terça-feira, 24 de outubro de 2017

Clusterfuck à portuguesa

É estranho que as comunicações do VAR no Aves - Benfica do último domingo tenham falhado. Estamos em 2017, num país com uma excelente infraestrutura de comunicações. Milhares e milhares de negócios em todo o país organizam os seus processos confiando que o serviço das comunicações se mantém constantemente operacional. Claro que, muito ocasionalmente, podem existir falhas no serviço, mas é para isso que existem redundâncias. Há uma falha de um lado, comunica-se por outro. Normalmente só há problemas verdadeiramente sérios se se tratar de uma falha geral, mas aí o universo de pessoas e negócios afetados é bastante grande e impossível de passar despercebido.

Não consta que tenha sido esse o caso de domingo passado. A Sport TV fez a transmissão sem sobressaltos, os jornalistas fizeram a cobertura do jogo sem problemas, os espectadores presentes no estádio não ficaram sem rede no telemóvel. A conclusão que posso retirar, à falta de melhores informações, é que a falha atingiu apenas a comunicação do VAR com o árbitro de campo.

Mas isso não foi conhecido de imediato. O jogo prosseguiu sem que, aparentemente, alguma das equipas fosse informada do sucedido. Azar dos azares, poucos minutos após o Aves ter marcado um golo, aconteceu um caso polémico que o recurso ao VAR resolveria sem problemas - assumindo que o responsável do VAR seria uma pessoa competente e bem intencionada. Mas não havendo VAR, prevaleceu o erro, que acabou com as dúvidas de quem seria vencedor.

A primeira versão que começou a correr foi a de que o VAR, em caso de penálti, não tinha que avaliar a jogada desde o início. Falso. Seria interessante perceber de onde partiu esta teoria, porque chegou a um enorme número de pessoas. Quando a corrente de opinião começou a mudar esta ideia, surgiu o esclarecimento da conta de Twitter da FPF dedicada ao projeto de videoárbitro - dando a informação de que, afinal, deixou de haver VAR a partir do minuto 66. 

Entretanto soube-se que nem árbitro nem delegados ao jogo referiram nos seus relatórios que deixou de haver VAR. Amnésia coletiva? Ninguém achou que seria relevante reportar esse facto? 

Mais de 24 horas passadas após o final do jogo, ainda não sabemos ao certo o que aconteceu. Começou também a circular a informação de que esta não terá sido a primeira vez que as comunicações do VAR falharam, o que levanta duas questões:

1. Se houve situações idênticas em jornadas anteriores, por que razão isso não foi divulgado publicamente pela FPF? Já agora, em que jogos isso sucedeu?

2. Se houve situações idênticas em jornadas anteriores, como é possível a FPF não ter arranjado uma solução de recurso para ser utilizada em caso de nova falha? Que raio, bastava um telemóvel entre o VAR e o 4º árbitro, que serviria de ponto com o árbitro principal.

Isto é o futebol português: inundado de gente amadora, que é incapaz de esclarecer aquilo que acontece nos bastidores de um jogo. Pelo contrário, em vez dos tais esclarecimentos oficiais, ficamos à mercê de informações cruzadas de origem duvidosa, que apenas contribui para aumentar a confusão de todos os interessados. Nada de surpreendente: a transparência não costuma ser uma prioridade por cá.

39 comentários :

  1. Inundado de gente amadora? Não podia concordar menos...inundado de gente bem profissional na arte de bem roubar...

    ResponderEliminar
  2. Estes azares tecnológicos acontecem sempre (reforço o sempre) aos adversários dos lampiões :
    - Derby da última época
    - Jogo da primeira jornada com o Braga
    - Jogo na Vila das Aves
    Etc, etc...

    Mestre, acho que vale a pena uma análise à confissão efectuada ontem pelo Gordoberra em como falava com o querido Adão sobre arbitragens, mas só após os jogos realizados e nunca antes...surreal!

    ResponderEliminar
  3. Mdc desculpe lá mas onde é que encontrou a indicação que o Var teve o lance em penaltis? Essa indicação só aparece nos golos!
    https://football-technology.fifa.com/en/media-tiles/video-assistant-referees-var/
    http://www.fpf.pt/pt/Video-arbitro

    Indique pf uma fonte oficial que diga o oposto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ironia neste post é tal que só me resta rir à gargalhada e achar que o Nuno Martins está aqui para nos divertir.

      Eliminar
    2. Este javardolas vem cá mesmo para ser sodomizado.. Na tua biblia desportiva diaria, vulgo "A Burla", dizem o seguinte:

      "É, pelo menos, essa a indicação que os árbitros recebem na página 7 da última atualização do protocolo do IFAB para o VAR. «Nos lances de cartão vermelho, apenas o incidente é revisto. Em caso de golos e penalties, o árbitro pode rever a jogada até ao início do movimento de ataque que levou ao incidente e, se relevante, como a posse de bola foi ganha no início da jogada», pode ler-se."

