quinta-feira, 29 de março de 2018

O juiz angariador

Nas últimas semanas, a clubite na justiça tem sido tema bastante debatido devido às ligações perigosas entre dirigentes de clubes de futebol e elementos da máquina judicial. É amplamente conhecido que Rui Rangel é suspeito de ter interferido num processo judicial a pedido de Luís Filipe Vieira, por troca de promessa de um cargo na futura universidade do clube, e, mais recentemente, José Santos, funcionário judicial, é acusado de ter acedido a informações em segredo de justiça com o objetivo de as passar ao Benfica, com possíveis implicações para as investigações que decorriam. Perante casos tão graves, é legítimo que se questione a natureza de relacionamentos demasiado próximos entre elementos da justiça e dirigentes benfiquistas - ainda para mais quando se sabe que a oferta de convites é feita no "interesse exclusivo do SLB", citando palavras de Paulo Gonçalves, o rei das borlas.

Quando Paulo Gonçalves se referiu desta forma ao objetivo de convites, falava, de uma forma genérica, sobre os bilhetes que oferecia quer para a zona VIP quer para a bancada normal. Convites que, sendo um produto de cortesia assinalável perante pessoas que, de uma forma ou outra, podem ser úteis ao Benfica, não se aproximam minimamente à situação que vou mencionar a seguir.


Os convidados permanentes

Imaginem uma pirâmide formada por sócios e adeptos do Benfica. Na base, ou seja, a camada mais numerosa, estão os sócios e adeptos do Benfica que compram bilhetes avulso para jogos. Na camada acima, em quantidade inferior, estão os sócios que compram lugares anuais. A seguir entram os adeptos, sócios e meninos queridos que recebem convites avulso para a bancada. Depois há os adeptos, sócios e meninos ainda mais queridos que recebem convites avulso para a zona VIP. Mais acima ainda, há os adeptos, sócios e meninos especialmente queridos que recebem convites avulso para o Camarote Presidencial. E, finalmente, chegamos ao último nível da pirâmide: os "convidados permanentes do Camarote Presidencial". 

Como devem calcular, sendo o Camarote Presidencial uma zona de espaço bastante limitado, é de acesso muito restrito, normalmente, para o presidente e dirigentes de topo do Benfica, para alguns patrocinadores e para convidados de honra. Dentro do grupo dos convidados de honra, a maior parte varia de jogo para jogo, mas há alguns que têm lugar cativo. São estes os "convidados permanentes".

Nos emails divulgados pelo Mercado de Benfica, é possível encontrar listas destes convidados permanentes entre a época de 2013/14 e 2016/17. A lista mais antiga é a seguinte:

Fonte: blogue Mercado de Benfica

Como se pode ver, é uma lista bastante restrita que, propondo uma extensão de um direito que já existiria em 2012/13, e que, ao longo dos anos, se foi alargando a mais pessoas. Em 2016/17 a lista estava assim:

Fonte: blogue Mercado de Benfica


Numa altura, em que como referi no início deste post, o tema da promiscuidade entre a justiça e os clubes está na ordem do dia, acaba por ser relevante encontrar o nome do juiz Pedro Mourão nestas listas. O conjunto dos emails divulgados permitem perceber que, pelo menos entre a época de 2012/13 e 2016/17, tem sido, ininterruptamente, presença constante no camarote presidencial.


O juiz desembargador Pedro Mourão

O juiz Pedro Mourão já esteve diretamente ligado ao futebol, tendo sido presidente do Conselho de Disciplina durante alguns meses, em 2006. Atualmente cumpre funções no Tribunal de Relação de Lisboa. A proximidade a Vieira é óbvia: mesmo dentro dos convidados permanentes, costuma ter direito a lugares bastante próximos do presidente do Benfica, como se pode perceber dos exemplos abaixo.

Nota: o camarote presidencial do Benfica tem 8 filas. As imagens abaixo referem-se às 3 filas da frente.

