sexta-feira, 8 de junho de 2018

A hipótese Scolari

O último mês da vida dos sportinguistas tem sido dominada por uma sequência quase ininterrupta de acontecimentos angustiantes e depressivos. Ontem, não tendo havido nenhuma crise nova a rebentar nem nenhuma conferência de imprensa de órgãos sociais (em funções ou demissionários, transitórios ou fictícios), acabou por ser um dia menos mau. Mas não deixou de ser, pelo menos para mim, um dia complicado, por causa da possibilidade de contratação de Scolari para treinador do Sporting.

À hora que escrevo isto a possibilidade Scolari parece estar descartada, mas durante uma boa parte do dia houve notícias que indicavam negociações muito avançadas e o acordo total até chegou a ser dado como certo pelo jornal A Bola ao final da tarde. Felizmente, não tardaria a aparecer a notícia de que Scolari e o Sporting não chegaram a acordo e que as negociações tinham terminado.


A contratação de Scolari, a meu ver, seria um  grande erro. É um treinador que está à beira de completar 70 anos, que há muito não faz nada de relevante em campeonato competitivos (perdoem-me, mas sucessos no Uzbequistão e China não são indicadores de nada) e que não é propriamente conhecido por ser um guru do treino. Pode ser um bom motivador, mas não deixo de ficar com a sensação de que estaríamos a proporcionar-lhe umas épocas de pré-reforma pagas a peso de ouro, e não ficaríamos de forma alguma melhor servidos de treinador do que os nossos rivais que, convém relembrar, terão na próxima época um orçamento superior ao nosso em virtude das receitas reforçadas que obterão da Liga dos Campeões. E o facto de o Sporting oferecer a Scolari um salário tão elevado acabaria por complicar uma eventual rescisão face à eventualidade (não muito improvável) de as coisas não correrem conforme o pretendido.

Compreendo que, na situação atual e com o tempo a apertar, não seja fácil contratar um treinador com as características ideais, mas prefiro que se corra algum risco num treinador com ambição, potencial, ideias próprias e vontade de mostrar serviço do que um treinador caro, de outra geração, cujos principais sucessos aconteceram ao nível das seleções, e que há anos não tem desafios a sério.

37 comentários:

  1. E sugestões de nomes tens ?

    Eu gostava de alguém da nova geração alemã, os chamados “laptop coaches” além do sonho Sarri. Mas parece-me que não vai acontecer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se pudesse escolher qualquer um, também seria o Sarri, mas não acredito que queira vir para Portugal.

      Eliminar
    2. Os meus favoritos ( Mudar mentalidades, incutir o que falta, mentalidade alemã, gajos de pulso e que gostam de jogar futebol, e não à bola )

      Marco Rose – Salzburgo
      Raphaël Wicky – Basileia

      Depois este treinador, que tem já um trabalho reforçado e sustentado
      Philip Cocu – PSV

      E o único português que me lembro que possa ter capacidade
      Paulo Sousa – Tianjin Quanjian

      Eliminar
    3. Scolari... Dass, DUVIDO E MUITO q tivesse sido abordado com real intenção, não tem qualidade e experiência (digo mais abaixo porquê) para o que o Sporting precisa... e só o facto de ter aberto a boca pa CS Portuguesa ouvir (a maior corja de filhos de puta e corruptos nojentos alguma vez assemblados numa mesma profissão), desqualifica-o automaticamente... egos inchados já está o pessoal farto, certo?

      Treinadores q eu gostava: Luís Henrique à cabeça, Ranieri, Paulo Fonseca

      Perfil : Alguém com capacidade e experiência de fazer 60 ou mais jogos por temporada, a alto nível na Europa, e mesmo com desgaste ganhar...

      Eliminar
  2. Nao me importava de ver Rui Faria como treinador do nosso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria sempre uma incógnita porque não sabemos o que vale como treinador principal, mas não me importava de correr o risco.

      Eliminar
    2. Jorge Mendes. Tal como Scolari.
      Estas especulações perdem um ponto essencial. Scolari tem mendes como agente. Rui Faria tb está ligado a Jorge Mendes. Depois da rescisão (e mesmo antes) de Patrício e Podence, tudo quanto seja negócio intermediado por Mendes está fora de questão e se aparecem nas notícias podemos concluir que não é por parte da Direcção.

