quinta-feira, 24 de maio de 2018

Dr. Candidato?

Frederico Varandas apresentou a demissão e afirma-se disponível para integrar uma lista numa futura eleição. É uma grande baixa para o clube - não há quem não reconheça a enorme competência com que dirigiu o departamento médico do futebol do Sporting ao longo destes anos - e um nome com muito peso para o próximo processo eleitoral. Fico apenas na dúvida sobre se o seu papel será um dos nomes a integrar uma lista encabeçada por outra pessoa ("faço questão de ficar completamente livre para participar numa solução de governação do SCP") ou se será efetivamente candidato a presidente ("um primeiro passo para liderar uma solução de Direção do nosso Clube"). 

Aqui fica o texto que foi publicado há pouco na sua conta de Instagram:



Sportinguistas,


Hoje entreguei ao presidente do nosso Clube, Dr. Bruno de Carvalho, uma carta comunicando a minha saída do Departamento Médico da Sporting SAD.



Tenho a honra de ter crescido numa família de dedicados sportinguistas e tenho estado ativamente ligado às atividades do Sporting. Sinto e vivo Sporting desde os 3 anos e até hoje, mesmo nos momentos mais críticos da minha vida, como na comissão de serviço militar no Afeganistão, nunca deixei de respirar “Sporting”. 

Tive com o atual presidente, desde que ele confirmou a minha colaboração ao tomar posse no seu primeiro mandato, a máxima lealdade e revejo-me em grande parte no património material e imaterial que ele deixa ao nosso Clube.

Revejo-me na valorização dada às Modalidades, no aumento de exigência e ambição competitiva do Futebol Profissional, na concretização do projeto do Pavilhão João Rocha, na atenção aos Núcleos, na dinamização dos Associados e Adeptos.

E revejo-me na capacidade demonstrada nos primeiros anos de presidência de convocar os Sócios a participar na vida do nosso Clube.

Infelizmente, os acontecimentos dos últimos meses sublinharam a faceta autocrática e sectária do Dr. Bruno de Carvalho, tornando impossível a minha permanência sob pena de faltar ao meu superior dever de Lealdade para com o Sporting.

No momento em que se produzem sucessivos episódios desviantes deste nosso Património comum, faço questão de ficar completamente livre para participar numa solução de governação do SCP que respeite os princípios democráticos, éticos e competitivos que marcam a nossa História. 

Esta minha demissão não deve, pois, ser vista como um afastamento da Vida do SCP. 

Constitui, na realidade, um primeiro passo para liderar uma solução de Direção do nosso Clube que seja convergente com o nosso desígnio histórico, respeitando os nossos fins, os nossos valores, a nossa identidade, visando a harmonia entre associados e a projeção ambiciosa no futuro que todos queremos. 

Viva o Sporting Clube de Portugal.



EDIT 11h50: Entretanto, Frederico Varandas já confirmou em entrevista ao jornal O Jogo que será mesmo candidato caso haja marcação de eleições.

48 comentários :

  1. Uma boa solução seria resolver a crise com trocas diretas.
    Sportinguistas, vamos resolver isto com a prata da casa, e sem eleições.

    O Varandas passa a presidente, e o presidente para medico da equipa.
    O Paulinho passava para a Holdimo e o Sobrinho para roupeiro.
    O Geraldes ia para a Juve Leo, e o Mustafa para Diretor do futebol.
    O Jesus podia substituir a Ornelas e esta podia perfeitamente ser a nova treinadora de futebol do Sporting !!! (Acabavam de vez os posts facebookianos do BdC a criticar a equipa.)
    Falta colocar o Nuno Saraiva, que me disseram estar no mesmo retiro budista que Rui Patricio (mas ouvi ontem na CmTV, que não chegaram a acordo para haver uma troca direta entre os dois)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol. Está excelente.
      Resolvia logo o problema.

      Eliminar
    2. cá Ganda cara de pau o fdp...

      Os últimos meses q o bicho fala, são os 2 meses e meio q passaram desde os últimos ~90% de BdC...

