segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Uma equipa de arruaceiros

45'50'': Paulinho coloca-se à frente de Gudelj e não o deixa marcar um livre junto à linha de meio-campo. A partida prosseguiu sem qualquer chamada de atenção do árbitro. 

46'50'': Wendel coloca-se à frente de Claudemir e não o deixa marcar um livre junto à linha de meio-campo. Cartão amarelo para o jogador do Sporting.




Esta duas ocorrências, separadas por apenas 60 segundos no jogo de ontem com o Braga, são um bom exemplo daquilo que é a perseguição disciplinar a que os jogadores do Sporting têm sido sujeitos esta época. É uma perseguição que se faz sentir de três maneiras:

  • Dualidade de critérios dos árbitros dentro do mesmo jogo, em que atuam disciplinarmente de forma diferente em relação aos jogadores do Sporting e aos seus adversários. 
  • Permissividade face a entradas violentas dos adversários do Sporting: ontem Raúl Silva devia ter sido expulso por Jorge Sousa quando agrediu Acuña sem bola: na semana passada Manuel Mota poupou a expulsão a três jogadores do Feirense (Soares, Vítor Bruno e Briseño); duas jornadas antes Hélder Malheiro expulsou Ristovski por contestar a sua decisão em nem sequer marcar falta na cotovelada que Mendy lhe aplicou na testa e mostrar o respetivo cartão vermelho... e podia continuar por aí fora.
  • Dualidade de critérios dos árbitros entre jogos diferentes. É perfeitamente evidente que é muito mais fácil mostrar cartões aos jogadores do Sporting do que às restantes equipas que estão no topo da tabela, seja por protestos (os jogadores do Sporting não são os únicos que protestam, e se o fazem mais é porque, na realidade, têm bons motivos para isso) ou por faltas banais (Ilori a ver um amarelo aos 2' na Luz por uma falta sobre João Felix que não foi particularmente dura nem interrompeu nenhuma jogada de perigo) ou faltas que realmente justifiquem ação disciplinar. 

O mote foi dado logo na primeira jornada: quando o Sporting se deslocou a Moreira de Cónegos em agosto para o arranque do campeonato, os seus dois capitães (Nani e Bruno Fernandes) já estavam amarelados ao fim de 12' de jogo por protestos que não foram especialmente exuberantes.

Resultado de toda esta campanha? Uma das equipas mais massacradas por entradas duras dos adversários é... a segunda equipa que mais cartões amarelos viu esta época.

Fonte: zerozero.pt

E olhando para a tabela dos jogadores com mais amarelos vemos que...

Fonte: zerozero.pt

... o Sporting tem 4 (!) dos 16 jogadores mais indisciplinados da Liga. Isto é uma anormalidade estatística aberrante que deixa perceber uma cultura de tolerância zero dada aos jogadores do Sporting por parte da maior parte das equipas de arbitragem, algo que tem sido perfeitamente percetível para quem tem acompanhado os jogos do clube.

Isto, obviamente, não desculpa a falta de competência que a equipa tem tido em campo em tantos jogos, mas é justo assinalar que este excesso de zelo disciplinar condiciona constantemente os nossos jogadores durante o jogo, para além de representar mais exclusões por suspensão ao longo da época.