Planta do Camarote Presidencial no Benfica - P. Ferreira, outubro de 2016; Fonte: blogue Mercado de Benfica
Planta do Camarote Presidencial no Benfica - Moreirense, novembro de 2016; Fonte: blogue Mercado de Benfica
Planta do Camarote Presidencial no Benfica - Boavista, janeiro de 2017; Fonte: blogue Mercado de Benfica

Pedro Mourão foi também membro da comissão de honra das candidaturas presidenciais de Vieira em 2012 e 2016:

Lista da Comissão de Honra da candidatura de Vieira de 2012; Fonte: blogue Mercado de Benfica

Lista da Comissão de Honra da candidatura de Vieira de 2016; Fonte: blogue Mercado de Benfica

Juiz... angariador

Desconheço qual o laço que une Pedro Mourão a Luís Filipe Vieira, pelo que não vou entrar em especulações, nem estou a insinuar que alguma vez tenha feito alguma ação que viole os seus deveres enquanto juiz. Simplesmente, numa altura em que se sabe que os dirigentes benfiquistas têm o hábito de recorrer a contactos que têm no aparelho judicial, este nível de proximidade não pode deixar de ser registado. Gostava de saber, por exemplo, se Pedro Mourão continua a ser presença permanente no Camarote Presidencial após ter rebentado o escândalo do processo Lex. É que, como se costuma dizer, à mulher de César não basta ser séria, tem também de parecer séria.

Ainda mais quando, na época passada, o próprio Pedro Mourão tomou a iniciativa de se oferecer para atrair elementos do sistema judicial até Vieira.

Fonte: blogue Mercado de Benfica

Um verdadeiro juiz... angariador.

20 comentários:

  1. É uma tristeza que você faça todo esse trabalho enquanto o presidente do Sporting contribui para abafar tudo com uma guerra inexplicável com o Braga. É lixado ter um imbecíl à frente do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dada a noticia que o Sporting deve dinheiro ao benfica b, desculpa, braga, e o salvador vem dizer depois que era escusado isto ter vindo para a cs....deve ter sido o Sporting que plantou a noticia que devia dinheiro ao braga!
      O Sporting teve que perguntar á MLS e ao Fulham quais os valores envolvidos nas transferências, talvez porque o braga foi demasiado sério ao informar os valores ao Sporting!
      O comunicado do benfica b, desculpa outra vez, braga, fala em trafulhice do Sporting, não do presidente, se isto não é um ataque ao clube....deviam se tar a lembrar quando o salvador passou propriedades dele para o nome da empregada doméstica devido a processos em tribunal!
      Mas tudo isto é uma guerra inexplicável...Mais do que ser imbecil, é lixado só ter um neurónio e não ter noção da realidade, nem de factos!
      Caro, no mundo do futebol, é raro um clube pagar a horas e nas datas definidas, se não tens noção disto então vives no mundo da fantasia!

      Eliminar
    2. É uma pena termos certos cretinos como adeptos do Sporting Clube de Portugal.
      Isto não é liberdade de opinião. É insultar o Presidente do clube. Mais tino.

      Eliminar
    3. Vocês são todos muito inteligentes mas entretanto somos nós que nos vemos numa rivalidade feroz com o Braga como se fôssemos um outro Vitória de Guimarães...

      Eliminar
    4. O presidente do clube não é sagrado. Cretinice é tratá-lo como tal. Os lampiões e os tripeiros também sacralizaram o presidente deles e agora aí estão - um está com o clube intervencionado e o outro a braços com a justiça.

      JRamos

      Eliminar
    5. Jramos, ainda não percebeste de onde este "ataque" realmente vem ou é preciso um desenho? Ainda não percebeste a origem e o motivo de todas as noticias plantadas, as denuncias anónimas e o objectivo delas? Ainda não percebeste que o tempo de sermos mansos e estarmos calados já acabou? Tens noção do país onde vives?
      Eu prefiro um presidente "imbecil" que ás vezes fala de mais e o que não deve, do que um presidente que cada vez que fala tem um discurso preparado, politicamente correcto, cheio de gelados com a testa e areia para os olhos!

