quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Que onze para o Vorskla?

A lista de convocados para o jogo de logo com o Vorskla não deixa dúvidas de que a ideia de Keizer é poupar vários dos titulares e aproveitar a oportunidade para ver em ação jogadores menos utilizados. Do onze que tem sido habitualmente titular ficaram de fora Wendel (por lesão) e Bruno Gaspar, Mathieu, Gudelj, Nani e Dost. 

É uma gestão que se compreende e que abre portas ao regresso dos lesionados Ristovski e Montero e também a vários jovens da formação que são presença pouco ou nada habituais nas convocatórias: Abdu Conté, Thierry Correia, Bruno Paz, Miguel Luís e Pedro Marques. Convém recordar que Lumor, Marcelo, Misic, Bruno César e Castaignos não estão inscritos na Liga Europa, pelo que a quantidade de opções acaba por ficar bastante mais reduzida.

Parece-me que fará sentido utilizar alguns dos titulares, como Renan e Acuña (que está suspenso para domingo), e é possível que Keizer não prescinda de Bruno Fernandes para manter algum nível de ritmo competitivo e fio de jogo no meio-campo. Coates e Diaby deverão também ir a jogo por falta de alternativas. A maior incógnita, para mim, está no trio que o técnico colocará no meio-campo - e em particular em relação ao 6: recorrerá a Petrovic ou tentará adaptar um outro médio capaz de dar maior capacidade de construção? Parece-me que seria interessante apostar em Miguel Luís para esse papel e num onze como este:


Parece-me pouco provável, com tantas alterações, que tenhamos direito a uma noite de nota artística elevada, mas há aqui uma oportunidade importante para mostrar que há plantel para além do onze tipo. Isso será fundamental para termos boas hipóteses de sucesso numa época que se prevê longa e desgastante.