quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Barriga de aluguer?

O Wolverhampton anunciou durante a tarde de ontem a contratação de um jovem extremo de 18 anos chamado David Wang, proveniente da equipa B do Jumilla. O Jumilla é um clube da esfera Mendes com proprietários chineses cuja equipa principal alinha na terceira divisão espanhola, e que tem um acordo com o Wolves para receber atletas jovens. O insólito é que, ao fazer esse anúncio, o Wolves revelou também que o jogador irá passar o resto da época no Sporting. O Sporting entretanto anunciou que  Wang será integrado de imediato na equipa sub-23.

Salta à vista neste empréstimo a ausência de uma opção de compra que permita ao Sporting ficar com o jogador no final da temporada. Se assim for, estaremos perante mais uma operação a envolver Jorge Mendes que parece não trazer qualquer benefício relevante para o Sporting - o que não é grande novidade considerando o histórico que o clube tem com o empresário. 

Não faço ideia se o jogador tem muito ou pouco potencial. O que me parece é que, partindo do pressuposto de que não existe opção de compra neste negócio, não faz sentido o Sporting estar a usar as suas equipas de formação e desenvolvimento de jogadores para formar e desenvolver um jogador pertencente a outro clube. Havendo espaço para um extremo na equipa de sub-23 com o empréstimo de Elves Baldé ao Paços Ferreira, não faria mais sentido promover um extremo dos sub-19? Ou não havendo ninguém no sub-19 preparado para dar esse salto, por que não fazer uso do scouting e investir na contratação de um jovem pouco dispendioso que seja visto como tendo uma grande margem de progressão?

Começa a ser normal, nos tempos que correm, ver clubes da dimensão do Jumilla a servirem de barriga de aluguer para um clube recém-endinheirado como o Wolves. Obviamente que tal nunca se poderá aplicar a um clube com a tradição formadora do Sporting, pelo que não faz sentido estar-se já a vacitinar que isto é um sinal de que o Sporting estará predisposto a assumir esse tipo de papel ou a lançar-se para os braços de Mendes. O famoso carrossel implica muito mais do que isto, e convém relembrar que esta direção acabou de despedir um treinador de Mendes para contratar um treinador que nada tem a ver com Mendes. De qualquer forma, é uma fórmula comprovadamente nociva que importa evitar, pelo que seria bom que os responsáveis por este empréstimo explicassem os seus contornos aos sócios e aquilo que os levou a tomarem esta decisão.

32 comentários:

  1. Pertencer ao carrossel do Mendes nunca foi bom para o Sporting no passado mas parece que há quem queira voltar a insistir na fórmula (Varandas)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver. É preciso que se concretizem os negócios e conhecer os seus moldes para percebermos qual o nível de proximidade.

      Eliminar
  2. Os sócios e adeptos vão ter oportunidade de questionar este negócio.

    Isto após uma explicação pública para este negócio, óbvio.

    E seremos todos avisados desta explicação, que vai decorrer no Pavilhão João Rocha.

    Portas abertas para todos, claro.

    O nosso scouting já mostra como se deve trabalhar. FM 19 sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade... ou estás a sonhar acordado?

      Para mim fazia-se como BdC fazia, publicava-se no "Jornal do Sporting" todos os detalhes das transferências e não era preciso mais nada.

      Eliminar
    2. A atual direção também publicou o mesmo quadro de transferências no Jornal Sporting após o fecho do mercado de verão. E espero que o faça novamente em fevereiro.

      Eliminar
  3. O espetáculo e quando estalar na Europa o caso Mendes de falcatruas vamos conseguir ter o clube lá no meio graças a estas negociatas duvidosas. Quanto vamos pagar pelo empréstimo ? Quanto e o ordenado ? Que mais valia temos em ter um gajo meia época emprestado para tapar um puto na equipa sub-23? No final, que ganhamos com isto ? De quem foi esta decisão ? Do treinador ? Do presidente ? Do coach Manager? Do empresário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duvido que paguemos um valor minimamente significativo pelo empréstimo e pelo salário. Ainda assim, será um negócio pouco compreensível.

      Eliminar
    2. Eu até acho um negócio compreensível. O mendes vende o entulho do Seixal a peso de ouro, nós fazemos a rodagem ao entulho do mendes e ainda pagamos para prestar esse serviço, só não sabemos quanto porque os negócios neste clube passaram a ser feitos no segredo dos deuses. Mas uma coisa é certa, o mendes ganha sempre.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Novos tempos....

    Noutros tempos, as relações com o mendes mereceriam da tua parte, Mestre, comentários mais ácidos....

    ResponderEliminar
  6. Não tenho dúvidas que nesta era de transparência, os socios saberão de todos os pormenores.
    Os sócios da SAD, entenda-se.