      Eliminar
  2. nepotismo...

    o lugar deste pedro mourão é a tirar fotocópias de processos com uma impressora da carregueira ao lado do zé silva.

    ResponderEliminar
  3. Isto é mau de mais para ser verdade. Os Jornaleiros deveriam ter vergonha de não informar as pessoas desta rede mafiosa que está a estragar todos os pilares da democracia em Portugal. VERGONHA!

    ResponderEliminar
  4. O que eu acho curioso é haverem tão poucos e-mails enviados pelo LFV. Será que estarão aí as bombas guardadas para deduzir acusação?

    Não que o que já saiu cá fora não seja também muito grave mas existe algum problema em termos de processo o facto de o Mercado de Benfica ter tornado públicos os e-mails? Um pouco como as escutas do apito dourado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um mafioso com experiência sabe que deve escrever o mínimo (ou mesmo nada) e nunca utilizar o telemóvel.
      Além que o Orelhas escreve mal e porcamente como todos sabemos.

      Eliminar
  5. MDC não sei se soube... mas esta semana houve uma polémica acerca de um pagamento falhado do sporting!
    Vocês não pagaram com o desconto do que o Braga vos devia! Depois inventaram que queriam que o Braga pagasse.. o Braga pagou... e vocês voltaram a não pagar tudo... desta vez retiraram prestações a pagar pelo braga que só vencem no final de junho mas não pagaram as vossas prestações que vencem antes da do Braga. Soube de algo disto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Vocês não pagaram com o desconto do que o Braga vos devia!".

      Logo ai fiquei sem dúvidas! Débil mental.

      Eliminar
    2. O MdC sabe mas não pode. Em assuntos do seu clube nem phode nem sai de cima.

      Eliminar
    3. Acredito que o sejas... Chama se encontro de contas. A deve 10 a B... B deve 5 a A... A paga 5 a B.

      Eliminar
    4. Martins, como só tens um neurónio, que se chama vieira e tens sonhos molhados com o bigode grisalho, a parte de ter sido necessário andar a perguntar à MLS e ao Fulham os valores correctos é algo normal, como diz o amigo trolha, trafulhices! Algo que no vosso vocabulário é recorrente e não entra na questão! É como o Talisca, um mês depois de não ter recebido ordenado teve que assinar um documento a dizer que era o Besiktas a suportar esse custo!

      Eliminar
  6. Porra ó Ana, lógico que sim!
    O Orelhas sempre andou acompanhado de amadores nesta coisa do tráfico de influências...

    ResponderEliminar
  7. PAZADAS DE CARVÃO

    A REDUÇÃO DOS 100 MILHÕES DE TRETAS DA DÍVIDA
    Um tipo tira umas férias prolongadas e, quando regressa, apercebe-se que os comentários dos adeptos do Recreativo Toupeirense são como as telenovelas brasileiras - perdem-se 50 episódios, mas tudo continua na mesma.
    Burros até mais não!

    PAZADAS DO DIA - O ACÉFALO DO CARVÃO À BRAZ

    1- “Diga a verdade MdC, você e toda a cartilha orientada pelo Gabinete da YoungNetwork têm verdadeiros especialistas em Rui Pedro Braz”
    By rudolfo dias, 23 de março de 2018 às 08:30

    Nota: Cá está, nada mudou. O rudol fodias continuar a picar o ponto logo às 8 da matina e a achar-se engraçadinho como habitual. Cartilha, gabinete YN e o acéfalo carvão à braz como especialista. Toma o comprimido e volta para a cama, palerma.


    2- “Agora o Mestre virou especialista em economia. heheh”
    By JF, 23 de março de 2018 às 10:40

    Nota: Outro que se acha engraçado, mas a única coisa que acaba por ter piada é a sua imbecilidade genuína. Caramba, até um macaco percebe a questão dos 100 enganões na redução da dívida.