      Eu estou quase a pedir a cabeça do Bruno, mas é por deixar à solta estes escroques do Godinho Lopes... estou extremamente convencido que o Godinho era o menos mau de todos!.. era é fraco, e deixou estas corjas comê-lo pelas pernas acima... assim como o clube... e acabou por levar as culpas todas..

      Vejamos... Marta Soares, homem do Godinho Lopes... Varandas e Irmão e Rogério Alves, homens do Godinho Lopes...

      Eliminar
    3. A ÚNICA SOLUÇÃO, REPITO, A ÚNICA, é correr com a escumalha duma vez por todas. ponto

      Sangue novo é preciso... fechar a porta duma vez por todas, NEM MAIS UM compromissozeco de CACA... muito menos de qualquer coisita mais importante.

      Por exemplo quem cita a CMTV, a pior escumalha de FDPs CRIMINOSOS MENTIROSOS, também devia ser corrido...

      Eliminar
  2. Em relação ao Cashball, notem os Sportinguistas que estamos a lidar com uma estrutura de crime altamente organizado, e muito exigente de seu trabalho.

    Utilizaram envelopes timbrados com o nome do Sporting para pagar a corrupção??

    Consta numa conversa gravada que o Pedro Silva pediu o Nib a um jogador, e está para breve a divulgação de um recibo/fatura com estes dados incriminatórios.

    Por ultimo , sei de fonte segura que a Cmtv vai divulgar uma selfie tirada por vários jogadores corrompidos junto de Pedro Silva, para celebrar o momento de compra!

    Por ter tido todas estas falhas, disseram-me que SS PCO - sindicato da sociedade portuguesa do crime organizado,
    entalou o Pedro Silva e o obrigou a arrepender-se profundamente e a entregar tudo á CmTv, e mais tarde policia.

    Tudo isto faz todo o sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz! Para fazer sentido, as compras teriam que ser apresentadas com um lacinho, o que não foi feito!

      Eliminar
    2. Ai quando é com vocês já não faz sentido?
      Pois para o MP, PJ e Juíz fez muito sentido, tantas eram as provas que tinham de corrupção activa.

      Eliminar
    3. O que para mim é altamente suspeitoso é o seguinte.
      1. Além de arrependido, parece que o Sr tem uma grande preocupação em incriminar o Sporting.
      2. Estranhamente arrependeu-se de ser corrupto, e logo de seguida entrega o seu depoimento á Cmtv, recebendo dinheiro em troca.
      3. Dirigiu-se á cm tv primeiro do que á policia.
      4. A historia dos envelopes, faz me lembrar o passaporte de um piloto encontrado no chão pos queda das twins towers em Nova Iorque. Ou seja, vale tudo para fazer passar uma respetiva versão dos acontecimentos. Nao interessa tanto o conteudo, mas sim a ventania que se lança.
      5. os desmentidos dos jogadores são altamente convincentes. E como a CmTv (nem nenhuma imprensa) lhes dá destaque, dá que pensar.
      6. So tenho uma duvida ainda. Se Geraldes levado pela tentação se deixou realmente enganar (ou não) por esta armadilha lancada pela engenharia toupeiral Lampionica.
      7. Este Sr. Silva pelo seu comportamento não oferece credibilidade. Ou seja, atua de acordo com quem lhe pagar mais... (para bom entendedor ...)....

      Eliminar
  3. Que enorme falta de respeito por todos os Sportinguistas que votaram nesta direção..se já o espero de croquetes e bancários.. admito que não pensei que o dr varandas se juntasse a esta manada em fúria que tentam atropelar e expulsar um presidente legitimado por grande maioria dos SÓCIOS. Comunicado vergonhoso.. obrigado por tudo o que fez e até nunca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Godinho Lopes também estava legitimizado. Os estatutos do clube preveêmm que um presidente possa ser exonerado. Não tem nada de mal e é normal nas instituições.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. DiogoC infelizmente com Godinho Lopes o dr Varandas não foi capaz de meter a mão na consciência e pedir demissão quando o clube andava por 7º lugar, arredado de decisões pelo natal e pior ainda a um pequeno passo de cair no abismo financeiro.. tenho pena de o dr Varandas nessa altura não se ter demitido e mostrar ser solução... mas talvez um certo almoço de croquetes e familiares do mesmo o tenha feito avançar para esta vergonhosa demissão..

