segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Desastre e aquilo que nos resta

Foi demasiado mau. Aquilo a que assistimos ontem é resultado da convergência da falta de qualidade individual dos jogadores com a má gestão de plantel das últimas semanas, potenciadas por uma má preparação da partida por parte do treinador. O Sporting, ontem, resumiu-se a Bruno Fernandes e a pozinhos de Raphinha, enquanto o Benfica ia constantemente fazendo miséria na nossa organização defensiva através das trocas de bola verticais e apoios frontais dados pelos homens da frente. Foi confrangedor observar o rendimento de alguns dos nossos jogadores: Nani complicativo, a léguas da melhor forma, Dost inócuo, Wendel mais batalhador do que esclarecido, Gudelj perdido sem saber o que fazer a tantos adversários que lhe apareciam pela frente, e os laterais... bem, basta dizer que Bruno Gaspar fez uma das piores exibições individuais de que me lembro de assistir ao vivo em qualquer jogador, ao ponto de Jefferson - que esteve ao (fraco) nível a que nos tem habituado - não parecer assim tão mau em comparação com o companheiro do flanco contrário. André Almeida e Grimaldo - que estão longe de ser o ponto forte do Benfica - pareciam Daniel Alves e Roberto Carlos no auge da sua carreira em comparação com os nossos laterais. Perdemos o jogo por 2 golos de diferença, mas a verdade é que merecíamos ter perdido por números históricos. 

Faltam ainda 14 jornadas para o fim da prova, mas estamos já condenados a um humilhante 4º lugar que nem a desastrosa preparação de época feita em julho e agosto pode justificar por inteiro. A prioridade, neste momento, está em sairmos vivos da Luz para podermos disputar o acesso à final da Taça de Portugal, tentar ir tão longe possível na Liga Europa, e utilizar os jogos do campeonato para desenvolvermos os jogadores que poderão ser opções válidas para a próxima temporada. Perante tudo o que temos visto nas últimas semanas, não vejo Renan, Bruno Gaspar, Jefferson, André Pinto, Gudelj ou Diaby - só para falar nos que foram utilizados ontem - como matéria-prima adequada para um clube que quer lutar pelo título. A falta de objetivos por que lutar no campeonato dá outra margem para errar, pelo que me parece obrigatório que se comece a dar (muitos) minutos aos reforços - convém que se fique já com a certeza, esta época, de que podem (ou não) ser solução para a próxima época -, mas também a jogadores como Max, Thierry ou Miguel Luís. Não me parece que faça qualquer sentido pedir a cabeça de Keizer - apesar de ter a sua quota de responsabilidades na quebra gritante de produção da equipa pós-Guimarães -, mas é obrigatório que haja muita objetividade daqui para a frente, para que não se continue a desperdiçar o que resta da época em equívocos que são claros aos olhos de todos.

23 comentários:

  1. O Keizer irá ser despedido em 4 ou 5 jornadas quando o 5º ficar mais perto do que o 4º lugar. E nessa altura, muitos dos que tanto quiseram a destituição ficarão corados de vergonha por terem acreditado mais nos benfiquistas e nos correios da manha deste país, do que naquele que defendia o clube com unhas e dentes.

    ResponderEliminar
  2. #AMAIORPOTENCIADESPORTIVA

    #CAMPEAODEINVERNO

    ResponderEliminar
  3. Se calhar vou ser um bocado repetitivo, mas:
    Não percebo uma insistência tão cega num jogador que é por demais evidente que não tem qualidade e capacidade para o clube, campeonato e posição em que joga: Gudelj.
    Não percebo uma insistência tão cega num jogador que é por demais evidente que não tem qualidade e capacidade para o clube, campeonato e posição em que joga: Jefferson.
    Não percebo uma insistência tão cega num jogador que é por demais evidente que não tem qualidade e capacidade para o clube, campeonato e posição em que joga: Bruno Gaspar.
    Não percebo uma insistência tão cega num jogador que é por demais evidente que não tem qualidade e capacidade para o clube, campeonato e posição em que joga: Diaby.
    Não percebo uma insistência tão cega num jogador que é por demais evidente que não tem qualidade e capacidade para o clube, campeonato e posição em que joga: André Pinto.
    Não percebo uma insistência tão cega num jogador que é por demais evidente que não tem qualidade e capacidade para o clube, campeonato e posição em que joga: Renan Ribeiro.

