segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Dez perguntas para jornalistas

1. Acham normal que o diretor de um jornal tenha três artigos publicados no espaço de pouco mais de um mês com opiniões diametralmente opostas sobre o VAR? Mais concretamente, conseguem explicar-me o texto de 29 de abril? (Retirado daqui: LINK + LINK)



2. Acham normal que o jornal A Bola aceite publicar entrevistas a Vieira em que, na realidade, as respostas já tinham sido escritas por António Galamba e entregues previamente, e em que o encontro com do diretor adjunto, José Manuel Delgado, com o presidente do Benfica se limitou a ser uma sessão fotográfica para fazer crer que as respostas foram dadas pelo próprio naquele momento? 


3. Acham normal que um assalariado do Benfica com o pelouro da propaganda sugira a Vieira que se corrompa jornalistas para obter informações e espalhar as suas "notícias"? E que, após ter feito tal proposta, se mantenha ao serviço desse clube?




4. Acham normal que existam (ou tenham existido durante anos a fio) comentadores apresentados como isentos em programas de televisão ou rádio, como Rui Pedro Braz, José Manuel Freitas ou José Nunes, que recebem propaganda de Carlos Janela numa base regular?

5. Acham normal que o Benfica se sinta no direito de definir aquilo que pode ou não ser noticiado pela Comunicação Social?


6. Acham normal que jornalistas insultem regularmente o presidente do Sporting e mintam sobre a realidade do clube?



7. Acham normal que um jornalista tenha gravado e publicado uma conversa em off com o presidente do Sporting?

8. Acham normal que jornalistas analisem acontecimentos semelhantes de forma totalmente distinta, apenas em função do clube que está em causa?


9. Acham normal a disparidade de cobertura que se dá a dossiers problemáticos para o Sporting e para o Benfica, independentemente da gravidade ou relevância dos mesmos? Alguns exemplos (e poderia arranjar muitos mais): Football Leaks sobre o Sporting vs Emails do Benfica; tentativas de agressão a jornalistas em Alvalade ou na Luz; situação de Zé Turbo vs situação de Romário Baldé; o destaque dado ao caso de associação criminosa de Paulo Pereira Cristóvão vs caso de tráfico de droga do Zé do Benfica ou à morte de Marco Ficcini em 2017; os espaços de opinião regulares dados à oposição a Bruno de Carvalho em relação à oposição de Vieira.

Reações à AG do Sporting: apenas uma das pessoas abordadas representa os 90% de sócios que votaram a favor da atual direção, contra quatro ligadas à oposição, que valeu 10%.

Há muito que não era dirigente do Sporting, o caso nada tem a ver com desporto... por que razão foi capa?


10. Acham normal que o Sindicato dos Jornalistas nunca se tenha pronunciado sobre nenhum um dos casos descritos acima?

Estes são apenas alguns de muitos exemplos da forma diferenciada (para pior) como a imprensa trata o Sporting diariamente. Se conhecerem jornalistas, peço-vos que lhes coloquem estas questões. Estou curioso para saber as respostas.


52 comentários :

  1. Imaginação delirante MDC. Não seja vasco... carneiro... burro... sportingado... etc... tudo aquilo que o seu presidente o trata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, no minimo, incrivel que mesmo perante fatos indesmentiveis certos "burros" venham falar de imaginaçao delirante. Mas o que se pode esperar de pessoas que comem gelados com a testa 24 horas por dia. Talvez, e só talvez, fosse melhor perante os vossos delirios febris comecarem a tomar farmacos a base de panadol ou paracetamol, e que se continuam as oscilaçoes termicas nao vos ajudam a combater a gripe e lá vao passar a vida a juntar se a lista de espera dos hospitais!! Como quase 90% dos votantes (já da para uma boa amostra estatistica do universo leonico nao?!) mostraram e comprovaram o vosso apoio benfiquista (tal como do papel fundamental dos medias) do #ficabruno foi fundamental. Obrigado a vcs benfiquistas da cartilha...obrigado comentadores afetos ao vosso clube pelo apoio fervoroso à continuaçao do Bruno de Carvalho...sem o vosso papel fundamental de apoio incondicional esta vitoria do SCP nunca teria acontecido. E nao esquecendo que os 90% sao de socios do clube e nao de casas de benfica em que a maior parte nem sequer é socia do vosso clube, mas afinal o clube nao democratico e do "coreano" é mesmo outro!!!! ESPETACULO!!!!

      Eliminar
    2. Olhó Oláááááá fresquinho!!! É put@@@ e óóóó chocolate!