    3- “Mas por acaso o Mestre faz sequer ideia de como será feita esta redução do passivo ou simplesmente mandou a posta!? heheh”
    By JF, 23 de março de 2018 às 10:40

    Nota: Deve ser mais ou menos assim: deixas de comer durante 2 anos e meio, com o dinheiro que poupas, abates na dívida da tua casa. Não vale é pedires um novo empréstimo obrigacionista, digamos de 100 milhões, ó mentecapto.


    4- “Devia era falar aqui do risco que há em o Sporting perder a maioria da sua SAD. Vai ser um fartote.
    Cumprimentos”
    By JF, 23 de março de 2018 às 10:40

    Nota: Um fartote é a burrice do heheh. Olha, devagarinho: Re-es-tru-tu-ra-ção fi-nan-cei-ra. É mesmo obtusa, esta ameba!


    5- “Não se meta em águas que não domina, depois sai asneira.”
    By JF, 23 de março de 2018 às 10:40

    Nota: Aqui há uns anos também houve 2 pessoas que fizeram uma grande asneira. heheh


    6- (acerca do avençado braz) “Não há ninguém que mais lhe ligue que o MdC”
    By rudolfo dias, 23 de março de 2018 às 13:20

    Nota: Será que o fodias não entende que o braz é o protótipo do verdadeiro lampião? Burro, intelectualmente desonesto, falso e repugnante? O Mestre mais não faz do que envergonhar esta gente e nem se apercebem!


    7- “quero ver o post que será colocado quando efectivamente forem pagos, a maior divida em Portugal a nível dos clubes será do Sporting e do Porto ou vice versa”
    By luis.garcia garcia, 23 de março de 2018 às 12:14

    Nota: garcia ao quadrado, olha, faz como o Relvas, vai estudar.


    8- “nessa altura não haverá problema,o único clube verdadeiramente grande e o Benfica , o resto e conversa”
    By luis.garcia garcia, 23 de março de 2018 às 12:14

    Nota: Pois, o resto é conversa. Aquela conversa que alguém tem a 2ª maior dívida da europa e que alguns retardados não entendem.


    9- “só que a inveja e muita , mas temos pena e assim mesmo, habituem-se,porque continuaremos os maiores!”
    By luis.garcia garcia, 23 de março de 2018 às 12:14

    Nota: Equídeo, faz um esforço e tenta perceber que ninguém tem inveja da fraude que é a tua agremiação.


    TAUTAU NAS TOUPEIRAS

    1- “a falta de vergonha continua a bater recordes”
    By aminhatvpifou, 23 de março de 2018 às 08:10

    Nota: São os maiores, como diz o garcia ao quadrado.


    2- “Deve ser muito triste não ter opinião própria e ser um coitado nas mãos de outros.”
    By Carlos Sousa, 23 de março de 2018 às 08:47

    Nota: Os lampiões são assim, mas gostam e vêm ao Artista do Dia evidenciá-lo.


    3- “Este senhor presta-se a este papel de autentico palhaço e cai no ridículo semana após semana !!!”
    By Carlos Sousa, 23 de março de 2018 às 08:47

    Nota: Também há disso no Artista, mas é diário.


    4- “Basicamente é isso, Koboi. Talvez assim percebam. :)”
    By Mestre de Cerimónias, 23 de março de 2018 às 16:54

    Nota: Ahahahah. O Mestre é um homem de fé e acredita em milagres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande CB! Já estava a ressacar. Pazadas for ever!

      Eliminar
  8. Ó Mestre avençado, diga lá então quem se poderá convidar para a tribuna presidencial.
    É que por essa ordem de ideias, não haverá ninguém que não levante suspeitas. Nem sei como não falaram no Humberto Coelho, vice presidente da FPF que também foi convidado.
    E já que está tão bem youngnetworkinformado, diga lá quem é que fica na tribuna presidencial por cima do Alvalidl. Isto se tiver coragem.

    ResponderEliminar
  9. LFV é do tempo "Ana lógico" ... isto dos mail é uma cabala!

    ResponderEliminar