domingo, 11 de outubro de 2015

Fernando Santos a superar-se a Fernando Santos

Fernando Santos bem se esforçou por perder o jogo, mas nem a combinação entre rotatividade, falta de qualidade exibicional e substituições queimadas consegue superar a já lendária vaca leiteira do outro Fernando Santos. Fernando Santos fez os possíveis para garantir a derrota ao trocar de centrais ao intervalo e ao colocar Éder na segunda parte, mas depois o outro Fernando Santos lembrou-se de colocar João Moutinho em campo, que como não poderia deixar de ser acabou por ser o marcador de um golo que em 99,97% das ocasiões não concretizaria. 

Estou totalmente convicto que Fernando Santos ganharia qualquer partida contra seleções de 2ª linha europeia (ou seleções de topo em amigáveis), mesmo que o primeiro Fernando Santos colocasse 11 Éderzitos em campo. O pior será quando os jogos forem a doer contra seleções de topo, porque aí será preciso que Fernando Santos invoque uma sorte do tipo ganhar-o-euromilhões para compensar tudo aquilo que o primeiro Fernando Santos não está a conseguir dar, e que para já as vitórias vão disfarçando.

Parabéns aos dois Fernando Santos pela campanha imaculada, o que atendendo ao passado recente não é nada que se possa desprezar. Mas daqui para a frente ambos terão desafios bem mais complicados, o que significa que pelo menos um deles vai ter que melhorar muito a qualidade do seu trabalho.

P.S.: não vi os últimos quinze minutos do jogo, mas ouvi-os no carro. Ouvi o relato na TSF. Quando Patrício e Fonte se lesionam, já perto dos 90 minutos, Paulo Cintrão e João Rosado revelavam preocupação pelas limitações físicas evidentes de Rui Patrício. Lembrei-me nessa altura de mudar para a Antena 1. E, não estranhamente - porque na realidade foi à espera disso que mudei de estação -, o ambiente era de grande risota e satisfação com a situação. Quem eram os comentadores que conseguiam encontrar na lesão do GR português assunto para tanto divertimento? Paulo "o nosso Enzo" Sérgio e José Nunes, como não poderia deixar de ser. A coisa conseguiu piorar quando Paulo Sérgio, provavelmente o comentador desportivo com menor QI de toda a Comunicação Social, sugeriu que Portugal fizesse uma substituição para colocar um GR suplente retirando um jogador de campo (?!). Não só Portugal já tinha feito as três substituições, como se por acaso ainda tivessemos mais alguma substituição por fazer, talvez fosse mais sensato tirar o GR lesionado. Falamos do mesmo Paulo Sérgio que comentou na RTP o Portugal - Gana para o Mundial,  tendo estado 15 minutos a dar uma informação errada sobre o número de golos que Portugal precisava de marcar para passar à fase seguinte. E andamos nós a pagar a gente desta...