      Eliminar
    3. Primeiro porque nem sequer se deu ao trabalho de ler ou porque simplesmente não tem massa cerebral suficiente para analisar se forma objectiva as coisas.

      Ps engraçado como há uns tempos o midas parou um discurso dizendo que só continuava quando os jornalistas da bola (penso que era deste “jornal”) fossem embora. Memória curta têm estes badamerdas.

      Eliminar
    4. Imaginação delirante seria se eu tivesse inventado as coisas que foram aqui colocadas. No máximo, admito que seja estúpido caso esteja a não conseguir atingir a lógica daquilo que me parecem ser incoerências aberrantes.

      Eliminar
    5. Bonito seria este Martins, numa lógica de coerência, escarrapachar-nos na cara os textos que escreveu criticando a acçaõ judicial no caso dos mails e a acção persecutória a quem os lesse, divulgasse, etc, fosse ou não jornalista.
      Há lampiões que vivem no delírio.

      Eliminar
    6. Este anormal passa o tempo ser gozado e apelidado de lambedor de colhões pelos seus consócios mas ainda arranja tempo para vir aos blogues sportinguistas dizer como se devem comportar estes.
      Gosta que lhe chamem nomes em todo o lado este boi lampião.
      Masoquismo...

      Eliminar
  2. Não deveria ser normal, mas é. Rei Midas, o Orelhas,Imperador do Estado Lampiânico, e o Chanceler Mendes (ou será ao contrário?, não sei bem...) têm a sua corte, os seus peões, os seus padres, frades e monges, quer da Ordem do Apito, quer da Ordem da Cartilha.

    ResponderEliminar
  3. Concordo Mestre. Não seria possível enviar este escrito para o Daniel Oliveira. Talvez ele tivesse respostas para isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um escrito idêntico a este (ou até mais exaustivo e concretizador de autores) deveria ser elaborado pela Direcção (ou alguém que ela nomeasse) e: enviado ao Sindicato dos Jornalistas para responderem a essas e outras perguntas; enviado à Ordem dos Jornalistas COMO DENÚNCIAS CONCRECTAS e respectivos pedidos de inquérito, caso a caso, jornalista a jornalista, OCS a OCS, de atropelos às mais elementares regras do CÒDIGO DEONTOLÓGICO da profissão; enviado à Entidade Reguladora da Comunicação Social com queixa de tratamento arbitrário de informação danoso para a instituição.

      Eliminar
    2. Pois, não entendi aquela tomada de posição do Daniel Oliveira. Mais um a não querer ver o essencial do apelo de BdC.

      Eliminar
    3. "Mais um a não querer ver o essencial do apelo de BdC." - não MdC, um homem livre a expressar a sua opinião e que não aceita ordens quanto ao comportamento a seguir. Tem cabeça para pensar, ao contrário de muitos sportinguistas que por aqui gravitam.
      Porque no fundo a ordem que BdC deu transforma o Sporting numa seita, um culto em que o seu líder supremo fala e os seguidores só sabem e podem dizer amééééén.

      Eliminar
  4. E o spin do retorno do mercado?!

    Há polvo fresco? Há, mas só serve para mostrar que o pequenoLidl fez alguma coisa para TENTAR apurar responsabilidades do leak..

    E... O conteúdo do leak? Isso é para os apoiantes do BdC...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ser sincero, não percebi os motivos que os levaram a dizer que iam deixar de publicar ficheiros. Agora colocaram a auditoria de segurança, vamos ver o que virá mais de lá...

      Eliminar
  5. Mestre, eles sabem o que tem que fazer….destruir o Sporting! Uma das coisas mais Podres, e que já foi completamente abafada, por está hipócrita comunicação social é o email do Janela a pedir dinheiro vivo ao Vieira Orelhas para este pagar a jornalistas de praticamente todos os meios de comunicação social. ISTO ESTÁ TUDO COMPRADO. Faço ideia como está gente se sente ao chegar a casa e olhar para os seus filhos depois do trabalho encomendado e sabendo que está completamente agarrado a certas pessoas como o Janela e o Vieira. Está gente não pode viver descansada, não pode dormir descansado, não pode olhar para a sua família com honra, dignidade e de cabeça levantada. Não tenho duvidas que vão continuar atacar o Presidente do Sporting e o Sporting, estão com o rabo preso. POR ISSO NÃO COMPREM A MERDA DE UM JORNAL DESPORTIVO E MUITO MENOS VEJAM A MERDA DOS PROGRAMAS DESPORTIVOS. PODEM TER A CERTEZA QUE SOMOS MAIS FELIZES SE NÃO LER E OUVIMOS ESTÁ TRAMPA. PORRA, TEMOS TANTOS CANAIS PARA VER…. SÓ ASSIM SOMOS RESPEITADOS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O conteúdo do e-mail que refere é que merecia (eu digo que EXIGIA) uma resposta clara do Sindicato dos Jornalistas em defesa da integridade da profissão. Mas isso seria pedir-lhes de mais.

