sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Em que país vivem estes cavalheiros?



Primeiro Fernando Gomes, agora Rui Vitória. É triste ver duas das principais figuras do futebol português a fazerem de conta que algo de muito grave não aconteceu já. Há apenas seis meses, um adepto morreu em confrontos com adeptos de outro clube. E se não morreram mais, não foi por falta de tentativa do assassino. A morte deu-se em vésperas de um dérbi, e as reações de algumas das partes envolvidas não poderiam ter sido mais infelizes: enquanto o Benfica tentava colocar o ónus nos adeptos sportinguistas - como se estarem num determinado local a determinada hora servisse de justificação para outra pessoa decidir tirar a vida a alguém -, a FPF fez aquilo que costuma fazer melhor, ou seja, fingir-se de morta. O jogo manteve-se marcado, e a claque responsável pela morte teve oportunidade de gozar ainda mais o prato durante o minuto de silêncio à vítima.

No último fim-de-semana, adeptos do mesmo clube - ainda não percebi se eram ou não organizados - causaram distúrbios nas imediações do estádio do Aves. Há dois meses, em Vila do Conde, adeptos do Rio Ave foram agredidos por adeptos benfiquistas. Na época passada, uma claque do Porto fez uma visita de cortesia ao centro de estágios dos árbitros - e consta que não terá sido para lhes cantarem as janeiras. Há dois anos, em Alvalade, as claques do Benfica atiraram petardos para uma bancada repleta de adeptos sportinguistas, e só por milagre não houve feridos. Há cerca de três anos, dois adeptos do Sporting foram esfaqueados em Guimarães. Há cerca de seis anos, adeptos do Sporting incendiaram uma bancada do Estádio da Luz. Há mais tempo ainda, Pedro Proença foi agredido por adeptos benfiquistas. Como tal, é favor não fazerem de conta que isto se trata de um fenómeno novo, e, já agora, é favor não fazerem de conta que tomaram medidas para evitar que essas situações se repetissem no futuro. E, claro, não esquecendo o assassinato de Rui Mendes no Jamor. Quantos estádios foram interditados por causa destes acontecimentos? Pois...

Não cabe à FPF garantir a segurança pública, mas devia, dentro dos seus limites de atuação, penalizar os clubes cujos adeptos protagonizam episódios de violência. Garantidamente, se os clubes começarem a jogar à porta fechada por causa de atos violentos dos seus adeptos, farão um esforço efetivo para controlá-los bastante melhor. A FPF devia também fazer pressão para que o IPDJ faça cumprir a lei no que diz respeito às claques ilegais - que, não surpreendentemente, são as que mais problemas causam. Fernando Gomes só terá moral para dar sermões sobre violência quando começar efetivamente a fazer algo para punir os responsáveis pelo que tem acontecido.

32 comentários :

  1. Mestre,
    Uma pequena correcção.
    Os lampiões não têm claques mas sim GOAA (Grupos Organizados de Adeptos Assassinos).

    Faltou uma referência à visita dos adeptos, organizados e não organizados, ao outlet do Vitória de Guimarães, onde adquiriram todos os produtos disponíveis a preço zero!

    ResponderEliminar
  2. Artigo cheio de imperfeições.
    Na Vila das Aves, os casuais energúmenos actuaram quando as claques ainda estavam dentro do estádio. Ora sabemos da proximidade da Vila das Aves com a cidade do Porto e dos Super Ladrões, bem como sabemos qual é o clube que junta casuais a norte do país.
    Aliás nas portagens de Santo Tirso, foram os casuais benfiquistas que apedrejaram as carrinhas de adeptos benfiquistas?
    Para além disso, sabemos os nomes dos pirómanos sociais que levaram a toda esta lamentável situação: Azevedo do Carvalho, Nuno Sóraiva e Francisco Insolvente Marques. Os castigos aplicados (mas não cumpridos) a estas três personagenzinhas, provam o teor explosivo das suas declarações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó palhaço, o que causa a violência é a impunidade que estes montes de merda sentem. Só quando lhes doer (prisão pela polícia e sanções desportivas aos clubes, não importa quais) é que isto pára.


      Sanções também sobre clubes e dirigentes que fomentam o ódio e violência pela acção ou falta deles. E o que o teu presidente e antigo Goebbels fizeram foi muito grave.

      A inacção da Liga e FPF é de uma falta de coragem inacreditável, e virem agora com esta conversa é de uma hipocrisia monumental.

      As revelações sobre o benfica são demasiado graves para serem ignoradas.

      Tem razão o teu pseudo treinador: isto só muda quando algo de grave acontecer.

      Máfia. Isto é uma máfia.

      Eliminar
    2. Está em modo PCP - engoliu a cassete, coitado...

      Eliminar
    3. Por alguma razão querem continuar ilegais, porque será?