      Eliminar
  4. Agora fora de brincadeiras!!

    Muito bem escrito o documento de demissão de Carlos Varandas.
    Em relação a Bruno de Carvalho duas palavras, sobra as quais deviamos refletir, (não sendo este Sr nem Sportingado, nem croquete etc etc)
    Govermo autocratico. Significado de Autocrático Por Dicionário inFormal.
    Detenção de poder absoluto. (Usa desse poder da forma que lhe convém).
    E sectarismo, Posicionamento filosófico em que uma teoria - qual um dogma - é admitida sem contestação, configurando intolerância e intransigência de sua linha de pensamento.

    Tiro o chapeu á sintese e sabedoria deste comunicado !!!
    Entende-se agora, o porque de funcionar tão bem aquele departamento.
    Não creio que os Sportinguistas devam negligenciar este comunicado que veio de dentro da estrutura da equipa de futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que Carlos Varandas ?
      Já vi outros a chamá-lo de Francisco.

      Só toupeiras por aqui, cheios de " sabedoria " do Santini.
      Que rabolhice.

      Eliminar
    2. Um lapso. Obrigado pela emenda.
      Em relação a Toupeiras era melhor outro nome qualquer. Croquete, sportingado, rabolho, etc etc etc podes escolher á vontade aquele que achares melhor...

      Lamento que queiras roubar esse privilegio/nickname dado ao Benfica e seus representantes, É que convem ao Sporting que mesmo na opinião publica o Benfica mantenha esse exclusivo. Não foi por acaso que capa do i procurava estender as toupeiras aos 3 grandes.
      Um ab

      Eliminar
    3. Andavas noutro Blog, e agora andas neste, a espalhar rabolhice.
      É só lapsos, nessas candidaturas, quando nem sequer há eleições.

      E podes utilizar acentos em todas as palavras, não é necessário ser apenas em algumas.

      Tristeza.

      Eliminar
  5. Grande texto de um verdadeiro Sportinguista

    ResponderEliminar
  6. Que no dia 28 se assine o documento das VMOC´s.
    Que BdC se demita no dia 29.
    Que no dia 30 se veja quem quer avançar para a Presidência do clube.

    ResponderEliminar
  7. https://tuvaisvencer.blogspot.pt/2018/05/os-atletas-nao-se-esqueceram-obrigado-bruno.html

    Em 55 modalidades... parece que as 55 só têm agradecimentos e palavras de apoio para com esta direcção... mas como em tudo na vida existe sempre a excepção à regra....

    Pelo que vejo apenas a secção do futebol sénior masculino não comunga da opinião dos seus milhares de colegas de todas as restantes modalidades do Sporting Clube de Portugal...

    Hello Scolari... e o burro sou eu!!??!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao dinheiro que ele meteu nas multimilionárias modalidades, não há jogador que não bata palmas, até com as orelha$.

      Eliminar
    2. Não, não é.
      A CS é que não divulga esses comunicados e agradecimentos, tudo abafado, no balde de Santini.

      Roto Dias ( não o Cotovelos Dias ), tão multimilionárias que até têm metade do orçamento de algumas do Selo Bê.

      Eliminar
  8. Não é mais do que abrir caminho para alguém. Será para os amigos do irmão? Só agora, passado todos estes anos, é que chegou a esta conclusão? Dar uma no cravo e outra na ferradura não lhe fica bem e, quanto a mim, não demonstra ter um perfil presidencial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrível como não há mais Sportinguistas a ver isso.
      O Dr. Varandas podia mto bem ter escrito o que pensava sem se abrir a candidaturas da forma que fez..

