segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Como não compreender Bruno de Carvalho?

Novo texto do 3295C.



Já se conheceram alguns movimentos espontâneos de pequenos, médios, grandes, gigantes até, grupos de pessoas a boicotarem produtos. Pelas mais variadas razões. Bruno de Carvalho é Presidente do Sporting e, por inerência do cargo, o maior responsável pelo símbolo – que em linguagem comercial se poderá designar por marca – que todos adoramos. Que todos idolatramos. Não é por acaso que dizemos que só nos curvamos para o beijar.

No discurso final da reunião magna, o Presidente do Conselho Directivo do Clube admitiu que se poderia resguardar mais e concentrar-se em assuntos de maior relevo no dia que os Sócios deixassem de comprar jornais desportivos e parassem de ver televisão nacional. Riu-se ao ter que recordar a excepção ao canal verde e branco.

O Presidente do Sporting, em tempo algum, se referiu a jornalistas. O desafio, radical como alguns já lhe chamaram, foi um claro apelo ao boicote. Simples. Na qualidade de principal responsável da marca, considerou que em momentos de radicalismos, soluções radicais só podem ser a resposta. Deve-se conversar com as partes com as quais estamos em confronto? Sim, num futuro em que haja respeito à instituição Sporting Clube de Portugal e ao seu Presidente. E jamais se coloque em causa a expressão confronto. É disso mesmo que se trata. Seremos sempre nós contra eles e vice-versa.

Compreende-se Bruno de Carvalho, com o ‘basta’ ao seu estilo, alertando para que a situação não pode, realmente, ficar como está. Atente-se no singelo mas seguro exemplo em baixo.


Quarta jornada da Liga dos Campeões. O Sporting acabava de empatar em casa com a Juventus, somava o sétimo ponto – num grupo que já se sabe com quem – e o rival sofria a quarta derrota, com um golo marcado e 14 sofridos (já agora, os nossos leões tinham oito marcados e nove sofridos – num grupo que… ). O pormenor da diferença dos títulos.

Compreende-se Bruno de Carvalho quando se tenta ver um programa de televisão sobre futebol (não desporto, atenção) e ouve-se o que se ouve sobre o Clube e o Presidente. Que ainda deu autorização para que se publiquem todos os emails do Sporting a que, pelos vistos, tiveram acesso. Depois de se sujeitar à vontade de 25,1 por cento dos associados, um ano depois de ter 86,13 por cento dos votos para a reeleição.

Compreende-se Bruno de Carvalho. Como não compreender? O Sporting conquistou o primeiro título internacional numa modalidade paralímpica colectiva em Portugal. Quantos jornais deram, sequer a notícia? Quantos canais de televisão? No dia em que o Sporting conquistou dois títulos europeus em atletismo, o foco pareceu estranhamente estar na final do Super Bowl. Ou nos anúncios. Foram dois títulos europeus de atletismo, masculino e feminino, que em Alvalade leva-se a igualdade de género muito a sério. Modalidade que já deu medalhas de ouro olímpicas a Portugal. A primeira também foi nossa. Ainda há quem se ria quando nos apresentamos como a maior potência desportiva nacional.

As reacções de alguns associados, mais intempestivas, à saída da reunião magna são lamentáveis. Naturalmente. Agressões fazem perder a razão. Até porque não são os jornalistas – os que vão ao terreno –, são os jornais. E a televisão. É por ela ser foleira.


