segunda-feira, 27 de novembro de 2017

O guardião do 2º poste

Piccini não teve uma tarefa fácil em afirmar-se junto dos adeptos do Sporting, devido à desconfiança que se gerou no momento da sua contratação, face ao seu perfil e aos números que apresentou na última época. Eu era um daqueles que não acreditava que pudesse ser um jogador útil para o Sporting.

Ofensivamente, Piccini continua, na minha opinião, a não dar aquilo que o Sporting precisa contra defesas mais fechadas. No entanto, tenho de dar a mão à palmatória: defensivamente, tem sido um gigante. Ontem, Piccini teve uma intervenção decisiva que começa a ser a sua imagem de marca: fechar ao meio quando um cruzamento é realizado para o 2º poste.

O vídeo seguinte tem duas intervenções suas: a primeira, impedindo que a bola chegasse ao adversário num livre batido para o segundo poste; a segunda, num contra-ataque, em que a bola atravessa a área e consegue, graças a um posicionamento e timing perfeito, impedir que Bruno Moreira finalizasse e empatasse a partida. Chamo a vossa atenção para a repetição deste segundo lance, onde se pode ver como Piccini controla, por duas vezes, o local onde estava o adversário. Defender em função da bola, mas também do adversário direto - algo que parece tão básico mas que, no entanto, muitos laterais não são capazes de fazer.