quarta-feira, 25 de outubro de 2017

A greve

A APAF anunciou na segunda-feira passada que os árbitros farão greve aos jogos da Taça da Liga que se disputarão em novembro e dezembro. Segundo a associação liderada por Luciano Gonçalves, na base da decisão tomada está a "asfixia constante em torno do papel do árbitro", em particular "nos últimos tempos", o que, segundo o órgão representativo da classe, impede que existam condições para continuar a arbitrar.

Ao que parece, a APAF tem andado distraída: o ambiente de asfixia da arbitragem já existe há pelo menos três anos, desde os tempos em que a atuação de Vítor Pereira, Ferreira Nunes e companhia ficou demasiado óbvia para qualquer pessoa que acompanhe o fenómeno com um mínimo de atenção. Como se aplicou essa asfixia? Criando um sistema de nomeações, avaliações, promoções e despromoções que opera em função dos interesses de um único clube. 

A asfixia que os árbitros dizem sentir não é mais do que uma consequência da asfixia aplicada que eles próprios aplicam aos rivais do clube do sistema. Infelizmente, poucos árbitros tiveram coragem (ou interesse) em denunciar a asfixia de que foram alvo nos anos do anterior CA, e foi isso que levou ao atual estado das coisas. Aqui, podemos fazer a divisão dos árbitros em dois grupos: o primeiro é formado pelos padres que já tinham sido ordenados na altura em que Adão Mendes fazia recomendações a Pedro Guerra, e pelos novos padres que entretanto foram sendo promovidos segundo o método de Ferreira Nunes; o segundo grupo é composto pelos árbitros que, não partilhando o ideal do clube do sistema, já perceberam o que têm de fazer para não lhes darem cabo das notas e poderem permanecer na 1ª categoria, onde os cheques que recebem no final do mês são bem mais atrativos. Enquanto os primeiros são a força motriz do sistema, os segundos são coniventes e não percebem que as suas tomadas de posição corporativistas apenas servem para manter o status quo.

Perante isto, a greve anunciada aos jogos da Taça da Liga não é mais do que um expediente de vitimização sem qualquer lógica, e que é simples de desmontar:

a) O timing: porquê agora? O ambiente está mais asfixiante agora do que estava há um mês, ou há seis meses - quando tomámos conhecimento dos emails e dos padres -, ou mesmo há dois anos - quando se ficou a saber que o Benfica oferecia vouchers de refeição a meio mundo? Claro que não. O Sporting e o Porto, enquanto vozes mais sonoras de oposição ao atual sistema, não têm endurecido o tom do seu discurso nos "últimos tempos" (para usar a mesma expressão da APAF), pelo que o momento escolhido não faz sentido.

b) O âmbito: porquê apenas aos jogos da Taça da Liga? Só não há condições para arbitrar, então não faz sentido limitar a greve a uma única competição. Por que não fazem greve aos jogos da Liga?

Propositadamente ou não, a verdade é que anúncio da greve acabou por ser bastante conveniente para desviar a atenção daquilo que sucedeu no último fim-de-semana: num jogo em que o Benfica não se podia dar ao luxo de perder mais pontos, calhou ter sido feita a primeira nomeação da época de um padre (Nuno Almeida, neste caso) para um jogo do Benfica, calhou haver um erro grave a favorecer o Benfica, numa altura em que calhou o VAR estar inoperacional - como muito bem escreveu José Manuel Ribeiro na sua coluna de opinião do jornal O Jogo:


Existe uma outra questão paralela que merece atenção: até que ponto a polémica do fim-de-semana será utilizada para fragilizar a Liga de Clubes? Talvez valha a pena estarmos atentos às respostas da FPF aos pedidos de esclarecimento da Liga sobre a quebra do VAR na Vila das Aves...

32 comentários:

  1. Mestre,
    Os padres são sempre muito céleres a defender o patrão lampião.
    A greve à Taça Lucilio Baptista não deixa de contar uma certa ironia pela merda de taça que é e pelo que significa para todos os sportinguistas desde essa famigerada final com o Lucilio lampião.

    O Sporting devia pressionar no sentido de se ouvirem as comunicações entre VAR e árbitro no jogo das Aves.
    Desconfio que o problema técnico é treta e é apenas mais um pretexto para tentar salvar o padre ferrari vermelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que foi (o)"tetra", vale tudo para conseguir um "pentaelho"!