Não se conta o que se passou na Assembleia Geral porque o que acontece em casa, só aos que lá vivem diz respeito. Já basta quem, mesmo depois dos reiterados pedidos do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, não consegue resistir a tirar fotos e a filmar. Diga-se em abono dos mesmos, que não se sabe por que quiseram fazê-lo. Podem não ter enviado a quem quer que fosse e tivesse sido só mesmo para ficarem com uma recordação. É o que dá ter um pavilhão giro e fotogénico, ainda por cima cheio! Mas quem lá esteve, percebeu. 90% de 5.380 sócios não é a Coreia do Norte porque só a comparação é tão estúpida como todos aqueles que a referem. Os tais "chavões" que passam um atestado de ignorância a quem exprimiu o seu desejo em voto e de falso paternalismo ao Presidente do Sporting Clube de Portugal. É tão vergonhoso para quem profere tais falhadas tentativas metafóricas como penoso para os Sportinguistas terem de as suportar. Todos pensam pela sua cabeça e ninguém está inebriado ou hipnotizado. Estão apenas satisfeitos e orgulhosos pela forma como os dirigentes defendem o Clube, algo que realmente este emblema não tem estado muito habituado na sua história recente. Como não compreender Bruno de Carvalho?

36 comentários :

  1. Mestre, eles ficam doidos então o Homem conseguiu aprovar os 3 pontos com larga maioria… também não era preciso tanto. Pedir para não comprar jornais, não ver programas com os cartilhados e desejar que os comentadores se retirem dos programas é mexer com o lixo que está instalado na nossa comunicação social. Sempre são menos uns jornais e uns telespectadores que deixam de encher os bolsos a está hipócrita comunicação social. Por mim, já não comprava e muito menos via programas e como sou feliz…. Deixei de ler MERDA, de ouvir MERDA e assim sou muito mais feliz.
    Não tenho duvidas que com com está tomada de posição a comunicação social vai respeitar mais o nosso Sporting. Não acredito que os jornais, que já se encontram com as vendas bastante reduzidas, queiram fazer guerra ao Sporting.
    Desejo também que o Presidente deixe de responder a todos os hipócritas que falam dele e do Sporting, só tem a ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SportingTV... Jornal do Sporting...

      Lema: Esforço, Dedicação, Devoção e Código Deontológico... coisa que o Presidente do Sindicato dos Jornalistas teve q ir buscar ao balde do lixo, pois o Janela (400 pa ti.. 500 pa mim Olá Olá) disse-lhe q não fazia parte das regras do Realty Show a "Casa do Merdica" !

      (de louvar mesmo a SportingTV, ESTÃO EM TODO O LADO, apsar dos poucos recursos... e não ficam a dever nada, até ganham, a qualquer outro programa ou canal na cobertura de jogos de futebol-> bem! deviam de ter mais gente e mais convidados diferentes.. fácil fácil fácil de resolver se tiverem 3 milhões a vê-los... nem é preciso tanto... )

      Eliminar
  2. Caro Sr. "Mestre de cerimónias"
    Louvo o seu comentário pelo discernimento revelado. Finalmente alguém consegue contextualizar as afirmações do presidente Dr. Bruno de Carvalho no estado de exceção em que vivemos em que falar de imprensa livre como um pilar de um estado de direito democrático soa a caricatura. Não é por acaso que ontem no post que escreveu no facebook o Dr. Bruno de Carvalho lembrou o código deontológico a que os jornalistas estão sujeitos e que senão for cumprido nunca haverá imprensa livre nem será ela um pilar que sustenta a democracia. Quando todos os agentes desportivos nos quais se inclui a comunicação social pautarem o seu comportamento pela defesa da verdade e honrarem os seus compromissos com a isenção e a imparcialidade o Sporting será respeitado. Enquanto tal não acontecer serão necessários gritos de revolta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é. A Liberdade de Imprensa de Imprensa funciona (para esses jornaleiros e o seu Sindicato) como o ESCONDERIJO que serve para se abrigarem do direito à indignação dos cidadãos face a toda merda que constantemente escrevem e dizem e ao ódio com que exalam as suas tendências sem qualquer respeito pela profissão QUE DIARIAMENTE OFENDEM.
      Em última análise, o apelo de BdC (aocontrário do que pretende a resposta de 2virgens ofendidas" do Sindicato de Jornalistas) e a eventual resposta dos sportinguistas vêm em defesa da Liberdade de Imprensa (porque esta pressupõe qualidade e verdade) e em enaltecimento daqueles (poucos) Jornalista que verdadeiramente se preocupam com ela.
      É como disse o Presidente Mário Soares para contrariar a ordem cavaquista de repressão ao buzinão: "o direito à indignação é um princípio básico da Democracia!,

