sexta-feira, 20 de outubro de 2017

O Sporting é candidato a vencer a Champions e esqueceram-se de me avisar?

Os comentários de Ribeiro Cristóvão, tanto em conteúdo como na forma, já são um clássico do jornalismo desportivo português. A facilidade com que se deslumbra com os feitos (ou não-feitos) de determinados clubes só é comparável à facilidade com que destila mesquinhez quando o tema é o Sporting.

O lançamento que fez da eliminatória entre o Sporting e o Manchester City figurará num local central do sobrepovoado panteão dos comentários de trampa que diariamente se vão fazendo por cá, mas Ribeiro Cristóvão tem-nos brindado com outras pérolas que é difícil esquecer: para atacar a implementação do VAR, disse que o futebol é um jogo de erros; disse ter dificuldade em ver uma agressão mais que óbvia de Samaris a um jogador do Moreirense; e transformou a cartilha benfiquista num exemplo de boa organização de comunicação, só para referir algumas das mais recentes.

Ontem, Ribeiro Cristóvão fez um balanço, no site da RR, dos jogos europeus de Sporting e Benfica. Como se sabe, ambos os clubes perderam. Como se sabe, um jogou em casa contra um adversário poderoso, enquanto o outro jogou fora contra um adversário igualmente ou ainda ou mais poderoso, sendo que o que jogou fora só sofreu o golo da derrota a escassos minutos do fim. No entanto, olhando para o que escreveu Ribeiro Cristóvão, parece que se passou uma coisa completamente diferente:


De um lado, a "qualidade muito acima da média" da equipa de Mourinho não permitia alimentar esperanças ao Benfica. Afinal, o Manchester United tem o objetivo de vencer a champions, ao contrário da equipa portuguesa. E, segundo Ribeiro Critóvão, a arriscada aposta de Rui Vitória em alguns jovens até nem correu mal (!), pois deixaram boas indicações. Gostava de saber que asneiras tem de fazer um jogador jovem para se poder dizer que a aposta correu mal. Pelos vistos não basta ser responsável pelo único golo do jogo.

Do outro, o Sporting, que fez um bom jogo "frente a uma Juventus contra a qual poderia ter feito melhor". Então, o Sporting, a jogar fora contra o vice-campeão europeu, é que podia ter feito melhor? E, claro, as decisões de Jorge Jesus que não são fáceis de entender e que deram mau resultado. Deste lado não houve boas indicações de ninguém nem mérito do treinador na estratégia adotada que anulou uma equipa recheada de estrelas... Se ao menos Jesus tivesse atirado às feras um par de jovens inexperientes...

Pelos vistos, para Ribeiro Cristóvão, a Juventus não tem a ambição de vencer a Liga dos Campeões, ou então é o Sporting que é candidato a ser campeão europeu...

(Obrigado, Sérgio!)