      Eliminar
    3. Rui Faria era o preparador físico, certo ??

      Depois de tanta exibição de "completo arrasto" pelos relvados, acho que até o próprio Jasus o pôs a andar... Braguilha era uma coisa... Merdica tinha as pastilhas do LampLAB... no Sporting mostrou o seu real valor (até o Fernando Fernandes do kickboxing lhe ganhava com as mãos em baixo).

      Eliminar
  3. Bom dia, exatamente o que eu pensei Scolari ? Por amor de Deus...

    ResponderEliminar
  4. Da forma como o Sporting está, venha o Francisco o Manel o Jaquin ou o João dá igual. Para a próxima época estão reunida todas as condições para a mesma não correr bem. Divisão entre sócios, falta empatia entre jogadores e presidente, desconfiança e medo da Juve Leo, alguns jogadores estarão eventualmente contrariados e com vontde de sair, etc etc.
    Juntado isto, ao controle da CS, mais entidades regulaforas, jogos para perder etc etc, sendo a liga dos padres um conjunto de jogos com suas missas bem cantadas.... e não tendo havido alterações de ministros, padres, piriquitos, etc etc, estou evidentemente á espera que tudo se repita como nos ultimos 40 anos. Sonhar todos podemos, mas a evidencia mostra-nos a realidade expectável.

    Reparem que tivemos 3 treinadores de grande nível, Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus. E nada.. O caso de Jorge Jesus é gritante. Em jeito de balanco podemos dizer que os nossos adversários (essencialmente o Benfica) venceram a guerra contra o Sporting que estableceram nestes ultimos 3 anos. Claro que, no balanco final podemos apontar-lhe vários erros. Mas, chegou ao clube vindo do Benfica. No primeiro derby, ganhou 3 a zero na luz. Conquistou o campeonato 2015/16 (só isto seria sufeciente para inverter un ciclo estrutural). Sofreu todos os dias as cartilhas do estado lampiónico. Defendeu o clube num momento de grande crise. Assumiu o seu Sportinguismo. Conviveu com Sportinguistas. Colocou o Sporting a lutar de igual contra Benfica e Porto, Barcelona, Real Madrid etc etc. .E agora saiu no final de tantas batalhas, quase que humilhado, (e para grande alegria do Benfica e Filipe Vieira), e pela porta do cavalo. Entendem o que significa isto ??? Estamos a perder o mais importnte que é a identidade institucional ligada a valores positivos como solidariedade, empatia entre sportinguistas, união contra o estado lampiónico? com abandono de alguem que lutou ao nosso lado. Etc etc. O Sá Pinto seria o próximo a ser frito !!!
    Perante esta evidencia, e este clima desunião, em que ninguem coloca os interesses do Sporting acima dos seus interesses particulares, só me apetece dizer Badamerda para o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sei que estavas a brincar com essa do marco silva ser de grande nivel vou-me rir e nem vou responder por razões obvias.

      O JJ fez uma boa primeira epoca e se tivesse tido mão na equipa teria tido uma boa terceira epoca, mas lixou tudo nos 3 ultimos jogos e durante a epoca falhou redondamente na gestão do plantel. O JJ não é claramente um treinador de topo.

      Eliminar
    2. Sim. é verdade. O Marco Silva tem muito para mostrar, e até penso que vai espalhar-se ainda antes de supostamente vir pare o Benfica. (até pagava par isso!!)
      Quanto ao JJ não concordo. Ganhou no Benfica também com as devidas ajudas. Provavelmente até o Neca ganharia ... Mas no Sporting sem ajudas ganhou nada, mas com as mesmas ajudas do Benfica, no Sporting com o JJ tinhas ganho 2 epocas em 3. Ou algo assim. Descontrolou-se na gestão de jogadores. Mas podias ter o Fergunson que á mesma não ganhavas nada !!!! Antes dos jogos para perder, pensávamos nós que eram sómente as missas bem cantadas !!!

      Eliminar
    3. Há que ter fé oh Paulo... já vão 6 buscas à ETAR de Carnide... pode ser que cortem as asas ao Narco Vieira.