      Eliminar
    2. Caro Sr. Álvaro Dias Antunes
      Muito obrigado pelo seu comentário. Quero acreditar que o Dr. Bruno Carvalho irá fazer exatamente o apelo contrário ao que fez na assembleia geral no dia em que deixarmos de viver num estado de exceção e passarmos a viver em estado de normalidade que é o mesmo que dizer que todos os agentes que gravitam ao redor do fenómeno desportivo passarem a ter a verdade como a regra de ouro a partir da qual regulam todo o seu comportamento. Isto não significa que não possam existir falhas. Significa tão somente que ninguém se deixa condicionar a qualquer estratégia que vise ajudar um competidor a tirar vantagem sobre os restantes competidores. Aparentemente os emails confirmam que muito se deixaram condicionar por esta estratégia.

      Eliminar
    3. Fazer o apelo contrário porquê, Rui Batista !?

      Pelo exposto pelo Mestre de Cerimónias, e pelo que eu sempre 'percebi', todos podem ler, ver e fazer o que lhes der nas reais ganas.

      'Boicote' não é seguir ordens... Alias o Presidente nunca falou em Boicote (mas é mais q subjacente )... alias ordens devem seguir a CS do Janela e afins (por isso o tal processo contra BdC, é para mim mais que um dado adquirido, hipocrisia hedionda q se dane!)...

      Boicote pressupõe bom conhecimento do inimigo, atingir-los sem violência (logo legítimo) onde lhes possa fazer mais mossa... ficar e debater não interessa o quê, ou deixá-los a falar sozinhos se isso fôr melhor... comprar um pasquim se isso ajudar em saber algo que seja importante para o ataque, mas muito melhor ir ler para o café, gastando muito mais em consumo, sem lhes dar um cêntimo extra... Boicote a todas as pretensões deles etc etc

      Em suma, TUDO o que lhes possa infligir mais mossa e dano, por meios não violentos.

      A revelação dos emails foi um Boicote contra antigos comparsas (entre comparsas) q achavam que o Futebol Português só tinha dimensão para 2 clubes grandes... comparsas até a nível muito pessoal de noites de muita frutaria...

      Não nos deixemos enganar por aparências, nem por um rebuçadinho no café... nem romarias de coitadinhos penitentes ao CA da FPF... nem por eritopoitinas, anfetaminas, hormonas etc, como se jogar à 'porco' fosse alguma coisa de místico (ou se fosse exclusivo dalgo, ou só em Portugal)... A COISA MUDOU BASTANTE A MUITOS NIVEIS, PORQUE DEIXOU DE HAVER SÓ 2 GRANDES EM PORTUGAL...

      Pior q isso, o que não contava po totobola parece ser maior do que os outros 2... e temos, pelo menos eu tenho, atacado veementemente todos os mitos e tabus, sendo agora esta do boicote contra a CS do Moniz, habituada a pôr e dispor até de 1o Ministros, o pecado capital, pois q eu me lembre nem políticos de nomeada alguma vez se atreveram a fazer tal coisa, a não ser o Alberto João da Madeira 1 vez... mas depois arrependeu-se...

      Parece que o BdC não precisa deles para nada (políticos ambiciosos precisam)... mas parece fraquejar nos ataques pessoais e tentativas de assassinato de carácter... adiante!.. desabafo, acto de fé, premeditação, não sei, mas a ideia dum boicote parece-me excelente, é o que o país estava mesmo a precisar se o Sporting fôr realmente tão grande como parece muitas vezes (o maior de todos)... seja como fôr para BdC não há volta a dar, q tenha coragem q não está sozinho, pois se voltar para trás vão tentar atropela-lo violentamente (se calhar até literalmente), pois as questões vão muito para além do futebol e desporto, são políticas/negócio no tutano.