      Eliminar
    2. Pedir-lhes coerência e honestidade a(os) jornalistas deve ser mais difícil que pedir ao Brás e ao Guerra que sejam isentos.

      Eliminar
  6. Foda$$e, vocês estão mesmo possuídos pelo espírito benfiquista.
    Confesse lá o MdC, o Sporting é o seu segundo clube.
    Atá numa assembleia geral o sentimento de inferioridade é tanto que só tocando no nome do Benfica o presidente conseguiu os 100%.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem graça vindo de alguém que se diz 'benfiquista' e que passa a vida aqui.

      Eliminar
    2. E ele a dar-lhe!!? Espírito quê??? Quem é que está a comentar num blogue sportinguista?
      Vá ver o jogo do AssHoleB para as competições europeias? Ou será para a Taça de Portugal?

      Eliminar
    3. Ó rabolho dias, então tu, lampiurso de merda, passas os dias num blog afeto ao Sporting e vens dizer que nós estamos possuídos pelo nojo do teu clube? Isso é o mesmo que dizeres "o vizinho que come a minha mulher todos os dias é um g'anda cornudo".

      Eliminar
    4. Nos sportinguistas so vos podemos agradecer....OBRIGADO!! OBRIGADO!! OBRIGADO!! Se nao fosse os senhores da cartilha vermelha, mais os comentadores afetos ao seu clube e os isentos e independentes de vao de escada juntando o papel fundamental da nossa bela CS que nos mostrou o caminho (ou o nao caminho) para a vitoria. OBRIGADO ao movimento #ficabruno..foram imprescendiveis e fulcrais na vitoria do Bruno. Mais uma vez o meu sincero agradecimento enquanto sportinguista ao vosso trabalho!!!

      Eliminar
    5. Diz o gajo que não larga os blogs do Sporting...

      Eliminar
    6. Tu é que estás aqui batido todos os dias, engraçado.

      Eliminar
    7. El Niño: este rabolho passa a vida aqui porque no blog deles NGB é tratado abaixo de cão e aqui o Mestre trata-o como se fosse gente.

      Eliminar
    8. Rodolfina, a prostituta lampiã que passa os dias em blogues do Sporting...

      Eliminar
  7. Tudo dito Mestre! Completamente de acordo!

    ResponderEliminar
  8. Mestre,

    A Comunicação Social está impregnada de benfiquistas e sportinguistas anti-BdC que não conseguem ser isentos no seu trabalho, tomam partido.

    O que estamos a assistir nada mais é que a cartilha vermelha. Enquanto se discutir tudo o que tem a ver com BdC (pessoal e profissionalmente) e o Sporting, não se falará sobre o tri-arguido nem sobre o Benfica. A Comunicação é um ponto fundamental para ganhar campeonatos e eles estão a tirar o foco da Luz e a colocá-lo no desgraçado do nosso Presidente. Todos teremos de o ajudar, e o Mestre tem-no feio muito bem, para que ele consiga prosseguir com a luta ao poder instalado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MiBlogger, mesmo que não houvesse BdC, arranjariam forma de não falar sobre o BenficaGate. Se fosse preciso, passariam a dar destaque de capa ao curling. :)

      Eliminar
  9. A pedido do Sindicato dos Jornalistas, vão boicotar as respostas a isto.

    ResponderEliminar
  10. Tiro o meu chapéu.
    Espero que a comunicação do Sporting exponha esta podridão de forma clara e evidente como o fez o MdC

    ResponderEliminar
  11. O ponto 5 dá para rir.
    Mas é claro que o GLORIOSO tem todo o direito a impedir que o seu correio electrónico, seja divulgado...SEM A SUA AUTORIZAÇAO!!!

    Mas onde é que está a dúvida? Se eu quiser dizer em público o teor de um email que o autor deste blogue me tenha mandado, estou impedido de o fazer, por lei, sem a sua prévia autorização. Será que estou errado?

    Ainda quanto aos emails, tem que haver equidade e assim sendo, os computadores do Sporting e do Porto têm que ser postos à disposição do meu GLORIOSO.