      De qualquer modo o FêCêPê mostrou que é possível ganhar sendo vítima do "sistema"... mais pastilha exótica menos pastilha, é fundamental é uma excelente preparação física, de topo mesmo ... se houver superioridade técnico táctica como o Sporting teve nestes 3 últimos anos, muito mais fácil será.

      Eliminar
  5. A notícia deveria ser, Scolari rescinde com o Sporting,alegando justa causa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com direito a indeminização por eventuais futuros maus tratos !!

      Eliminar
    2. E vai pôr o Bruno em tribunal... ( se perder vai dizer que ganhou lol)

      Eliminar
  6. Caro Mestre:
    Bom dia.
    Inácio para já, até se decidir o imbróglio jurídico no qual o Clube vai mergulhar nos próximos meses (espero que não anos).

    Abraço,

    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, se a escolha recair no Inácio será um sinal péssimo. A vida tem de continuar, melhor ou pior, enquanto houver este impasse diretivo.

      Eliminar
  7. O benfica tem muito que suar para estar na LC. Está longe de ser um dado adquirido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão investir forte e acredito que terão equipa para se qualificar. Mas claro, não é um dado adquirido.

      Eliminar
    2. Olha este apareceu por cá...deves andar cansado de festejar o penta campeonato....Vouchers ;Mails ;Toupeiras ;Aliciamento de Jogadores ;Lavandaria da Luz .É só somar .

      Eliminar
  8. Enquanto as pessoas não meterem nas p**as das cabeças delas que isto tem tudo a ver com a Holdimo poder vir a perder a sua posição na SAD, nada vai mudar.

    ResponderEliminar
  9. Se viesse Scolari ou Sá Pinto estavamos feitos!

    Só pode sair deste grupo: Paulo Fonseca (top mas não deve ser fácil vir), Miguel Cardoso ou Rui Faria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM, o Paulo Fonseca renovou há poucas semanas e não tem interesse em voltar para Portugal.

      Eliminar
    2. E o problema do rui faria é ser agenciado pelo jorge mendes.
      Logo sobra desses o miguel cardoso, que colocou os franceses em stand by quando soube do não de scolari.

      Eliminar
    3. Penso que o Miguel Cardoso também é agenciado pela mesma pessoa/empresa.

      Eliminar
  10. Se não tivessem deixado sair, ao fim da primeira época do jesus, o coach mental, brasileiro, tenho a certeza que agora não estariamos nesta situação, o jesus é um otimo treinador, mas péssimo motivador, e aí residiu toda a diferença, eu já estou farto de dizer isto ao longo da época, mas ninguem liga nenhuma.

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Com Abel Xavier como adjunto.
      Onde se assin ?
      ^^

      Eliminar
    2. O LFV tambem...

      ...mas por pouco tempo!

      Eliminar
  12. Bielsa, Paulo Sousa, Sarri ou o gajo do rio ave se for para nao gastar muito dinheiro

    ResponderEliminar
  13. Ó Mestrinho de Torquemada, neste blogue sportinguista do Carvalho não poderia elucidar aqueles que não são versados nem catedráticos em Sporting sobre as 3 assembleias gerais, a CTMAG e o Judas que veio depois de Jesus ir, as rescisões por justa causa, os cashballs, a pouca higienização das mãos, o que é feito do Geraldes, os 23+4 presos da Jubeleo, o Mário que quer dar a Machadada final na claque, as decisões do Bruno que são soberanas enquanto que todos os outros órgãos são de fachada, tanto por esclarecer e nada?

    ResponderEliminar
  14. UUUFFFF que alivio a recusa do sargentão, o tal que gosta, nas horas difíceis, de motivar com rezas a nossa senhora do caravágio... Miguel Cardoso ex. Rio Ave está à rasquinha para ser convidado!!

    ResponderEliminar
  15. Só um louco, tipo Inácio, aceita neste momento treinar o Sporting.
    E mesmo este, só aumentando o seu actual ordenado de 7.500€/mês, com clausula de despedimento de cerca de 400.000€...

    De resto, qualquer pessoa com um mínimo de personalidade/honestidade intelectual, fugirá das confusões em que o clube vive e do mais que estará para vir...

    ResponderEliminar
  16. Por onde anda o André Villas Boas?

    ResponderEliminar
  17. Vem o Zidane! garantido

    Se não vier o Paulo Fonseca pode vir qq um que vai dar no mesmo

    ResponderEliminar