      Eliminar
  3. Ontem, mais uma vez, no Play-off enxovalharam o BdC e a instituição Sporting até dizer chega.

    Ao Manuel Fernandes falta-lhe alguma informação para defender melhor o Clube. Ele já defende com muito afinco, mas falta-lhe mais informação para contrariar a trupe que lá está instalada. Compreendo que não é fácil ir contra quatro.

    O que achei engraçado foi ver o Rui Santos algo comprometido, parece que estava preso a qualquer coisa. As palavras não lhe saíram tão fluentemente, engasgou-se mesmo algumas vezes. Ou esperava que o BdC perdesse e aconteceu o contrário ou foi o post do Mister do Café a denunciá-lo devido a ele pertencer ao grupo de facebook que é um movimento contra Sporting. Ele destila ódio ao BdC, mas ontem esteve muito mais contido...

    Acho que a Direção deveria reunir com todos os comentadores e convidá-los para fazer programas na Sporting TV. Seria espetacular termos o Manuel Fernandes, o Augusto Inácio e o José Eduardo, para nomear alguns, em programas na Sporting TV e em horários coincidentes com os programas desportivos das TVs generalistas. Por que canal optariam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Manuel Fernandes (outrora pior funcionário que alguma vez passou pelo Sporting, segundo Bruno de Carvalho) tentar defender o indefensável, a levar baile do João Alves e do Rodolfo Reis; o Rui Santos, sem saber se deveria falar como jornalista ou como sportinguista; o Inácio a justificar-se da demarcação das ordens do presidente; o Pina a dizer que não passa recibos verdes ao Sporting, mas a quem lhe dá trabalho (leia-se, TVI); o Octávio Machado (vocês sabem do que estou a falar), não só se desmarcando, como apontando factos importantes, no que toca a patrocinadores e parceiros; o Jorge Jesus, que não comenta as afirmações do presidente (ele é mais pinturas de Paula Rego); enfim... vi um pouco de tudo, fazendo zapping porque isso não passa na Benfica TV!

      Eliminar
    2. Não vais às TVs generalistas, mas vens meter o bedelho nos blogs de sportinguistas? Deve ser, deve!

      Eliminar
    3. Claro que sou! O que não sou é incoerente! Não vou a espaços do "estado lampiónico" comentar o que quer que seja (até porque acho que me provocaria náuseas tamanha é a porcaria em que chafurdam).
      Espero que também sejas livre de assistir às transmissões do teu AssHoleB nas competições europeias? ou será na taça de Portugal?

      Eliminar
    4. Ver este ANORMAL falar em liberdade é de rir! Oh piolhoso olha la para a tua pocilga! Quem está perpetuado no poder é o Luis Arguido! Quem é que disse em plena assembleia geral que vai ficar lá muitos anos?! Quem é que vos mandou para o CARALHO?

      Eliminar
    5. Saraiva, tudo bem pá! ... mas então não critiquem o Presidente por falar, ir ao FB, etc, dizer o que quiser quando quiser, tal como TODOS os outros q mencionas por aí... parece que são todos livres... menos um!..

      NÃO TE VOU CHAMAR BURRO!.. mas por isso é que o apelo ao Boicote subjacente, e a verem a SportingTV e o Jornal do Sporting em alternativa, a meu ver até é um APELO PROFILATICO-O-TERAPEUTICO, q vos vai impedir de andarem intoxicados com lixo pior que tóxico, e um apelo q realça muita mas muita mais qualidade e informação verdadeira (ao abrigo do tal código deontológico, coisa q parece TODOS OS OUTROS já mandaram po caixote do lixo à muuiiito tempo!)

      Eliminar
  4. Pergunto!A zporting tv tem feito a revista da imprensa?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá na mesma altura em que a btv repete os jogos do fifica na champions deste ano...
      kkkkkkkkkkkkk te pariu!