      ..dá a parecer que a AG ou eleições já estão marcadas.

      Eliminar
  9. Clap clap ao Dr. Varandas, aí está a 3a via.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma 3ª via pedida, pois a 2ª parece estar " perdida ".
      Ou seja, é uma fotocópia, nada mais.

      Eliminar
  10. A família do Varandas e como entrou para o Sporting explicam tudo sobre esta tomada de decisão, logo nesta altura. O problema fomos nós ter caído na esparrela de acreditar que o passado de alguns não interessava, e de acreditar que o Sporting não estava minado desde a alma desta gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bom disto, muito bom até, é os ratos saírem pelo próprio pé.
      Nem é preciso correr com eles, procurar quem são, nem nada disso.

      Isso é bom.
      Poupa-se nos produtos de limpeza.

      Eliminar
  11. Os paragrafos nao sao antagonicos- fazer parte da solucao para nao ser parte do problema e liderar, ele mesmo, essa solucao.

    Falta saber equipa, ideias, projectos, etc. O comeco e' muito bom (o texto esta excelente) mas isto e' so um declarar de intencoes contra uma maquina poderosissima que e' BdC e sus muchachos.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Não duvidando da integridade do Dr Varandas, apenas pondo todas as hipóteses em cima da mesa, considero que pode ser uma alternativa credível em altura de eleições, dependendo de quem se rodeia e do programa apresentado. Foco-me especialmente na parte de quem se rodeia, dado que é irmão de um dos sócios de Rogério Alves na sua sociedade de advogados. Sendo que Rogério Alves dispensa apresentações. Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  13. Um bisturi nas costas de Bruno de Carvalho. E como é tão bom médico decidiu desinfectar tudo muito bem (adorei o toque heroico da sua comissão no Afeganistão)! Xô Varandas, tresandas a oportunismo!

    ResponderEliminar
  14. Temos muito que agradecer ao Dr. Varandas , não só pela sua competência reconhecida internacionalmente como director do departamento clinico, mas também pela lealdade ao clube e a coragem para querer fazer parte da solução. Tenho muito orgulho na honradez deste extraordinario sportinguista, agradeço a coragem e desejo que faça parte do futuro imediato do clube seja em que capacidade for. só tenho pena que dentro em breve (ou dentro de momentos) irá começar a chover improperios, ataques ao caracter, ofensas e mais divisionismo em relação a este grande sportinguista só para que se possa defender o líder surpremo, ele sim o verdadeiro e unico sportinguista, detentor da razão e bons costumes.

    Dr Frederico Varandas muito obrigado, muito obrigado, de um sócio pai de outros 2 sócios, de um adepto que ama profundamente este clube, muito obrigado por tudo e por favor mantenha-se firme e não se afaste nunca de nós.

    ResponderEliminar
  15. Frederico Varandas = irmão de João Pedro Varandas = principal sócio da RA & Associados.
    Cada um que tire as suas conclusões...

    ResponderEliminar
  16. Muito bem escrito o comunicado, parabéns. Deve ter experiência. Aquele sorriso no video após o acto de terrorismo em Alcochete dizia tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade não dizia nada, mas és livre de alimentar a tua teoria da conspiração como bem entenderes.

      Eliminar
    2. E todos os risos/sorrisos na " entrevista " que deu, fazem mesmo lembrar outro PMR.

      E diz que decidiu no Jamor, mas ó hoje ( coincidências, reunião ) é que decidiu ( com a ajuda do mano e dos amigos ).

      E ainda compara a guerra com o que se passou em Alcochete..
      Triste.

      Eliminar
  17. "Constitui, na realidade, um primeiro passo para liderar uma solução de Direção do nosso Clube..."
    Não deixa dúvidas nenhumas. Ele pretende liderar. Será uma candidatura a presidente.
    SL

    ResponderEliminar
  18. Dr. Varandas faz comunicado a apresentar o decisão após jantar em casa de José Maria Ricciardi!! Digo eu...