    ResponderEliminar
  4. Caro MdC,

    Concordo com quase tudo, e em especial nos jogadores como Gaspar que nem no meu jogo domingueiro teriam lugar. Não concordo com 2 pontos: o pormenor de Renan não servir (acho-o razoável) e, principalmente, o facto do que se passou neste defeso, com a invasão de Alcochete e o legado de BdC. Esta é a principal razºao porque estamos aqui e assim. A outra, na minha opinião é o facto de não ter mos a coragem de ter um plano à altura dos acontecimentos. Estamos a enganar as pessoas quando dizemos que o Sporting vai lutar pelo título numa época como esta... Temos de ter um plano e sufragá-lo. Queremos ser um clube formador? Então é isso que o vamos ser, mas ser mesmo e não trazer camiões de "wannabes" que não jogam um caracol. O Keiser nem português percebe... queriam que pegasse bem na equipa? Onde é que viram alguma vez um treinador entrar a meio e ser bem sucedido?

    Por este caminho estamos à mercê dos BdC desta vida... Estivémos à beira de fechar e ainda não estamos livres. A época foi preparada por um Cintra que é o eterno sonhador... e que faz o que pensa que é certo... mas que não é!

    Temos de uma vez por todas reconstruir e recentrar no que fazemos bem, na nossa essência e valores: formar mulheres e homens! Não temos os meios de outros, nomeadamente ao nível de estruturas do dirigismo e, espante-se ou não, da justiça e governo.

    É triste ver um bando de assalariados (Bruno Fernandes à parte) de cabeça baixa sem qualquer brio em jogar pelo nosso grande clube.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  5. Ok Mestre mas pense bem no bom que é, e no bem que sabe, acordar de manhã, depois de levar 4-2 em casa do rival, e ir ao facebook e nao haver um único post do Presidente??

    voces sabem lá....isto vale por qualquer vitória ou derrota...

    nao houve uma critica aos jogadores, que depois do que fizeram em campo, vao poder dormir descansados à noite, ao lado da mulher, e fundamentalmente, sem fazerem xixi na cama...

    vocês sabem lá o que isto representa..vale mais que vitórias e derrotas...

    acordo de manhã e tudo o que estava mal, agora está bem, não há miúdos da formação a chatear a equipa A, agora é só profissionais da bola e gajos que sim senhor, e mais importante, alguns jogadores regressaram ao Sporting, foram enganados pelo agente que recebeu comissão e o jogador nem sabia, mas despedi-lo por justa causa por fazer coisas nas costas? nao, isso nao, até porque cuspimos no prato e voltamos como capitão, que mais pedir?

    para mim está ótimo, já ganhei uma supertaça da Liga aqui com o Varandas que nem ele acreditou que ia ser assim, como ele dizia na sua entrevista, "parece facil" mas nao é meus amigos, voces sabem lá o que é tirar 5 anos de antítese de Sporting para em menos de 6 meses voltar a pô-lo como foi desde que me lembro que existo....chega ao Natal e puff...para o ano há mais....

    a cereja no topo do bolo, é que nem roubados escandalosamente podemos dizer que fomos... mas antes havia padres e missas, agora isso ja acabou...

    ResponderEliminar
  6. Lutar pela taça de Portugal! Ao menos isso. SPORTING! 💪💚🦁🇵🇹🇦🇺