      Eliminar
  5. A julgar por todas as reações ... podemos concluir então que Pedro Guerra, André Ventura, Rui Gomes da Silva, João Gobern, José Calado, Rui Pedro Braz, Carlos Janela, João Alves, António Simões, Sílvio Cervan, Telmo Correia, etc, etc ... são na realidade jornalistas? É isso ?

    ResponderEliminar
  6. Bom dia.
    Então que tal esse fim de semana sem TVs? Ouviram radio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não arranjas cliente. Nós Sportinguistas gostamos é de gajas. Vai ter com o filho do Néné ou com o Calado.

      Eliminar
  7. Caríssimos, concordo em parte com a mensagem do Presidente. Em relação à não compra de jornais estou de acordo e já há alguns anos que não vêm um tostão meu. Leio no café ou na net. Não vejo os programas desportivos que toda aquela gente vermelha me mete nojo. Sobre os comentadores deixarem os programas não estou muito de acordo porque aí devemos ter alguém que defenda o Sporting. Recordo ainda que há muitos anos quando a Parmalat foi a causadora da saída do Figo que desde essa data nunca entrou em minha casa um produto Parmalat. Penso pela minha cabeça mas sempre apoiei o nosso Presidente. Força Bruno de Carvalho

    ResponderEliminar
  8. Tenho pena de não ajudar o presidente nesta demanda. É que o que ele sugere, já eu faço há muitos anos.

    ResponderEliminar
  9. Hoje durante a pausa para o pequeno almoço, um colega sportinguista aproveitou para ver as notícias desportivas da SIC notícias.
    A quem devo reportar a infração?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha anterior namorada era sportinguista e eu meti lá uns golitos.
      Será que também devo reportar a situação?

      Eliminar
    2. Que tal se reportares aos inspectores da PJ que andam atrás do teu presidente, o "estadista" Arguido Vieira?

      Eliminar
    3. Billou Redneck pá!.. comentas sem se quer ler o post aonde tas a conentar.


      Devia era de haver um sitio para o pessoal 'reportar' todos os tipos sem cérebro que andam por aí (estilo DON'T FEAR THE WALKING DEAD, )...

      Toda a gente pode ver e ler o que lhe der na Real Gana e o Boicote Mantem-se com Toda a Força ... por favor não te babes q não há nada de contraditório (aliás se leres todos os comentários, há muitos que o fazem o boicote à anos, eu incluído)... e quem se estiver a borrifar, então não 'CENSURE' (censura, verdadeiramente antu-democratico) o Presidente pelo estilo, por falar, por ir ao FB etc etc... muito incluído todos os Sportinguistas que comentam em PEÇONHAS de programas desportivos, q de desportivo têm quase nada, mas imenso de PROPAGANDA & BRANQUEAMENTO de situações atrozes de tendência e favorecimento a clubes árbitros e outras pessoas.

      Eliminar
  10. Agora em Março, o Bob Dylan vem a Portugal. Tocará no Altice Arena, perante 20.000 pessoas.
    Entre outras coisas, Bob Dylan canta a TV Talkin' Song, canção que apela directamente a não se ver televisão.

    Vamos todos ficar a aguardar o repúdio por parte do sindicato dos jornalistas.

    Afinal de contas, não colocamos sequer a hipótese de tão elevada instituição colocar mais importância no que um dirigente desportivo diz perante 6000 pessoas, do que ao que um prémio nobel da literatura diz perante 20.000, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brilhante Comentário! Devia ser enviado ao SJ a aguardar resposta.

      Eliminar
  11. Concordo com a ideia, nunca com a forma, deixei de ler o correio da manha (sem til). Não queremos cartilheiros, por acaso pensou nos rendimentos que tiram. Ia ser bonito só marias papoilas e morcons a comentar. Nao quero um clube de carneiros quero também ouvir o contraditorio da nossa cor. Gosto do mestre de cerimonias faz um advogado do dia low profile

    ResponderEliminar
  12. Basta ver os comentarios a noticias do Sporting que a CS desportiva deixa que sejam publicados para ver qual a sua linha editorial.