      Eliminar
  2. Os fundamentos que levam à greve têm dois nomes: Francisco Insolvente Marques e Nuno Sóraiva. Numa escala mais pequena, blogues onde escrevem os MdC.
    Tudo o resto são conjecturas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. zZzZZzZzZ rena, esforça-te. estás a perder qualidades de enternainer

      Eliminar
    2. Caro Rudolfo,

      É isso mesmo. Principalmente o Porto que já chafurdou nesse lamaçal. Eles sabem perfeitamente como estas coisas são feitas e desmascaram-nas facilmente. Será curioso se vão mudar o modus operandi ... O LFV confia tanto no sistema que alimenta que se deu ao luxo de fazer dinheiro com 3 dos principais jogadores do slb... até ao ponto de meter um puto de 18 anos na baliza! Agora, está apertado... o cerco do Porto aperta mesmo muito e desportivamente a equipa está uma desgraça (quem se lembra das crónicas pré champions onde o slb ia discutir o primeiro lugar com o Manchester?). Até o mercado abrir o slb tem de recorrer a todos os favores porque é fácil chegar ao Natal com mais de 10 pontos de atrazo...
      Os árbitros que fazem greve são os mesmos que não o fizeram quando um deles foi barbaramente atacado no Colombo, ou quando o restaurante de família foi invadido... que gente é esta? a quem responde?

      Abraço,
      Pedro

      Eliminar
    3. sim, ´se capaz de ter razão, as falhas de luz nos campos onde treinam, as reivindicações de aumento de salário e outras benesses, verem-se cadastrados em listas de um clube como padres ou verem as suas carreiras serem geridas por um assessor jurídico de um determinado clube, nada disso contribui para o mal estar que se vive na arbitragem.

      Eliminar
    4. Este Rudolfo Dias (com o kú ?) é um rabolho vermelho que só vem chatear e marrar aqui no blogue. Deixá-los pastar que já se estão a sentir na 2ª liga. São rabolhos fedorentos.

      Eliminar
    5. O Mestre e companhia parecem aqueles putos que atiram a pedra e depois escondem a mão. hehehe

      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Retenho a palavra "objectividade".

    Alguém pode discordar disto?

    ResponderEliminar
  4. PAZADAS DE CARVÃO


    AS aVARias DO FIM DE SEMANA - Parte I
    Neste fim de semana tivemos um deficiente visual em Alvalade, conhecido pela indiferença que ostenta relativamente à vergonha das suas prestações e, no jogo entre as aves amantizadas, um Ferrari Vermelho a circular a alta velocidade, pois a partir dos 66 minutos, o limitador de velocidade aVARiou-se e foi vê-lo a acelerar sem restrições.

    PAZADAS DO DIA - O LANCE DO GELSON MARTINS

    1- “E a gravata de WC no 1º golo?”
    By Nuno Martins, 23 de outubro de 2017 às 10:18

    Nota: O Nulo Martins, como é conhecido entre os seus, é um dos dois resistentes lampiões no Artista e não passa disto - sem se aperceber, valida a vergonha da arbitragem e desonesto como é, prefere "esquecer" que quem sofreu falta em 1º lugar foi o Sir.


    2- “Este é um lance que oferece muitas dúvidas, pois claramente o Gerson "faz-se" ao penalti.”
    By rudolfo dias, 23 de outubro de 2017 às 11:13
    Nota: O rudol fodias é o outro resistente (avença a quanto obrigas) e já não consegue argumentar, limita-se a consultar as suas fontes e a vomitar a cartilha, na esperança de ter alguma atenção. Um caso de demência progressiva.


    3- “É ele que arrasta a perna e provoca o contacto, portanto o árbitro tem toda a legitimidade para não ter marcado penalti.”
    By rudolfo dias, 23 de outubro de 2017 às 11:13

    Nota: Quem se anda a arrastar intelectualmente é o rudol fodias, deve pensar que o Gelson é da escola dos piscineiros da agremiação corrupta.


    4- “Cartão bem exibido.”
    By rudolfo dias, 23 de outubro de 2017 às 11:13

    Nota: O rudol fodias tem razão, aquele cartão ao Luisão foi mesmo bem mostrado, mas aí não havia padre ordenado pelo arguido-luís.


    5- “Se houvesse intenção de prejudicar, não tinha deixado passar em claro o mata-leão que o WC aplicou ao jogador do Chaves e que antecedeu o primeiro golo.”
    By rudolfo dias, 23 de outubro de 2017 às 11:13

    Nota: Querem ver que o Nulo Martins e o rudol fodias andam a ler o mesmo livro à janela da porta 18?