    ResponderEliminar
  7. De certa forma não faz sentido pedir a cabeça do Treinador, afinal ele pegou na equipa no segundo lugar a 2 pontos do Porto, e tem-na a 11.
    Talvez faca mais sentido pedir a cabeça do Fivelas, que o contratou porque ouviu dizer que era bom treinador, e genuinamente acreditou que o Sporting não conseguia melhor.
    E talvez seja verdade, o Sporting está a tornar-se um clube de meio de tabela que por acaso tem muitos sócios. Tinhamos a nosso favor a nossa formação, até nisso fomos ultrapassados, não só pelo Benfica, como pelo Porto. Antigamente, estes dois clubes focavam-se unicamente na compra e valorização de jogadores, enquanto o Sporting subsistia com a maturização dos jogadores da academia, promovendo-os à equipa principal e posteriormente vendendo-os.
    Essa pratica terminou um pouco com a direcção anterior, que conseguiu segurar William, Patricio, entre outros que época após época se despediam do publico no ultimo jogo em alvalade, mas depois acabaram por ficar. Entretanto vendiam-se outros jogadores, mas nunca ao ritmo dos nossos rivais, que batiam sucessivos recordes de vendas e enchiam os cofres de dinheiro, aumentando os seus orçamentos a um nivel que o Sporting nunca chegará.
    O Sporting está condenado a ser a terceira roda, um clube que apenas goza do estatuto que tem devido à história que tem. Está condenado a ser um Benfica da taça dos campeões europeus, quando um benfiquista fala "ah, eu tambem sou campeão europeu" mas é tão distante que o gozo está lá. Este é o Sporting actual e futuro, um pseudo-campeão apenas de histórico.
    Está viva gente hoje que nunca verá o Sporting campeão.

    ResponderEliminar
  8. E como em meia dúzia de meses estamos de volta ao passado:
    - vendas a preço de saldo
    - compras de jogadores que não fazem diferença nenhuma
    - fundos e agentes de regresso ao business em Alvalade
    - dois treinadores em 6 meses e a caminho do 3º
    - a mais de 10 pontos do 1º lugar, até o 4º lugar está em risco
    - sem qualquer cultura de exigência e crítica
    - descrença total entre os adeptos

    Mas pelo menos temos o regresso da modalidade do levantamento de cabeças, enquanto mantemos um discurso elevado e alguns (os de sempre) comem nos camarotes as iguarias que outros (os mesmos de sempre) preparam e faturam. E depois os mesmos de sempre pagam isso tudo.

    Se a Comissão de Gestão tem culpas (e muitas), FV corre o risco de se tornar num segundo GL, bem mais depressa que se imaginava.

    ResponderEliminar
  9. No SCP ganha-se como profissionais e trabalha-se como amadores.

    ResponderEliminar
  10. E tudo se repete há mais de 40 anos.
    Depois de ler os emails do Benfica, gostava de pedir de volta o tempo que dediquei ao futebol. Quantas épocas foram roubadas ao Sporting, além da mais que evidente época 2015/16.???....
    Assim, como apostar moedas numa maquina viciada...quinada, etc etc.
    E falo assim seja na pré epoca, durante a época e/ou no final da mesma !!!!
    Querem o que? Que o Clube faca mais 20 pontos que o Benfica e Porto????

    Ilusão seguido de desilusão e frustração... Eis o Sporting....
    O problema não está na desilusão, que é normal face ao actual estado do futebol português.
    O problema está nas irreais expectativas criadas... com base no actual e antigo cenário do futebol português....Ontem o Benfica ganhou bem, e nem precisou de ajudas extras, doutras vezes igualmente ganhou, mas necessitou de ajudas extras, não é assim Pizzi?? Futevolei, apdrinhado pelos cartilheiros etc etc

    O principal inimigo do Sporting e do desporto chamasse manipulação da verdade desportiva !!
    Toupeiras, apitos dourados, etc etc, roubalheira de decadas...
    E ontem as claques em vez de mostrarem cartazes a homenagear as toupeiras, emails, corrupção de todo o tipo, estão mais preocupados com as borla...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de ler os emails.... buahahahah

      Faz favor de colocar aqui um sequer que indicie seja o que for, força ai.

      Eliminar
    2. Nem vou responder a este Burro de Carvalho. E demasiada cm TV. Ou será btv ? Perder tempo com cartilheiros e demais ignorantes...

      Eliminar
    3. Vai aprender a ler Rui de Carvalho. Ou não saber ler, ou vês btv e ou CMTV a mais....