      #odioeterno

      Eliminar
    3. Ora bem... links para documentos oficiais vs BOLA!

      Eliminar
    4. Este Nuno Martins é considerado nos blogues benfiquistas como "empregado da lavandaria Vieira". É um rabolho que pensa pela cabeça dos outros, já que sofre de uma doença muito em voga para os lados de carnide: Tem o cérebro ligado ao intestino grosso e por isso as suas idéias são castanhas.

      Eliminar
    5. Toma lá, minha BESTA..

      https://www.knvb.nl/downloads/bestand/9844/var-handbook-summary

      Pag 9

      b.
      Penalty decisions
      •penalty kick incorrectly awarded
      •penalty kick offence not penalised
      •free kick awarded to the attacking team and there is doubt whether it occurred inside or outside the penalty area
      •offence by the attacking team in the BUILD-UP to the penalty incident
      •ball out of play prior to the penalty incident

      #ODIOETERNO

      Eliminar
    6. Então nuninho a bola já não presta?

      Ai... Ai... vais levar com o Delgado.

      Eliminar
    7. Se o Nuninho souber ler em estrangeiro (duvido) está neste momento a ligar ao Janela das Cartilhas a perguntar... O QUE É QUE EU RESPONDO AGORA?

      Eliminar
    8. A estupidez é uma das piores caraterísticas do ser-humano, uma vez que para ser estúpido é necessário saber-se que se está a tomar uma má opção, a usar um mau argumento, etc.

      Vir demonstrá-lo no meio de adeptos rivais sobre algo que nem sequer é matéria de opinião, apenas factual, é de um tal desprendimento da realidade que me parece que a cegueira deste indivíduo poderá ter fundamento patológicos, e nesse sentido, a confrontação nunca terá qualquer efeito.

      Por isso, Nuno Martins, aqui fica o link do documento que o IFAB disponibiliza para todos os interessados e o excerto que lhe interessa:

      "Attacking possession phase (APP): the ‘starting point’ of the reviewable period
      of play for a goal, penalty incident or DOGSO offence. It is the start of the attacking
      move which led to the goal, penalty incident or DOGSO offence and, if relevant,
      how possession of the ball was gained at the start of that phase of play (but not a
      restart which began the attack)"
      (pág.11)
      [fonte: http://static-3eb8.kxcdn.com/librarydocuments/12/211001_120517_VAR_EN_lang_Spreads.pdf]

      Há no entanto algo que gostaria de sublinhar por começar a parecer-me ser transversal a toda a opinião lampiã: a tentativa continua de levar a água ao moinho do argumento "o VAR não funciona".

      Numa época em que fruto da venda da real mais valia da equipa (o guarda redes líbero, que permitia a equipa jogar com o centro de gravidade 30 metros à frente do posicionamento actual) era necessário ter um treinador em vez de um condutor de homens, pois é o trabalho do primeiro que cria automatismos para a bola percorrer esses 30 metros; era necessário investir uns milhõeszitos em jogadores de futebol em vez de no betão que enche os bolsos ao Vieira & sus muchachos; e, finalmente, era necessário que a família benfiquista não acreditasse na possibilidade de corrupção desportiva - transcrita em emails tal não é o sentimento de impunidade!!! - pudesse estar na origem do tão ambicionado tetra.

      O que se passou este fim de semana foi apenas um teste de sistema, uma análise das respostas, para preparar o verdadeiro ataque que há-de vir, em que outros irão tentar seguir o guião do Ferrari Vermelho (nomear um dos árbitros assinalados para um jogo de crucial importância para o SLB é realmente de génio), porque a realidade é só uma: com VAR a garantir a verdade desportiva, sem treinador e sem jogadores, este Benfica não ganha. Não sistematicamente.

      Nem o Benfica, nem ninguém.

      Eliminar
    9. Mais um candeeiro enxovalhado, este blog é um verdadeiro apaga candeeiros.

      Eliminar
    10. NUninho, onde andas perdeste o piu!

      Eliminar
    11. Atão?! martinholas?! Hum?! Hello!!! Anybody home?!?!?!

      Percebes agora porque és "A" meretriz? A nossa, e a dos adeptos do teu clube... mas daqueles que têm a testa para dois dedinhos... e não para espetar cornetos como tu e mais alguns... nunca deixes de cá vir, por favor...

      Eliminar
    12. Tens razão Aldo esta malta é muita bruta, espanta a caça toda!

      ahahahahahahahah

      Eliminar
    13. "Toma lá, minha BESTA.."
      *slow clap*
      Estes avençados só chegam lá nestes termos (deduzo que seja do vernáculo "terre à terre" do Grande Líder, demonstrado na assembleia).