    Eu já tive um email divulgado no Porto Canal. Só não os meto em tribunal por duas razões;
    1ª. não me valia de nada porque a justiça em Portugal não funciona
    2ª. a minha magra reforma não me chega nem para comer, quanto mais para pagar custas judiciais...apesar de me movimentar bem em escritórios de advogados e no Poder Local, segundo eles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Viriato, por esse prisma, também os visados dos Panama Papers teriam direito de impedir que os documentos que lhes foram retirados não fossem publicados. No entanto, não foi isso que aconteceu, pelo óbvio motivo do interesse público.

      Não estou a dizer que todos os mails do Benfica que foram colocados na internet têm interesse público, mas alguns deles definitivamente têm. Neste caso, os desportivos portugueses até foram brandos, pois poucos foram analisados com o detalhe que mereciam.

      Eliminar
    2. Não chega para a alimentação? E a internet, é paga pela agremiação da Porta 18??

      É pra rir, é... "não me filmem a roubar que isso é atentar contra a minha privacidade"

      O Clube Lampião goza de 'bom nome' de forma injustificada, e isso tem que ser desmistificado. Quem contribuir para o fazer estará a prestar um inestimável serviço público. Não merece castigo, merece um louvor.

      Eliminar
    3. Caro Viriato, isto que dizes:

      "Eu já tive um email divulgado no Porto Canal. Só não os meto em tribunal por duas razões;
      1ª. não me valia de nada porque a justiça em Portugal não funciona
      Resposta: Não os pões porque sabes MUITO bem que aquilo é verdade, e depois em tribunal estavas bem lixado...

      2ª. a minha magra reforma não me chega nem para comer, quanto mais para pagar custas judiciais...apesar de me movimentar bem em escritórios de advogados e no Poder Local, segundo eles..."

      Resposta: Derivado a essa tua reforma MAGRA, é que aceitaste ser pago mensalmente pelo teu clube para fazer certas coisas no NGB, e não só... Fica para depois esta...



      Eliminar
    4. O que este Viriato de Viseu, digo Jerónimo de Almeida Mendes, finge não saber é que o Benfica já colocou em tribunal uma acção para proibir o Canal Porto de ler estes emails e o entendimmento do Juiz foi que era de interesse público. Lembra-se ou está a fazer-se esquecido ?

      Eliminar
    5. A justica em Portugal não funciona.

      Nós sabemos lampião, nós sabemos.

      Eliminar
    6. Unknown
      Aquele email enviado a RGS sobre uma "cumbersa" que o vosso sapoide desCOROADO teve na SIC, existiu. Apenas enviei o link disso. Onde é que está aqui corrupção?

      Não sei se és o mesmo Unknown que costuma ir ao NGB, mas se és, devia saber muito bem que eu sou um OPOSITOR de LFV...repito, sou um OPOSITOR de LFV.
      Queres que te faça um desenho?
      Assim como, se fosse sapoide, seria um opositor do vosso ditador.

      O Juiz que disse serem os emilios de interesse publico é um seguidor do clube corrupto do Padre das Antas. Estou para ver quando vierem cá para fora (já falta pouco) os emilios dos clubes de telheiras e de contomil, fará a mesma justiça(?).

      Vou por ponto final neste blogue que é de um clube que não é o meu e eu tenho mais que fazer.
      Pastem bem ó carneirada!!!

      Eliminar
  12. Mestre,

    Por que não torna este blog mais ativo em termos de comentários?
    Sei que já esteve e sei que na altura optou por passar a pente fino os posts de cada um, de forma a não haver abusos. Mas isto torna o blog pouco interativo, na parte dos comentários. Acho que podia ser muito melhor, pois colocamos uma opinião e, muitas vezes, só passado várias horas o post se torna ativo.

    O Mestre, de certo, terá o seu trabalho e não tem que estar a ativar os comentários a toda a hora, como é obvio, mas penso que poderia abrir as portas e banir quem se portar mal.

    Esta é somente uma opinião de alguém que gostaria de ver este local mais dinamizado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo e também preferia que assim fosse, mas infelizmente o blogger não tem ferramenta para banir comentadores. Se eu abrisse a porta, seria uma coisa degradante e não teria forma de o impedir em tempo útil.

      Eliminar
    2. Compreendo, Mestre.

      Continue com o excelente trabalho que tem feito, pois é um "must" ler os seus artigos.

      Eliminar
    3. É o mestre prefere não publicar alguns (meus então...) comentários mas já dessa trampa que vive aqui todos os dias a insultar a inteligência dos Sportinguistas, tudo bem.