      Será para poder voltar a roubar os armazéns em Guimarães?
      Será para poder lançar tochas a criancinhas?
      Será para poder incendiar autocarros das equipas adversarias?
      Será para poder comemorar á garrafada no marquês?
      Será para poder matar adeptos adversários dentro e fora dos estádios? Será para poder dar calduços a fiscais de linha durante o jogo?
      Será para poder continuar a traficar droga e armas?

      Alguma razão deve haver.

      Não é o Sporting, nem o porto, que tem uma pena suspensa da UEFA por mau comportamento dos adeptos.

      Quanto aos vidros partidos da carrinha dos benfiquistões, pareceu-me um golpe de teatro para entreter gente ingénua como tu. Mas a ser verdade, não me admira pois a paciência tem limites. O que tu querias era poder roubar impunemente.

      Se a justiça desportiva não age, os adeptos fazem justiça com as suas próprias mãos. E eu acho muito bem, só peca por escasso.

      Eliminar
    4. Nuno, que filha da putice de comentário. Então se for contra os adeptos do Benfica já achas bem? Contra os outros achas mal, contra os de Benfica já concordas?
      "Mas a ser verdade, não me admira pois a paciência tem limites."
      "Se a justiça desportiva não age, os adeptos fazem justiça com as suas próprias mãos. E eu acho muito bem, só peca por escasso."
      Que filha da putice de comentário, por aqui se vê o vosso facciosismo.

      Eliminar
    5. Este rabolho não sabe o que diz. Continua com o cerebro ligado ao intestino grosso e só tem idéias de m€rda. Vá, continua a apanhar no rabo para ao fim do dia ganhares o pacotinho de pó branco.
      Ó Mestre, desculpa este palavriado para este animal é o que merece.
      SL

      Eliminar
    6. Rodolfo, para quem mata, rouba, comemora títulos á garrafada, mente descaradamente, trafica armas, drogas, e ate influencias, que tipo de tratamento achas que merece?

      Não é facciosismo, chama-se olho por olho, dente por dente.

      Até a UEFA já vos topou, enquanto por cá assobiam para o lado.

      O respeito não é um direito de nascença, vai-se conquistando ao longo da vida. Quando se derem ao respeito, serão respeitados como já o foram no passado.

      Eliminar
    7. Ao palhaço que assina rudolfo, vens falar em filha da putice de comentários? a sério? :) :) :) tens lido os comentários que aparecem do teu nick? és uma besta, tu! :) :) :) ...

      Eliminar
    8. Conadana, tu tal como eu, comentas em blogues rivais sem esconder o teu nick. Não te escondes no anonimato como alguns colegas deste blogue e isso é de louvar.
      Por isso e apesar dos insultos, que não são nem mais nem menos daquilo que te apelidam no NGB, um abraço.

      Eliminar
  3. Coitado, este só fala quando o primeiro ministro lhe mete braço no rabo, não passa de um fantoche com memoria de fantoche.

    Não sabia da avaria do VAR? Deve sofrer de narcolepsia!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia.
    No último fim de semana adeptos do Benfica fizeram o que?
    E como consequência consegue fazer ao uma curta lista onde só os outros são maus! Afinal nenhum desses adeptos teve acesso aos dados pessoais dos árbitros.. Nem a rapaziada é de 1904 mas 1906... Tanta pureza!
    PS. O Proença segundo o tribunal foi uma cena que mais gajas à mistura... Mas dá jeito fazer crer que foi agredido por motivos clubísticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "E como consequência consegue fazer ao uma curta lista onde só os outros são maus"

      Só mesmo um atrasado mental para fingir que não leu tudo...

      PS - dá para começares a escrever em português... por favor... é que o que escreves, é já um monte de m€rda suína... se, depois, ainda dás uma de analfabruto, um gajo nem sequer consegue perceber as tuas anormalidades para se rir um bocado... agradecido!

      Eliminar
    2. Ó Nulo Martins, volta para o curral que o boi do Ti Saturnino já lá vai. Este inútil como é corrido dos blogues benfiquistas, onde é alcunhado por Nulo Martins ou empregado da lavandaria vieira, vem para aqui porque não tem onde cair morto. Atira-te ao rio

      Eliminar
  5. Respondendo directamente ao título do Post:

    Vivem no mesmo país onde toda a gente do mundo da bola se preocupa muito mais com o escândalo de um bardamerda hereditário...

    ResponderEliminar
  6. 100% de acordo. Como se atreve este Sr. Fernando Gomes a manifestar preocupação porque houve críticas legítimas a erros gravíssimos de arbitragem (gravíssimos porque tão evidentes que só podem ter sido intencionais), quando ficou calado que nem um rato perante o brutal assassinato de um adepto e as declarações inconcebíveis do clube dos adeptos assassinos?