      Eliminar
  4. Mais um post que pretende ser culambista do departamento de desinformação e intoxicação do Sporting.
    A que ponto chegou, MdC, colocar em dúvida que possa ocorrer uma falha casual de comunicações. Tudo serve para uma boa teoria da cabala e as normais calimerices.
    Nunca ficou sem rede no telemóvel, sem que nada o justifique? Não poderão ter sido os incêndios que fustigaram o nosso país que possam ter danificado antenas de telecomunicações, que ainda não estarão a funcionar a 100% ?
    São posts como estes que deixam o nosso futebol no estado em que está.
    Seguem-se agora os carneiros seguidistas a dizer amen a este post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar o VAR não aVARiou impossível as comunicações na cidade não foram danificadas caro Rudolfo o que houve foi uma desculpa esfarrapada para a intrujice sair mascarada. Em segundo lugar, isto já está melhor apesar de tudo com o VAR pois a podridão que se instalou no futebol português está toda a descoberto e nem com PG vão lá. E alguns árbitros eu gostava de saber as notas atualmente com VAR, e se descem à 2ªliga se o seu juízo for indubitavelmente defeituoso. Já agora aproveito para esclarecer que até percebo o Sr. RC pois basicamente o VAR estava a chamar palhaçada àquela decisão e ele para não ser palhaço não voltou atrás assim foi só aldrabão. De toda a maneira não precisámos de penaltys para ganhar jogando bem enquanto outros... ainda julgam que isto é um regabofes mas com o tempo o VAR afina e aí as galinhas vão virar calimeros eheheh...

      Eliminar
  5. E curiosamente, sempre em benefício do mesmo clube.

    Ele há coisas do demo...

    Coincidências, como virão aí uma série de renas é outros "aliases" esclarecer.

    ResponderEliminar
  6. PS. Quem considera falta sobre o gajo do aves a meio campo e eu considero.. Tem de ser coerente e considerar falta sobre o seferovic na área!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol... epá não caias (mais) no ridiculo.

      Eliminar
    2. Não.

      O jogador do Aves está na frente, com a posição ganha e protegida e acaba a jogar a bola cortando o cruzamento apesar do abalroamento do sferovic.
      Ou querias que o jogador do Aves se desviasse para o sferovic estar mais à vontade e receber o cruzamento?

      Eliminar
    3. É verdade sim senhora! O Seferovic foi albarroado pelo jogador do Aves, que no entanto se encontrava à frente do avançado carnidense no momento do mergulho, tê-lo-á albarroado com as suas costas...

      Eliminar
    4. Dasse que a estupidez não tem limites...

      Eliminar
  7. Não sei se concordo com o "cheio de gente amadora", porque tipicamente as "amadorices" são tendencialmente em benefício dos mesmos...

    ResponderEliminar
  8. Cada vez mais se confirma que o futebol Português é uma mafia e que essa mafia, por acaso, também gere um clube de futebol.

    ResponderEliminar
  9. Claro que não existiu falha no VAR! isto é tudo areia para os olhos das pessoas. Alguém ainda tem duvidas que estes incompetentes são cãezinhos nas mãos dos lampiões ???? O VAR só veio mostrar a todos quanta incompetência existe no nosso futebol. Os árbitros são incompetentes e estão lá para ser os Padres bonzinhos dos lampiões, os delegados querem ser os meninos bonitos dos lampiões, a liga de clubes não faz nada nos casos dos vouchers e dos mail’s e o Fernando Gomes escreve para a comunicação social a dizer BASTA em vez de agir e mandar embora está gente que ele sabe que está a serviço dos lampiões. BADAMERDA!

    ResponderEliminar
  10. Obviamente que o Benfica controla isto tudo! Tenham medo, muito medo. Já estão quase nos 20... eheheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nem te importas de como tens ganho!

      isso sim devia envergonhar-te mais a ti.

      Eliminar
    2. Ganho da mesma forma que todos ganham (tirando algumas exceções, por exemplo apito dourado e ppc) e os que perdem, como sempre, arranjam desculpas para tirar mérito a quem ganha. Espero que as vossas desculpas continuem por muitos e muitos anos. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Como disse não te importas da forma como ganhas, o que diz muito da tua pessoa.

      Pois fica sabendo, que as pessoas ligadas ao caso PPC (com o qual te identificas e que acima referes) foram corridas imediatamente do Sporting, são diferenças!

      Uns têm ética outros não.

      eheheheh

      Eliminar
    4. os que perdem? que me lembre, não perdemos o último jogo ou perdemos? chama-se COERÊNCIA. não somos cá bebés chorões como o teu treinador que sempre que perde pontos chora e vai mandar vir com o árbitro.

      Eliminar
  11. Não me incomoda absolutamente nada que o VAR tenha faltado, são coisas que acontecem.

    O que incomoda é que estes azares acontecem sempre com os mesmos...

    Coincidências...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais por aí.... que azar, logo num jogo do carnide..

      Eliminar
  12. O carnide tem tido a sorte de falhas humanas e técnicas do VAR em Portugal!
    Coincidências...

    O VAR continua a meter o clube dos corruptos à tona da água! Será que vão aguentar tanto peso?!

    ResponderEliminar