      Eliminar
  11. "Não me parece que faça qualquer sentido pedir a cabeça de Keizer"

    Pessoalmente, não encontro qualquer motivo para a sua continuidade.
    Está a ser dos piores treinadores de que há memória, no clube.
    A contratação de Peseiro é uma opção vergonhosa, mas Peseiro era muito melhor do que o holandês, o que diz imenso.
    Não se percebe porque é que o actual presidente decidiu optar por este treinador. A minha leitura é que quis tentar provar ao mundo que percebia de futebol, ao ir buscar um talento escondido que só ele reparara. Um bocado como estas bicadas ao benfica soam um bocado a vãs tentativas de parecer mauzão.
    A verdade é que ninguém o toma por mauzão, especialmente após ter decidido deixado de pagar ao nosso consultor de arbitragem porque o trolha de braga pediu (!!!)...E ainda se pôs a dizer que os jogadores (plantel principal e formação) não valiam nada, nessa entrevista.

    Não tenho qualquer confiança em Keizer, mas também não tenho confiança na capacidade do actual presidente em saber que treinador ir buscar para o substituir.

    Quanto à falta de qualidade individual...Façamos o seguinte, compare os 11 iniciais de ambas equipas, um a um, e veja se a diferença é assim tão significativa...

    ...pessoalmente, estou convicto em absoluto de que a diferença de qualidade que ontem se viu está nos treinadores e não nos jogadores. Aliás, até diria que com o Peseiro teria sido um jogo equilibrado, tendendo para um empate, mas com a vitória a ser definida por detalhes.

    Tem a palavra o presidente eleito.

    ResponderEliminar
  12. É o que dá apoiar "golpes de estádio", o barco está a ir ao fundo e ninguém é o culpado. Ou será que foi o "maluco" também desta vez?. Já não me lembrava da última vez que levamos 4 do carnide, com o "gago" nunca mais vou esquecer. Trouxas, que não passam de caixa de ressonância do carnide.

    ResponderEliminar
  13. A péssima gestão da comissão de gestão e o ridículo ataque ao mercado de inverno são os principais responsáveis por não termos conseguido manter uma qualidade do plantel ao nível do Sporting

    O louco é que sabia da coisa

    Os 71% devem estar a aperceber se que afinal tirar de lá o doido pode não ter sido a melhor ideia.
    E os votantes de Varandas estarão certamente desapontados com o dossier de futebol profissional. Eu pelo menos estou, e olhem que as expectativas eram baixas.

    ResponderEliminar
  14. De acordo. Critica objectiva e construtiva no final. Não me parece Brunista nem anti Varandas. Uma equipa que ganha a Taça da liga não pode ser assim tão má.Tem limitacoes todos o sabemos. Há falta de estratégia, verdade. 34 milhões incrivel. Este ano no meu entender seria sempre -1. As direções estão sempre a correr contra o tempo, mas vamos dar tempo a esta para organizar planear e aprender o como fazer. Socio 55877

    ResponderEliminar
  15. Se há coisa que não falta é a qualidade dos jogadores, é relativo comparado com outras equipas que têm mais opções de melhor nível e mais bem integradas... nem ALMA nem vontade de ganhar (mesmo num descalabro completo ainda se conseguiu marcar 2 golos), claro também é relativo, mas teria-se de ver jogadore a jogador...

    Deixem-se de levar pela "JORNALIXEIRADA IMUNDA"... o Sporting praticamente jogou este jogo com menos 3 jogadores q o Merdica na 1ª PARTE, e mais 2 em clara baixa de forma o jogo todo... E ISTO PORQUE TÊM FEITO OS JOGOS QUASE TODOS EM POUCO TEMPO COM PREPARAÇÃO FÍSICA POUCO ADEQUADA (fora o André Pinto q ainda não revelou nível aceitável suficiente para o SCP).

    Nani e André Pinto claramente condicionados, e Coates a pedir uma semana de descanso e recuperação em vez de 2 jogos por semana (e o Bas Dost para lá caminha), estiveram praticamente nulos... Bruno Gaspar e Gudelj estão em clara baixa de forma .

