Ryan Gauld

Aditamento ao contrato de empréstimo de André Geraldes

Por aqui, não há grandes dúvidas de que o Sporting tinha direito a chamar de volta os jogadores de forma unilateral. No entanto, o V. Setúbal invoca os regulamentos para dar estas cláusulas como inválidas. No regulamento de competições da Liga está definido o seguinte:


No ponto 5, de facto, pode ler-se que não são válidas cláusulas que dão o poder unilateral ao clube cedente de resgatar os atletas, para efeitos da alínea c) do nº 4, o que se sobrepõe aos tais aditamentos. Mas, por outro lado, a alínea c) do nº 4 refere-se apenas à possibilidade de o jogador cedido voltar a ser inscrito pelo clube cedente, que, neste caso, não é aquilo que o Sporting pretende - o Sporting quer emprestar os jogadores a um terceiro clube. E a verdade é que, no texto, podia estar escrito "O jogador cedido só poderá voltar a ser inscrito e representar, na mesma época, o clube cedente ou outro clube", mas não está.

Outra hipótese é o Sporting alegar o incumprimento por parte do V. Setúbal - previsto na alínea b) do nº 4 -, em função dos acontecimentos ocorridos após o final da partida.

Tecnicalidades que podem gerar diferentes interpretações aos olhos de cada uma das partes, e complicar a resolução deste caso. Aguardemos pelas novidades que nos trarão os próximos dias.