quarta-feira, 7 de março de 2018

Citius, altius, corruptus & Apontamentos de brunologia


Mais dois excelentes textos de José Diogo Quintela (um de hoje, outro da semana passada) publicados no Correio da Manhã:



CITIUS, ALTIUS, CORRUPTUS

Passaram 24 horas desde que o braço direito de Luís Filipe Vieira foi preso por suspeita de corromper funcionários judiciais para favorecimento do Benfica e, escandalosamente, ainda ninguém se demitiu. Como é óbvio, refiro-me à demissão de Bruno de Carvalho.

Este caso é resultado da presença daninha de BdC no futebol português. Até BdC chegar, reinava o fair-play e nunca alguém se lembraria de subornar. Desde que apareceu, isto transformou-se numa latrina.

Há que continuar a denúncia do repugnante Kim Jong-un de Alvalade. Rua com o Bruno, o malvado que, com o seu Facebook, obrigou os rivais a montarem esquemas corruptos! Queremos o futebol português de volta.



APONTAMENTOS DE BRUNOLOGIA

Escrevendo aqui, infrinjo a directiva de Bruno de Carvalho? Claro que não. Ele sabe que a sua função não é ser censor e sabe que os comentadores sportinguistas nunca acatariam a ordem, pois são livres. Se fossem avençados do clube, então sim, obedeceriam, para evitar despedimento por justa causa. Diria que BdC pretendeu destacar este tipo de arranjinhos, mas sou apenas brunólogo amador (o meu otorrino não me deixa estudá-lo durante muito tempo).

Não é para levar a sério. Tanto que as instruções são imprecisas: ou só se vê TV por lazer, ou vê-se o Sporting. Uma das duas. Sofrer como com o jogo de Tondela não é lazer. (Mas, se alguém levar a sério, também é bom. Não ver TV à noite significa que daqui por nove meses começam a nascer leõezinhos e em breve somos o clube com mais adeptos).

BdC quis (além de berrar, BdC gosta muito de berrar) alertar para a parcialidade do jornalismo, que realça o que de mau se passa em Alvalade e desvaloriza o que de pior se passa noutros clubes.

E não é que o jornalismo lhe deu razão? Talvez acordados pelos berros, os mesmos articulistas, que, por norma, ignoram o futebol, desataram a denunciar BdC. (Já agora, posso pedir mais variedade nas analogias ditatoriais? Porquê insistir no enfadonho ‘Kim Jong-un’, se há bons tiranos como Átila, Franco ou Mao? Dar-se-ia opinião e também aula de história).

A reacção dramática da imprensa, como se fosse morrer alguém por causa do futebol, é desajustada. Porquê? Por ser dramática, ao contrário da reacção quando morreu mesmo alguém por causa do futebol. Há um ano, um adepto foi morto por um membro das claques do Benfica. Claques que o Presidente do Benfica nega existirem, apesar de, sabe-se agora, lhes pagar advogados – e não é para tratar de multas de estacionamento, a não ser que seja estacionamento em cima de italianos.

Sabe-se, pois vem nos mails. Como vêm os indícios de que o Benfica controla observadores, árbitros, jornalistas, subdirectores de jornais, comentadores, dirigentes federativos e jogadores adversários. Sabe-se ainda que ameaça processar quem investigue os mails – ameaça séria, se pensarmos que o Presidente do Benfica pode ter conta-corrente com um juiz corrupto. Além de um informador na Justiça, que dá sempre jeito.

Sabe-se isso tudo e, mesmo assim, a CS não liga aos indícios de crime e acha que grave é um Presidente grosseiro que se queixa que a CS não liga a indícios de crime. QED.

Se BdC planeou isto, digo-lhe: ‘Espectacular, Presidente!’ Não é pelo elogio, é para citar o dirigente do FC Porto que gabou Pinto da Costa quando este ditou uma notícia falsa a um jornalista de ‘O Jogo’. Vale sempre a pena recordar os bons velhos tempos do Apito Dourado, em que o futebol português era digno e não a baixeza em que se tornou à conta do Pol Pot do Lumiar. (Vêem, colegas cronistas?)

16 comentários :

  1. Se o braço direito foi preso, boa, agora só falta o resto do corpo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já prenderam dois braços direitos do arguido Vieira.
      Quantos mais terá?
      Se tiver o mesmo número de braços esquerdos, isto ainda promete!

      Eliminar
    2. hihihihi :-) Ou faltam os outros 7 braços do polvo! :-)

      Eliminar
  2. Bravo Zé Diogo...

    Para imprimir e colocar em todas as redacções deste país...

    PALHAÇOS...!!!

    ResponderEliminar
  3. Non-sense?! Ou demasiado sense!

    fifica, a única instituição com 2 toupeiras, alguns papagaios e 14 milhões de avestruzes!
    Incrível processo de negação colectivo! Se fizer de conta que não existe, a realidade desaparece.

    Aguardemos o desfecho... mas já é demasiado fumo para não haver fogo... o rescaldo promete.

    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
  4. phonix que grande artigo do Quintela, mijei-me a rir

    ResponderEliminar
  5. não sei dizer se a direção do Sporting está à frente do seu tempo ou se chegou com décadas de atraso.

    Revolucionar o clube e torná-lo líder em todas as provas.
    Por em causa o ambiente amigável de corrupção e podridão.

    ResponderEliminar
  6. ontem ouvia-se que o slb não tem nada a ver com o e-toupeiras, ou toda a gente sabe que o segredo justiça não existe

    ResponderEliminar
  7. A não perder: governo sombra desta 6ª feira (um programa onde todos são benfiquistas) principalmente o que irá dizer JMT sobre o e-toupeira. RAP foi colega de Quintela nos gato fedorento e não costuma poupar nas críticas

    ResponderEliminar
  8. Grande Quintela. O unico gato inteligente no meio dos fedorentos...

    ResponderEliminar
  9. ontem após o Liverpool-Fcp o pintinho veio desejar boa sorte ao SCP na Europa.
    sinais dos tempos...

    ResponderEliminar
  10. arranjem espaço para o soares oliveira.
    ele é o próximo a cair.

    Ninguém me tira da cabeça aquelas transferências a preço de tabela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse não, sabe demasiado e deve ter em guardados muitos daqueles cordelinhos que fazem as marionetas bailar.

      Eliminar
  11. Lendo as declarações do vice do galinheiro, Gaioso (nome de passarão, claro), fico com a certeza de que a SAD nem conhece, nem sabe o que faz, um tal Paulo Gonçalves.
    Ou então um tal Luís Filipe Vieira é dono e senhor da capoeira, pelo que não precisa dar cavaco às hostes.
    Ó Gaioso, vai lá ao beija-mão ao teu suserano!...

    ResponderEliminar