    ISTO NO "FUTEBOL MODERNO" (é digo assim porque ainda pode vir algum Merdefiquista a debitar alarvidades e a falar do Inzebio, tempos em que se jogava a dormir comparado com agora) GERALMENTE PAGA-SE BASTANTE CARO (deficit físico foi demasiado).

    Até no FCPorco, além de esforçarem o Marega para além dos limites (ESTE TIPO DE LESÕES NÃO ACONTECE POR ACASO SEM 'CHOQUE' NENHUM), na apregoada pela JORNALIXEIRADA a melhor equipa do campeonato, o cansaço reflecte-se no descernimento, NA EFICÁCIA (o porco empatou 0-0) ... mas não criticam o treinador...

    O que resta da época?... a Taça de Portugal, pôr gajos q queiram e estejam em condições de comer a relva toda (se calhar suficiente para não perder) , q ainda há uma 2ª mão para rectificar, e MAIS IMPORTANTE a Liga Europa... DE LEMBRAR QUE NA ÉPOCA PASSADA FOI PEDIDO CHEGAR PELO MENOS À FINAL DA LIGA EUROPA (e o Presidente passou-se por ser eleminado e MAL nos quartos -> POUCA SORTE)...

    É "PLANEAR E ORGANIZAR" os picos de forma, o descanso a recuperação, dos melhores jogadores do plantel , para os jogos mais importantes da Liga Europa ... (longe de ser impossível, isso é outra forma caduca de "cultura", e COM SORTE, vai dar entrada directa na Liga dos Campeões).

    ResponderEliminar
  16. Saudaçoes Leoninas

    Meus caros, o problema deste sporting é bastante simples e nao passa pela pouca qualidade dos jogadores ou da atitude dos mesmos.

    Infelizmente assisto com bastante preocupaçao a erros graves e crassos que nao se entendem pra quem trabalha e desenvolve a sua actividade profissional num desporto de alta competiçao (futebol) e onde até se procuram atingir determinados objectivos.

    Posto isto o problema passa infelizmente por ma gestao, um plantel de atletas algo limitado mas essencialmente e pra mim ai esta o busilis da questao pelo treinador.

    Este treinador nao tem os minimos olimpicos pra treinar o meu grande SPORTING. E os erros começam a ser demasiados pra se ignorar.

    1º A tatica....ou melhor a falta de sentido estrategico e falta de inteligencia
    Todos os que percebem um minimo de futebol sabem que jogar com 4-3-3 e uma tatica das mais dificeis de implementar nao so pelas rotinas e sintonias dificeis de adquirir como pela falta de compatibilidade de jogadores pra jogar neste sistema e obter eficacia a curto medio prazo.
    Esta e uma tatica que implica uma perfeiçao mt grande de sintonia a meio campo de forma a obter compensaçoes aos espaços dados pelas perdas de bola, exigem um desgaste fisico mt grande e qnd as coisas nao correm bem entra-se sempre em descompensaçao.
    E ai nao estao em causa as qualidades individuais dos atletas pois nem com o ronaldo e messi seria mt diferente com este treinador.