    Já os clientes do Sporting Clube de Portugal, pouco devem saber.

    ResponderEliminar
  7. Esta direção poderá não conseguir cumprir a promessa de nunca virmos a ter a PJ nas nossas instalações, caso continue a compactuar com estas negociatas!!
    E sem falar na suposta aposta na nossa formação e espírito leonino nos nossos putos (coisa para a qual estas notícias devem contribuir muito!).

    ResponderEliminar
  8. Os sub-23 estão na merda, os bons jogadores sub-23 jogam na primeira liga e não vem nenhum sub-19 pq é prioritario ganhar essa competição!

    Como tal virem reforços de fora seja por empréstimo a custo 0 ou em definitivo para reforçar uma equipa que tem tido péssimos resultados é sempre boa ideia.
    Não tem opção de compra? Grande problema, para comprar é só preciso uma opção de compra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganhar um campeonato sub-19 NUNCA deveria ser prioritário...

      Eliminar
    2. Interessante ver os argumentos surreais do Paixão Martins e dos seus lacaios vermelhos para tentar justificar o injustificável. Sinal de que o ano começou mal para o Fivelas.

      Eliminar
    3. E você quer que eu acredite que é um chinoca desconhecido, da quarta ou quinta divisão espanhola, que virá resolver os problemas dos sub 23?

      Eliminar
    4. Mestre de cerimónias? Ganhar o título em todos os escalões de formação é sempre prioritário só perde a prioridade para o campeonato nacional da primeira liga.

      Sub-23 uma competição começada do nada que não tem história e que nem sequer é considerado de formação.

      Eliminar
  9. o recreativo de huelva acaba de dispensar o jogador "manuel coronado pla"...
    quem é o manuel? aparentemente ninguém.

    mas procurem por "lolo pla" e vejam a carreira desta estrela.

    http://www.diariodehuelva.es/2018/10/26/estrella-recreativo-no-jugar/

    ResponderEliminar
  10. Os interesses aí estão !. Depois de terem sido fortemente ameaçados.

    ResponderEliminar
  11. Não entrámos no carrossel mas certamente que estamos a fazer um favor ao Wolves que em tudo parece estranho e que não beneficia o Sporting. Negócios com o Mendes só aqueles que nos sejam benéficos diga se

    ResponderEliminar
  12. A vinda do puto do Liverpool com 18 anos também não faz sentido nenhum !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francis, se vier com opção de compra (mesmo que alta) e por um ano e meio... não sendo uma situação ideal (porque duvido que venha a ter muitos minutos de imediato), consigo achar mais aceitável. O miúdo é mesmo muito bom.

      Eliminar
  13. Parabéns MdC por teres votado nisto como se não soubesses o que aí vinha.

    "Esperar para ver..."

    Quem te leu e quem te lê...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa... o facto de votar não quer dizer que ache que vai ser tudo perfeito e um mar de rosas. As contas fazem-se no fim. Para já o saldo é positivo.

      Eliminar
    2. La Palice.

      Não és ignorante para saber o que aí vinha e de onde (e ao que) vem quem está agora ao leme.

      Estás condicionado e isso é óbvio. Resta saber oficialmente porquê embora não seja difícil de sub-entender a razão... e esperar que o que quer que te condicione, seja temporário.

      SL

      Eliminar
  14. Sera' que isto (ja') tera' alguma coisa a ver com a resolucao do caso Rui Patricio?
    Se assim for sera' apenas o comeco...

    ResponderEliminar
  15. Não é, definitivamente, assim que conseguem Unir o Sporting. Dão argumentos de graça para os saudosos do BdC, num negócio que tresanda a cláusula escondida no negócio do Rui Patrício. Do género: "quando eu tiver uns jogadores para colocar... vocês recebem-nos, ok?".

    Não há nenhum ângulo que torne este negócio defensável e está aberta uma frecha no bom trabalho que esta direcção vinha fazendo.

    ResponderEliminar
  16. Paixão Martins e os seus lacaios vermelhos já estão em campo para justificar as "negociatas" do Mendes com o Fivelas. Sporting de regresso aos velhos tempos. Só falta a reabilitação do Godinho. Que saudades!

    ResponderEliminar
  17. Porque se estão a queixar? Votaram para isso (isto acreditando que as votacões são reais, coisa que nunca ficou provado).
    Se votaram e apoiaram a golpada porque se andam a queixar? Afinal o Mendes foi apenas aquela Pessoa que foi responsavel por TODAS (sim, todas elas) rescisões depois de Alcochete. Se duvidam perguntem aos jogadores, por exemplo ao Palhinha, quem lhe garantiu que se rescindisse iria ganhar milhões em Inglaterra.

    ResponderEliminar