quinta-feira, 24 de maio de 2018

Dr. Candidato?

Frederico Varandas apresentou a demissão e afirma-se disponível para integrar uma lista numa futura eleição. É uma grande baixa para o clube - não há quem não reconheça a enorme competência com que dirigiu o departamento médico do futebol do Sporting ao longo destes anos - e um nome com muito peso para o próximo processo eleitoral. Fico apenas na dúvida sobre se o seu papel será um dos nomes a integrar uma lista encabeçada por outra pessoa ("faço questão de ficar completamente livre para participar numa solução de governação do SCP") ou se será efetivamente candidato a presidente ("um primeiro passo para liderar uma solução de Direção do nosso Clube"). 

Aqui fica o texto que foi publicado há pouco na sua conta de Instagram:



Sportinguistas,


Hoje entreguei ao presidente do nosso Clube, Dr. Bruno de Carvalho, uma carta comunicando a minha saída do Departamento Médico da Sporting SAD.



Tenho a honra de ter crescido numa família de dedicados sportinguistas e tenho estado ativamente ligado às atividades do Sporting. Sinto e vivo Sporting desde os 3 anos e até hoje, mesmo nos momentos mais críticos da minha vida, como na comissão de serviço militar no Afeganistão, nunca deixei de respirar “Sporting”. 

Tive com o atual presidente, desde que ele confirmou a minha colaboração ao tomar posse no seu primeiro mandato, a máxima lealdade e revejo-me em grande parte no património material e imaterial que ele deixa ao nosso Clube.

Revejo-me na valorização dada às Modalidades, no aumento de exigência e ambição competitiva do Futebol Profissional, na concretização do projeto do Pavilhão João Rocha, na atenção aos Núcleos, na dinamização dos Associados e Adeptos.

E revejo-me na capacidade demonstrada nos primeiros anos de presidência de convocar os Sócios a participar na vida do nosso Clube.

Infelizmente, os acontecimentos dos últimos meses sublinharam a faceta autocrática e sectária do Dr. Bruno de Carvalho, tornando impossível a minha permanência sob pena de faltar ao meu superior dever de Lealdade para com o Sporting.

No momento em que se produzem sucessivos episódios desviantes deste nosso Património comum, faço questão de ficar completamente livre para participar numa solução de governação do SCP que respeite os princípios democráticos, éticos e competitivos que marcam a nossa História. 

Esta minha demissão não deve, pois, ser vista como um afastamento da Vida do SCP. 

Constitui, na realidade, um primeiro passo para liderar uma solução de Direção do nosso Clube que seja convergente com o nosso desígnio histórico, respeitando os nossos fins, os nossos valores, a nossa identidade, visando a harmonia entre associados e a projeção ambiciosa no futuro que todos queremos. 

Viva o Sporting Clube de Portugal.



EDIT 11h50: Entretanto, Frederico Varandas já confirmou em entrevista ao jornal O Jogo que será mesmo candidato caso haja marcação de eleições.