    Ou acham que o Dr. Varandas descobriu a "Faceta Autocrática" de Bruno de Carvalho só esta semana?? Será que andou estes últimos anos a assobiar para o lado??? Apesar de o comunicado ser muito "bonito" muito eloquente... NÃO BATE CERTO!! Lembrem-se que também José Couceiro era candidato mas, para cumprir a missão de outros!! Com papas e bolos se enganam os tolos...

    ResponderEliminar
  19. Nos últimos tempos confundi a vossa (Sua e do Mestre de cerimonias) sabujice à direcção com Amor e Sportinguismo, erro meu, não me voltam a enganar

    ResponderEliminar
  20. Se querem um bom futuro presidente, peçam ao miguel albuquerque, diretor do futsal, que se candidate.

    ResponderEliminar
  21. 2º paragrafo é hipocrisia pura. Mas também não seria de esperar que em vez de escrever o que escreveu viesse dizer "Estive 5 anos à espera pelo momento certo para me virar contra o presidente".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E repara no 3º.
      " Que ele deixa ".
      Do género, ele já saiu/vai sair.

      Tristeza.
      Os ratos a fugir, bem bom.
      Que nunca voltem.

      Eliminar
  22. “Já chega de Bruno, já passou o tempo, fez coisas boas mas agora que venha uma cara nova”...

    Eia a cara nova!

    Vocês parece que não conhecem o nosso clube, mas eu conheço, vivo, sofri-o, e estudei-o ao longo de décadas e décadas, conheço a História do Sporting ao pormenor, desde a fundação, desde os primeiros jogos em Sintra e em Belas (fui aos locais originais, à quinta onde os nossos fundadores deram os primeiros pontapés, e ao campo do Palácio de Seteais onde se realizou o primeiro jogo do SC Belas), e posso garantir-vos que se conseguirem atirar o Bruno borda fora fora do Sporting vai acontecer exactamente o mesmo que aconteceu da última vez que conseguiram atirar borda fora o último presidente “popular” e “eleito democraticamente” do Sporting...

    Da última vez que conseguiram atirar borda fora, sem eleições (mas com muitas “cooptações”), o último presidente “popular” e “eleito democraticamente” (Sousa Cintra), estivemos 18 anos (1995-2013) sob o domínio total e absoluto de uma Terrível, Ditatorial e Inamovível, “Dinastia do Croquette” (Santanette-Roquette-Fífias-da-Cunha-Soares-Fraco-Bettencourt-Cotonette-Godinho-Flopes, todos previamente aprovados por Zé Maria Ricciardi, pelo Conselho Leonino, pelo Grupo Stromp, pelo Grupo Leões de Portugal, pelo Grupo Cinquentenários, pela Brigada de Intervenção Rápida do Croquette e ainda por todos os outros “grupos” e “grupinhos” menores mas que qualquer dia querem ser tão grandes como os outros), que se perpetuou no poder até o clube quase apodrecer...

    Cara nova?

    Só se for cara podre...

    Cara podre e mal cheirosa de meter tanto nojo, de tanto se querer aproveitar do clube, de tanto querer roubar o clube, de tanto aumentar o passivo, de roubar percentagens de passes de jogadores, de roubar percentagens de transferências de jogadores, de roubar património recuperado e construído pelo actual presidente, de sugar a vitalidade financeira do clube, de traficar influências políticas, sociais, e empresariais, de desprezar totalmente a opinião dos sócios anónimos, de destruir muitas das modalidades renascidas com o actual presidente...

    Cara nova?

    ResponderEliminar
  23. Cara nova?

    Só se for cara podre e mal cheirosa de meter tanto nojo...

    Isto é o Sporting...

    Isto há-de ser sempre o Sporting...

    Um clube de elites...

    Um clube de queques notáveis...

    Um clube de mete-nojáveis...

    Um clube de grupos, grupinhos, e grupões...

    Um clube de amigos, amiguinhos, e amigões...