    6- “Nuno, não me surpreendia que não marcasse, o toque no Pizzi não é assim tão claro.”
    By rudolfo dias, 23 de outubro de 2017 às 18:46

    Nota: "não é assim tão claro" - o rudol fodias não sabe que as piscinas onde o jonas o o pizzi mergulham têm as águas um bocadinho turvas?


    7- (equipara o lance do Eteboi ao do Gelson) “Aproveito para dizer que este Eteboi na próxima época estará num dos grandes ou então no Sporting ou no Braga.”
    By rudolfo dias, 23 de outubro de 2017 às 14:58

    Nota: Cá está, desesperado com as falcatruas do Sport Lisboa, tenta encontrar conforto no Artista. É cada vez mais o tapete do blogue.


    8- “Esqueceste de falar da chave que o WC fez num canto. Ah espera, quando é a favor não interessa chamar a atenção”
    By Carneiro Inácio, 23 de outubro de 2017 às 11:52

    Nota: Eu peço que desculpem o Carneiro Inácio, pois levou com uma cadeira nos cornos e como ainda não recuperou a visão, repete as baboseiras do Nulo Martins e do rudol fodias.


    PAZADAS DO DIA - aVARia NO JOGO ENTRE AS AVES

    9- “Mdc desculpe lá mas onde é que encontrou a indicação que o Var teve o lance em penaltis? Essa indicação só aparece nos golos!”
    By Nuno Martins, 24 de outubro de 2017 às 08:28

    Nota: Um tipo tem mesmo que se divertir com este matacão, não tem?
    Nulo Martins, continua, nunca desistas.

    (Continua)


    ResponderEliminar
  5. PAZADAS DE CARVÃO


    AS aVARias DO FIM DE SEMANA - Parte II

    (Continuação)

    10- “Interessante Ora bem... links para documentos oficiais vs BOLA!”
    By Nuno Martins, 24 de outubro de 2017 às 11:53

    Nota: 3 horas e meia depois, o Nulo Martins abria o pacote de vinho para festejar, mas pronto, como de costume, teve que ir à farmácia comprar Halibut.


    11- “A que ponto chegou, MdC, colocar em dúvida que possa ocorrer uma falha casual de comunicações.”
    By rudolfo dias, 24 de outubro de 2017 às 08:32

    Nota: O Nulo Martins e o rudol fodias é que não têm falhas casuais, às 8 da matina, sempre ao serviço do arguido-luís.


    12- "Não poderão ter sido os incêndios que fustigaram o nosso país que possam ter danificado antenas de telecomunicações, que ainda não estarão a funcionar a 100% ?"
    By rudolfo dias, 24 de outubro de 2017 às 08:32

    Nota: O rudol fodias confirma o que já li noutro lugar - o SIRESP é igual ao VAR nos jogos do Sport Lisboa.


    13- "PS. Quem considera falta sobre o gajo do aves a meio campo e eu considero.. Tem de ser coerente e considerar falta sobre o seferovic na área!"
    By Nuno Martins, 24 de outubro de 2017 às 08:37

    Nota: Nulo Martins, o burro gil enviou-te uma imagem com o seferovic (adora a minúscula) à frente do jogador das aves amigas, não foi seu buuuurrrroooooo?


    14- "Obviamente que o Benfica controla isto tudo"
    By JF, 24 de outubro de 2017 às 11:49

    Nota: Os rabolhos ganharam (mais) um jogo com batota e o heheh resolveu aparecer. Deve ter sido destacado para as limpezas, mas agora que tudo brilha, já pode voltar a debitar baboseiras à vontade. Ó heheh, quem vai ser destacado para empurrar o porco guerra para o precipício?


    BUJARDAS NA LAMPIONAGEM

    1- "Va pastar Sr Nuno. No primeiro golo, a primeira falta é do jogador do chaves! Não seja desonesto, ou burro, como o Hugo Gil! "
    By rpti, 23 de outubro de 2017 às 12:07

    Nota: Sr Nuno ou Sr Nulo?


    2- (para a rena) "Manda currículo para a MTV. Podes começar por lhes enviar prnt screens do que vais escrevendo aqui, por exemplo. ÉS BUUUURRROOOOOO!"
    By ana, 23 de outubro de 2017 às 13:26

    Nota: Os amigos do arguido-luís, de momento não podem enviar currículos, pois têm o email muito sobrecarregado.


    3- (para a rena) "Tem calma e volta lá para o curral que é o blogue das bombas meu chifrudo."
    By Sporting até morrer, 23 de outubro de 2017 às 14:10

    Nota: O rudol fodias ainda por cima é chifrudo?


