segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Dez perguntas para jornalistas

1. Acham normal que o diretor de um jornal tenha três artigos publicados no espaço de pouco mais de um mês com opiniões diametralmente opostas sobre o VAR? Mais concretamente, conseguem explicar-me o texto de 29 de abril? (Retirado daqui: LINK + LINK)



2. Acham normal que o jornal A Bola aceite publicar entrevistas a Vieira em que, na realidade, as respostas já tinham sido escritas por António Galamba e entregues previamente, e em que o encontro com do diretor adjunto, José Manuel Delgado, com o presidente do Benfica se limitou a ser uma sessão fotográfica para fazer crer que as respostas foram dadas pelo próprio naquele momento? 


3. Acham normal que um assalariado do Benfica com o pelouro da propaganda sugira a Vieira que se corrompa jornalistas para obter informações e espalhar as suas "notícias"? E que, após ter feito tal proposta, se mantenha ao serviço desse clube?




4. Acham normal que existam (ou tenham existido durante anos a fio) comentadores apresentados como isentos em programas de televisão ou rádio, como Rui Pedro Braz, José Manuel Freitas ou José Nunes, que recebem propaganda de Carlos Janela numa base regular?

5. Acham normal que o Benfica se sinta no direito de definir aquilo que pode ou não ser noticiado pela Comunicação Social?


6. Acham normal que jornalistas insultem regularmente o presidente do Sporting e mintam sobre a realidade do clube?



7. Acham normal que um jornalista tenha gravado e publicado uma conversa em off com o presidente do Sporting?

8. Acham normal que jornalistas analisem acontecimentos semelhantes de forma totalmente distinta, apenas em função do clube que está em causa?


9. Acham normal a disparidade de cobertura que se dá a dossiers problemáticos para o Sporting e para o Benfica, independentemente da gravidade ou relevância dos mesmos? Alguns exemplos (e poderia arranjar muitos mais): Football Leaks sobre o Sporting vs Emails do Benfica; tentativas de agressão a jornalistas em Alvalade ou na Luz; situação de Zé Turbo vs situação de Romário Baldé; o destaque dado ao caso de associação criminosa de Paulo Pereira Cristóvão vs caso de tráfico de droga do Zé do Benfica ou à morte de Marco Ficcini em 2017; os espaços de opinião regulares dados à oposição a Bruno de Carvalho em relação à oposição de Vieira.

Reações à AG do Sporting: apenas uma das pessoas abordadas representa os 90% de sócios que votaram a favor da atual direção, contra quatro ligadas à oposição, que valeu 10%.

Há muito que não era dirigente do Sporting, o caso nada tem a ver com desporto... por que razão foi capa?


10. Acham normal que o Sindicato dos Jornalistas nunca se tenha pronunciado sobre nenhum um dos casos descritos acima?

Estes são apenas alguns de muitos exemplos da forma diferenciada (para pior) como a imprensa trata o Sporting diariamente. Se conhecerem jornalistas, peço-vos que lhes coloquem estas questões. Estou curioso para saber as respostas.