    Um clube de sábios, sabidos, e sabidões...

    Um clube de “bem”, de engravatados, e de lençinhos no bolsinho do blazer...

    Um clube de almoços, jantares, e demais “reuniões”...

    Um clube de “bem pensantes” e de “bem-falantes”...

    Um clube de “agora não dou a entrevista porque ainda não é a altura”...

    Um clube de Rogério Alves, de Beneditos, de Varandas, e de Ricciardis...

    Um clube de “quanto pior melhor”...

    Um clube de “Sôtor, depois desta semana negra, chegou a sua vez de avançar”...

    Um clube de “Este Sôtor fala mesmo bem, deve saber o que está a dizer”...

    Um clube de “Eu tenho 50 anos de sócio mas se eles dizem para votar naquela naquele Sôtor com cara credível o que é que eu posso fazer?”...

    Um clube de “agora é que eu me vou safar”...

    Um clube de “eu” e nunca de “nós”...

    Um clube de “União de Manteiga”...

    Um clube de “Chega de Bruno porque os jogadores não gostam dele”...

    Um clube de “Chega de Bruno porque chegou a vez de uma cara nova”...

    Um clube que nasceu para ter “caras novas, credíveis, e com muita classe”...

    Um clube que nasceu para ser de Roquettes & Bettencourts (nunca de “Cintras” &“Brunos”)...

    Um clube que nasceu para ser roubado (mas com muita classe)...

    Um clube que nasceu para ser gozado (mas com muito nível)...

    Um clube que nasceu para se autodestruir (mas sem ponta de chungaria)...

    O Bruno é só mais um para o caldeirão da autofagia...

    Sem a qual este clube não pode passar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de tomar o comprimido azul depois do almoço.

      Eliminar
  24. Totalmente inesperado. Parece me que ele sabe de antemão que vai haver eleições, caso contrário não teria feito esta manobra. Seja como for é mau para o clube porque este sr fez o departamento médico do Sporting passar de uma chacota nacional a um dos mais rigorosos na Europa.

    ResponderEliminar
  25. Candidato escondido com o irmão de fora

    ResponderEliminar
  26. Isto realmente está cada vez mais caótico.

    Por muito que não se goste de BdC, acho que ninguém pode negar o trabalho conseguido.

    Por muito que se ache que BdC já não serve para o Sporting, como é que se pode avançar para eleições agora?

    O que é que move esta gente?
    Acho que o cenário de rescisão de jogadores, cada vez mais vai perdendo força.
    Amor ao Sporting, só se for por ignorância, pois nesta fase o que pode estar em causa é simplesmente uma época caótica, mal preparada.
    Reestruturação Financeira, com o Sporting a ter a possibilidade de recuperar grande parte da SAD a ir pelo cano a baixo, ou pelo menos a correr esse risco.

    Não vejo sinceramente qual é o problema de se marcar eleições para Dezembro? Janeiro? Fevereiro? É assim tão urgente estragar tudo o que está em andamento?

    Para quem não sabe, não é conversa para encher chouriços. A forma do Clube se obrigar com as entidades externas, é com as assinaturas dos dirigentes da direção. Estando em causa haver essa mudança para breve, não sei bem como é que os bancos lidariam com isso, o mais provável seria congelar o processo. Espero que o retomem posteriormente, e claro que quem venha a seguir tenha intenções de o fazer.

    BdC já recuou, já anunciou que se vai afastar do futebol, sai do banco, arranjou outro interlocutor para os jogadores, uma das condições que os jogadores exigiram, que por acaso até já foi feliz no Sporting, ganhando títulos. A competência dele deixo à consideração de cada um.

    BdC já recuou, anunciou que Fernando Correia será seu porta voz.

    É assim tão difícil esperar por Dezembro/Janeiro/Fevereiro para se ir para outro processo eleitoral? Ou têm assim tanto medo que BdC tenha sucesso na próxima época e não se consiga correr com ele?

    Isto à aqui muita coisa a cheirar a esturro....

    ResponderEliminar