      Eliminar
    4. O que eu não acho normal é estarem a infringir a militância que o Presidente pediu! :-( :-( :-(

      Eliminar
  13. 11. Isto... Isto é que é jornalismo. Não é gozar com o Sporting. Porrada neles!

    http://tribunaexpresso.pt//revista-de-imprensa/2018-02-19-memesBdC.-A-reacao-imperdivel-da-internet-ao-boicote-de-Bruno-de-Carvalho

    ResponderEliminar
  14. Claro que os corporativistas revanchistas jamais responderão a estas questões limitando-se por isso a seguir a cartilha lampiânica. Muito antes do discurso do Presidente, estava um repórter da Sporttv a ser agredido por um lampião. Continuo à espera desse comunicado a repudiar o comportamento visto na Luz mas é melhor esperar sentado.
    Para eles, deve ser normal haver em todos os órgãos de comunicação social cartilheiros a destilar veneno contra o Sporting e em particular a este Presidente enquanto manipulam a informação a favor dos encornados. São constantes as difamações e insultos ao Sporting da parte dos Guerras, Venturas, Goberns, Brazados, Aguilares, Diamantinos...todos eles unidos para intoxicar a opinião pública e fomentar o ódio a um inimigo comum: Bruno de Carvalho, o homem responsável por denunciar as trafulhices da troupe do narcotraficante. Ora, todos sabemos como o sistema detesta alguém assim. O sistema não o tolera precisamente por ser um ameaça ao organizado estado lampiânico.

    Falo por mim, nem precisava deste apelo do presidente porque há muito que não sigo programas desportivos e tão pouco dou um cêntimo que seja a pasquins. Todos eles andam numa cruzada anti-Sporting e enquanto os sportinguistas não se unirem para dizer basta a tanto facciosismo, aquela classe de sabujos vai continuar tranquila a fazer bullying ao Sporting a torto e a direito.
    O mote está dado. Boicote a esses vermes começando por impedir entrevistas exclusivas a quem nos deseja o mal diariamente. Temos de começar por algum lado!

    ResponderEliminar
  15. A classe jornalística é infelizmente um caso perdido...

    E não sou apenas eu que o digo, hoje Costa Santos um ex-redator do Jornal Record fez uma excelente publicação onde questiona o sindicato e a postura dos jornalistas e sociedade em geral no que toca a Bruno de Carvalho, sinal que há também pessoas que já estiveram ligadas ao Jornalismo que conhecem os actuais defeitos e vícios de uma classe que não é imparcial e tão pouco segue devidamente o seu código deontológico.

    Bruno de Carvalho teve uma tirada em resposta aos que criticam a sua utilização do facebook, e foi completamente distorcido o contexto em que apelou a esses críticos que deixassem de emprenhar pelos ouvidos em programas televisivos e artigos cuja agenda está por mais identificada, e o circo que se montou depois desse discurso, só entronca na completa falta de vergonha que foi abordagem da imprensa as alterações de estatutos votadas na Assembleia Geral...

    Passaram duas semanas acusar Bruno de Carvalho de querer implementar uma ditadura silenciosa no clube, um novo regime presidencialista absoluto e não-democrático, depois o homem espirra e resolvem montar um aparato como se tivesse feito um assassinato.

    A postura do jornalismo actual faz lembrar um conhecido sketch dos Monty Phyton, na qual queria queimar Bruxa, uma rapariga normal a quem tinha vestido de Bruxa e até lhe tinham colocado uma cenoura no nariz... "burn here, she is a witch"

    https://www.youtube.com/watch?v=zrzMhU_4m-g

    ResponderEliminar
  16. Já sabemos a comunicação social desportiva que temos... portanto este post nunca terá resposta POR PARTE DA MESMA!!! Mas, na minha opinião e dado que muitos sportinguistas não vão às redes sociais, esta matéria deveria passar no canal do clube as vezes que fossem necessárias!!! Estive na Assembleia Geral, falei com vários sportinguistas e apercebi-me de que muitos não estão a par de todos estes esquemas por parte de muitos jornalistas desonestos!!!

    ResponderEliminar
  17. É preciso lata para continuar a citar noticias de jornal. Seja coerente e faça aquilo que o seu ditador ordena.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Mestre
    Envie também estas perguntas ao Xico das Flores, que agora passou de colunista a engrachador dos sapatos do patrão CM.

    ResponderEliminar
  19. Onde se pode ler o artigo do Costa Santos ?

    ResponderEliminar