quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A hora de Paulo Oliveira

                                                                                                                                      
Depois de uma sequência de jogos muito complicada que nos levou a defrontar, no espaço de um mês, Benfica, Maribor, Porto e Chelsea, creio que está na altura de Marco Silva procurar novas soluções para o eixo da defesa.

As opiniões dos sportinguistas até se podem dividir sobre se será Maurício ou Sarr a principal fonte de intranquilidade, mas certamente que todos estaremos de acordo que alguma coisa terá que ser feita. Contra equipas fortes ou fracas, já são demasiadas os erros que cometemos, e é insustentável que uma equipa que quer lutar pelo título mantenha este nível de insegurança defensiva.

Na minha opinião, Maurício foi o que começou pior a época, mas tem estado a subir de rendimento nos últimos jogos. Está muito longe de ser um jogador exemplar ao nível do posicionamento e tem visíveis dificuldades em lançamentos feitos para as suas costas, mas é um jogador batalhador, forte quando tem o adversário e bola à sua frente, e já provou ao longo da época passada que pode ser um jogador muito útil.

Sarr pareceu dar algumas boas indicações iniciais (admito que gostei do que vi nos primeiros jogos), mas tem estado cada vez mais nervoso de jogo para jogo. Infelizmente, o facto de ser muito forte nas bolas paradas defensivas não compensa as falhas de posicionamento, os lapsos de concentração e as hesitações que o levam a perder bolas de forma infantil.

Não digo que não possa vir a ser um central de qualidade no futuro - não me parece que seja um tosco, parece ter uma capacidade de passe interessante, e tem atributos físicos muito superiores à média - mas simplesmente neste momento não está pronto para ser titular de uma equipa como o Sporting.

Paulo Oliveira, por infelicidade de Maurício, foi ontem lançado a frio num jogo em que teve que se opôr a jogadores de classe mundial. Saiu-se muito bem, na minha opinião: entrou concentrado, resolveu alguns lances difíceis sem complicar e pareceu confortável com a bola nos pés - o que pode ser particularmente útil contra equipas mais fechadas. 

No caso do Xerife estar fisicamente apto para o jogo de Penafiel, penso que Marco Silva deveria aproveitar o ciclo de jogos que se segue (Penafiel, Taça, Schalke, Marítimo) para apostar na dupla Maurício - Oliveira.