A candidatura de José Maria Ricciardi divulgou recentemente um vídeo com as propostas da lista da lista para a modernização do estádio, apresentado pelo ex-membro da Comissão de Gestão Alexandre Cavalleri.
É um monumento à boa comunicação: a autodepreciação de tomarem medidas em função das bocas que os adeptos rivais mandam (0'35'') - quero lá saber que digam o quer que seja sobre o nosso estádio; as pessoas a entrar e a sair da sala dentro do plano de filmagem (1'08'', 2'15''); a proposta dos camarotes VIP à volta do fosso (1'18'') - eu pensava que todos os camarotes já eram VIP; o telemóvel a tocar (1'25''); o pedantismo de dizer que "não conseguimos estar num camarote por causa de tantos copos, armários e cadeiras", quando a esmagadora maioria dos sportinguistas nunca colocou os pés num camarote (1'50''); a mudança do nível do som a meio do vídeo (2'19''); a falta de noção de algumas das propostas como as senhas digitais para se ir à casa de banho (2'41'') - por que não colocar uma arrastadeira debaixo de cada cadeira?; o largar da caneta no momento em que diz que o quer o Sporting campeão (3'46''); os pontapés no português - "para todos aqueles que nos irão preceder temos de deixar legado" é uma frase que deveria ser eternizada num mural no estádio (4'27''); e as palmas no final. Um primor do princípio ao fim.
Mais a sério: dou de barato que Cavalleri não tenha jeito para isto e não se sinta à vontade para este tipo de papel, mas há algo de assustador que se pode inferir a partir do vídeo: numa lista que se diz ser tão profissional, que se vende como a única com capacidade de liderança e de escolha das pessoas certas, como é possível haver alguém que tenha dado o OK para a sua publicação?
Vejam e absorvam.