    4- (para o Carneiro Inácio) "Boi lampião,
    falaste cedo demais como já é habitual entre os lampiões de merda..."
    By Sporting até morrer, 23 de outubro de 2017 às 14:08

    Nota: Ahahahahahahahah. O Boi-Carneiro é um lampião de merda, quem diria!


    5- (para o Nulo Martins) "Este javardolas vem cá mesmo para ser sodomizado.. "
    By Ricardo Correia, 24 de outubro de 2017 às 10:35

    Nota: O Nulo Martins tem esse vício, temos que o respeitar, parece que é incurável.


    6- (para o Nulo Martins) "Este Nuno Martins é considerado nos blogues benfiquistas como "empregado da lavandaria Vieira". É um rabolho que pensa pela cabeça dos outros, já que sofre de uma doença muito em voga para os lados de carnide: Tem o cérebro ligado ao intestino grosso e por isso as suas idéias são castanhas."
    By joao santos, 24 de outubro de 2017 às 12:11

    Nota: Nulo Martins, seu malandro, também trata das limpezas do arguido-luís? Muitas vezes de joelhos, presumo eu.


    Saudações Leoninas,
    CB


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses "caraios" se ganharem ao post, têm um ordenado principesco!

      Eliminar
    2. Nuno, dúvidas?
      Não há outra razão para passarem os dias neste blogue.
      Gostariam de entrar noutros mas nem passam da entrada.

      Eliminar
    3. S.a.m.,

      Não é bem o caso de duvidar, mas faz-me confusão como alguém pode abdicar da sua liberdade de expressão.

      Algo pelo qual, noutras situações, muitos deram a vida para a poder exercer.

      Eliminar
  6. Façam um favor ao futebol português e façam greve vitalícia.

    Como ja li algures, se ameaçarem com a vinda de árbitros estrangeiros aposto que mudam de ideias, não vá isso virar moda.

    ResponderEliminar
  7. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santos... Amén!

    ResponderEliminar
  8. "porquê apenas aos jogos da Taça da Liga? Só não há condições para arbitrar, então não faz sentido limitar a greve a uma única competição. Por que não fazem greve aos jogos da Liga?"

    O cachet é igual em ambas as competições?

    SL

    ResponderEliminar
  9. É do conhecimento geral que essa asfixia é provocada por Porto e Sporting. Depois disto é muito fácil assobiar para o ar, não acha Mestre? Mas ainda ontem escreveu um texto cheio de insinuações covardes só porque houve um problema técnico com o VAR.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hiena, tens urgentemente que rever o teu conceito de "conhecimento geral".

      Eliminar
    2. Eheheheh, Brincalhão!

      Eheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. "rudolfo dias25 de outubro de 2017 às 08:34

      Os fundamentos que levam à greve têm dois nomes: Francisco Insolvente Marques e Nuno Sóraiva."

      Aparecem aqui todos com a mesma teoria, ao menos disfarcem, visto não conseguirem pensar pela própria cabeça.

      PS: Quanto ao VAR o PG fez questão de explicar no ultimo programa os varios problemas "tecnicos" que têm acontecido com o VAR, não reparou foi que a maioria desses problemas aconteceram em jogos do benfiquistão.

      Coincidências...

      Apaga-te candeeiro!

      Eliminar
    4. "conhecimento geral" ...... ehehehe

      Eliminar
    5. jfzinho, o teclado novo do Proença agora riu-se com a alarvidade que gregoriaste...

      Eliminar
    6. Como eu imagino o JF.

      https://www.youtube.com/watch?v=z1RC7QCQJvg

      Eliminar
  10. Está consagrado na nossa Constituição que os parasitas e os corruptos também tem direito a greves ?.

    ResponderEliminar
  11. Começa a ganhar contornos mais visíveis a luta da FPF contra a Liga -Fernando Gomes quer o poder absoluto.

    ResponderEliminar
  12. Vila do Conde + Sexta Feira + Jorge de Sousa pós castigado por insultar Leão + Capela a VAR + Jogo pré Juventus em Alvalade, que é só aquele único jogo que temos mesmo hipótese de fazer algo na Champions... tudo preparado para "igualarem" o Sporting a uma equipa de vermelho que devia ter menos de metade dos pontos!

    ResponderEliminar
  13. Mestre nao foi esta manha que o presidente da fpf foi à assembleia da republica prestar declaracoes?

    ResponderEliminar