    2-O sporting perde o jogo com lage, tal como vitoria perdia com JJ. Pq tds sabem que os jogos ganham se no meio campo.
    O benfica ataca o jogo com 4-2-2 ao contrario do 4-3-3 de rui vitoria o que lhe permite ter um ascendente no meio campo de vantagem numerica de sempre mais um homem contra os nossos 3 meios interiores.
    Para agravar ainda mais : enquanto que os nossos extremos rafinha e nani (este nao tao evidente) ficam perdidos la a frente qnd perdem a bola deixando autoestradas entre os atacantes que deviam fechar os flancos e os laterais que acabam por ser bombardeados com a superioridade numerica da equipa adversaria. E ai tds as compensaçoes falham nao ha gudelis nem wendels nem brunos fernandes que cheguem pra td. Nao existem super-homens. Pior ainda e voltando a este jogo, pizzi surge encostado como falso extremo mas convergindo sempre para o meio fazendo a diagonal tal como rafa do lado esquerdo fazendo com que o benfica aparecia com na pratica 4 avançados nas zonas de finalizaçao em cima de coates e a.pinto e nas laterais ficavam 2 fantasticas autoestradas sem limite de velocidade.
    O benfica ganha o jogo desde o 1º minuto pq teve sempre vantagem no meio campo e o kaizer essa inteligencia rara nunca reagiu. Podia ter mandado nani e rafinha baixarem para a linha do meio campo e ai teriam superioridade numerica com 5 homens para os 4 do benfica. E logo que o jogo tivesse dominado ou controlado podia arriscar mais e subir um pouco o bruno fernandes para o aproximar pra zonas de finalizaçao aproveitando melhor o seu excelente pontape.
    Mas parece que isto sao coisas mt dificeis de entender e de explicar ao Sr.kaizer e imagino que a traduçao para holandes se perca algo na traduçao.
    4ªfeira vai ser mais do mesmo e mesmo que o treinador confuso e medroso opte por um meio campo com o craque petrovic e jogue com 11 jogadores a frente do renan que parece optimo nos penaltys mas eu acho um pessimo guardaredes nao sabe sair nao sabe orientar a defesa e tem maos de manteiga.
    Vamos sair com mais uma derrota indecente contra um benfica que nao e excelente nem extraordinario mas contra um kaizer deste nivel tb nao e preciso mt. Basta recordar a inoperancia do holandes a ler o jogo.
    Pela minha parte esgotei o beneficio da duvida que dei ao dr.varandas e ao sr.kaizer.
    Vai ser sempre a piorar. E vejo mais uma destituiçao duma direcçao a "vestir-se"

    Enfim. é de facto lamentavel tanta imcompetencia e burrice. Desorganizaçao e confusao.

    Sporting Sempre!!!!

    Saudaçoes leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bla Bla Bla... 433, 442, 4231, 3421 etc... o que interessa é a dinâmica... até o Jasus o dizia, quando lhe perguntaram q tipo de "táctica" é que treinava mais, e no que o Jasus é mesmo bom é nisto, o Jasus respondia que treinava todas, e que os jogadores mudavam de enquadramento táctico várias vezes, dentro do mesmo jogo...

      Ora para ter um estilo "kaiserball" de muita pressão alta, de mudanças rápidas de flancos, e de muitos golos... é preciso não só jogadores de elevada "qualidade", de excelente técnica para fazer as jogadas e marcar os muitos soberbos golos q já foram marcados (o novo Ronaldo da ETAR de Carnide ainda não fez jogadas ou marcou golos tão bons, como muitos coxos de Alvalade já conseguiram há bem pouco tempo), mas também JOGADORES RÁPIDOS POR NATUREZA (não é preciso bater recordes) e boa disponibilidade e frescura física...

      O Sporting demonstrou isso tudo e há pouco tempo...

      O q se eclipsou, e deu sinais súbitos e repentinos com o apertar do calendário, foi a disponibilidade e frescura física, em especial na defesa...

      Então o Kaiserball passou subitamente a ser algo medonho... correcções "tácticas" e de estilo foram feitas pelo treinador, q valeu a Taça da Liga, o que demonstra que ele NÃO É TÃO MAU COMO A JORNALIXEIRADA E MUITOS O QUEREM PINTAR... e tirando a parte técnica e táctica, só resta um "abismo" q o Sporting tem de corrigir, na disponibilidade e frescura física (melhor preparação física, muito mais rotação de jogadores), para poder haver Kaiserball outra vez.

      Eliminar
  17. Mestre,
    Nao sei se estamos condenados a um 4° lugar apenas ou a algo mais abaixo, em linha com os tempos de Godinho Lopes.
    Os jogos em Vila da Feira e em casa com o Braga dirão muito sobre o quão mais penoso
    poderá vir a ser este final de época...

    Apenas gostava de saber onde anda o Varandas.
    Será que só dá a cara nas vitórias?

    Incrivel como os sportinguistas não aprendem e escolhem sempre gente deste nivel, sem carisma, sem projecto e que acham o futebol fácil, fácil...

    SL

    ResponderEliminar
  18. Nada que já não se tivesse vindo a assistir. Lamentável declarações do varandas. Este holandes veio para quê?

    ResponderEliminar