    ResponderEliminar
  13. Ler os piolhosos que por aqui andam falar em liberdade é de rir! Os mesmos piolhosos que têm um cadastrado que se perpetuou no poder através da alteração (isso sim) dos estatutos do clube.
    Os mesmos que tiveram o ARGUIDO que os preside a manda-los para o CARALHO em plena assembleia.
    Os mesmos que paparam o ARGUIDO a dizer que os vai presidir durante muitos anos...

    Piolhosos...continuam a ir aos jogos fora como o vosso dono vos proibiu á anos?
    O vosso dono sempre se demitiu quando não atingiram os 300 mil sócios?
    Aproveitem e prendam as cadeiras ao chao...nunca se sabe quando vão voar...

    ResponderEliminar
  14. A mim não era necessário o presidente pedir... abola dispensa apresentações, o correio da manhã é lixo!! O record há muito que não lhe toco... com um sub director como o farinha e um director que manda mails a LFV a pedir emprego para amigos da "velha guarda" (gente trabalhadora) como pode depois ser isento!??? Quanto aos programas de televisão...aquele modelo de programa, quanto a mim, está a ficar esgotado. Como se isso não bastasse, já não consigo olhar nem ouvir, pedro guerra, calado, joão gobern, andré ventura, joão alves, rui pedro brás, joaquim rita, ribeiro cristovão, rui gomes da silva... e deve-me estar a escapar alguns e por fim os respectivos moderadores de todos os programas que por norma fazem parte do gang...! Portanto de mim levam bola!!!

    ResponderEliminar
  15. Aviso do Presidente:

    Os fiéis da ISCP (Igreja da Sociedade de Construções e Planeamento) com sede no Estádio José de Alvalade, ficam informados pelo seu Bispo-Mor Presidente e Santo Milagreiro, o qual transforma as suas cuspidelas em fumo electrónico, que após o último Conclave realizado no sábado dia 17 de Fevereiro de 2018 se vai impor pela 1ª vez, nesta comunidade, o jejum de Miguel.
    Este rigoroso jejum é caracterizado pelo seguinte:
    1 – Os fiéis não devem ler jornais nem devem ver canais de televisão portugueses excepto o jornal e o canal de televisão da nossa Igreja. Esta medida destina-se a que todos os fiéis deixem de perder tempo com a dura realidade da vida e passem apenas a dar atenção aos ensinamentos do seu Bispo-Mor Presidente a fim de que tenham uma vida mais alegre, despreocupada e feliz.
    2 – Que todos os Comenpastores da Igreja que estejam em canais da concorrência a esclarecer os fiéis sobre os ensinamentos da mesma devem abandonar de imediato os programas em causa e porem-se à disposição do seu Bispo-Mor Presidente a fim de que este lhes possa atribuir qualquer tipo de tarefa útil ligada à sua promoção nos órgãos de comunicação social que ele achar por bem escolher.
    O citado jejum, por decisão do seu Bispo-Mor Presidente, aplica-se a todos os fiéis, Comenpastores e Bispos por tempo indeterminado.
    Notas importantes:
    1 – Também por decisão do Bispo-Mor Presidente e dado o seu elevado estatuto, o jejum em causa não se aplica ao mesmo, visto este ter ideias bem definidas e não se deixar influenciar por opiniões alheias e contrárias às suas.
    2 – Qualquer fiel ou Bispo que não aceite estas determinações deve estar preparado para um processo de averiguações sumário seguido de um processo disciplinar e, posteriormente, ser afastado do seio da Igreja.
    3 – Avante verdelhosus que, com a minha ajuda e a ajuda do Jesus, iremos conquistar o primeiro lugar da corrida ao Paraíso. Chama-se especialmente a atenção para todos os verdilhões alagartados que estas directivas também se lhes aplicam.

    ResponderEliminar