    ResponderEliminar
  7. Quanto ao Palhaço Derrota já nada me surpreende, nem que considere não grave um assassinato

    ResponderEliminar
  8. Esqueceu-se do comportamento dos adeptos organizados em Santa Maria da Feira a epoca passada. E depois certas declarações de dirigentes é que são perigosas...estes arruaceiros continuam a espalhar magia a seu bel prazer

    ResponderEliminar
  9. esqueceram de referir os distúrbios causados no Funchal aquando da visita dos candeeiros ao Marítimo

    ResponderEliminar
  10. É preciso um novo adjectivo para descrever o quão sonso e labrego é este chorão. Labronso? Sonsego?

    ResponderEliminar
  11. Definitivamente esta gente vive numa realidade virtual... Hipócritas!

    ResponderEliminar
  12. No mesmo país onde o Pedro Neves de Sousa e o seu repórter de imagem (cmtv) foram brutalmente agredidos pelos Grupos Organizados de Adeptos Assassinos (perfect match, Sporting até morrer) aquando da Supertaça e, como sempre, esses mesmos cavalheiros assobiaram para o lado.

    ResponderEliminar
  13. Nuno, repara nesta "filha da putice de comentário", aquando do último assassiNNato:
    "Mas não posso deixar de registar que o Mestre Da Cartilha, antecipando-se à PJ, conseguiu desde já averiguar e apurar que o atropelador era um adepto do Benfica. Não pode ser um qualquer indivíduo, com ou sem clube, que tal como outros viu o seu carro ser apedrejado naquela rotunda e tentou fugir dali o mais depressa possível, com consequências trágicas. Pode desde já entregar as suas pistas à PJ, só que são pistas muito precipitadas, tendenciosas e incendiárias."

    Sabes quem foi o faccioso que escreveu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As imagens só não saíram cá para fora por decisão da PJ e do MP para manter a paz social. Porque se tivessem saído, podes ter a certeza que ninguém do clube dos assassiNNos entravam e tinha havido possivelmente mortandade no cortejo a caminho de Alvalade. Digo isto com conhecimento de causa, a própria PSP, que assistiu a PJ na investigação e procura do assassiNNo, pediu a não-divulgação das imagens porque não iria ser a PJ nem o MP a fazer a patrulha do cortejo.

      Eliminar
    2. Essa escrita em filhadaputês não me é estranha...

      ...ultimamente anda a fazer-se de sonso, será que foram ver o PC e tem de ter cuidado com o que escreve?

      Eliminar
    3. Esse comentário, por acaso num português muito bem escrito (e como sabemos não há muitos por aqui que o façam), foi proferido antes de se saberem os factos.
      Depois de tudo averiguado, o lugar de assassinos é na cadeia e com pena máxima, bem como os organizadores ou combinadores do macabro evento.
      Este CB deve ter a mania que é espertinho, mas não tem coragem de comentar no NGB sem ser no conforto do anonimato. Agora saúdo também a sua indignação com o comentário do Nuno, senão não teria vindo com essa resposta.

      Eliminar
    4. Adoro auto elogios ahahahahahahahahah quando ninguém nos gaba temos de tomar nós a iniciativa, não é rodolfo?

      O que podemos concluir do teu comentário é que, és um fala barato, que fala sem saber os factos. Mas isso já sabíamos...

      Convence-te moçoilo, os adeptos do teu clube são a vergonha de Portugal, quem o diz é a UEFA.

      https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-dos-campeoes/artigos/uefa-multa-benfica-em-20-mil-euros-e-aplica-pena-suspensa

      "A UEFA puniu o Benfica com um jogo à porta fechada, com pena suspensa por dois anos, devido aos incidentes em Madrid no jogo da Liga dos Campeões de futebol, revelaram hoje os 'encarnados' no seu 'site' oficial..."

      "No encontro com o Atlético de Madrid, da segunda jornada do grupo C da 'Champions', disputado a 30 de setembro, alguns adeptos 'encarnados' atiraram tochas contra adeptos do 'Atleti', tendo uma delas atingido uma criança"

      https://desporto.sapo.ao/futebol/liga-dos-campeoes/artigos/psp-deteve-31-adeptos-antes-do-benfica-spartak-de-moscovo

      "De acordo com o comunicado da PSP, o indivíduo detido é o autor do disparo do “very light” que culminou na morte de um adepto do Sporting na final da Taça de Portugal, em 1996.

      Todos os detidos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, esta quinta-feira, para aplicação das respetivas medidas de coação."

      Se quiseres mais, tenho muito mais aqui guardado, agora volta lá para a tua pandilha, e chora...

      Eliminar
  14. depreendo que RV está a querer dizer que a morte de 2 adeptos leoninos não é uma coisa grave. a cortina de fumo continua e a sintonia FPF/SLB é demais evidente com mensagens subliminares

    ResponderEliminar