quinta-feira, 12 de abril de 2018

Sensatez

O Sporting levantou os processos disciplinares aos jogadores que publicaram o comunicado conjunto nas suas contas do Instagram. O argumento utilizado para a tomada dessa decisão foi o de recuperar a união e coesão entre plantel e o resto da estrutura, de forma a não comprometer os objetivos que ainda estão em disputa.

É obviamente um recuo por parte da direção - e em particular do presidente -, mas é uma atitude indiscutivelmente sensata, neste momento a única que poderia ser tomada. Não o fazer implicaria o prolongamento de um braço de ferro inútil e destrutivo, em que o clube saíria sempre como o principal prejudicado, o que seria uma alternativa bastante pior.

Como não acredito em contos de fadas - ainda mais no que diz respeito à vida do Sporting -, é evidente que os ressentimentos que este conflito gerou em ambas as partes não desaparecerão num estalar de dedos. Os jogadores continuam a ser um ativo muito importante, mas a autoridade de uma direção é também um fator essencial para a estabilidade da organização. Creio que a decisão tomada ontem permitirá uma gestão tranquila do grupo de trabalho durante o que falta da época, mas a médio prazo creio que será igualmente sensato que a SAD repense o modelo da estrutura do futebol, que me parece algo disfuncional face à realidade atual: o presidente deixou de ter condições para se manter tão próximo do grupo de trabalho, e o treinador já comprovou não ter capacidade para acumular algumas das responsabilidades de um diretor desportivo que tem procurado puxar para si. Parece-me que é urgente dar mais poderes (reais) a uma figura intermédia que atue de facto como diretor desportivo. Se a estrutura tem confiança nas competências de André Geraldes, então talvez esteja na altura de lhe delegar mais responsabilidades.

36 comentários:

  1. Mestre,

    Mantendo-se a actual Direcção em funções, parece-me claro que o Sporting vai negociar a saída de muitos jogadores no próximo mercado.

    É neste momento uma grande incógnita o futuro do Presidente e/ou Direcção tal como a manutenção no plantel de significativa parte dos seus melhores jogadores, parecendo-me que se vai assistir ao regresso à construção de um plantel quase de raiz como aconteceu em 2013/14 com Leonardo Jardim.

    Tudo isto podia e devia ter sido evitado.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo.

    Temos de fazer alteracões de fundo. Mandar embora quem está a criar mau ambiente e reformular algumas funcões para permitir que o Presidente trabalhe de forma mais eficiente.

    Em relacão a perdermos certos jogadores, já estou mentalizado. Quem não tem garra dentro de campo devia estar noutras paragens, porque no Sporting a garra é dentro de campo quando é preciso ganhar os jogos, não em posts do instragram que apenas prejudicam o clube. E tenho a certeza de com este Presidente todas as vendas serão pelo preco correcto porque os Saldos acabaram em Alvalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Destruir uma estrutura, hipotecar o futuro durante 2 a 3 anos, uma base de uma equipa para salvar um homem parece-me sem dúvida sensato e o melhor para o Sporting Clube de Portugal, vou comprar uma lira para enviar ao gabinete do Presidente, ainda assim toca qualquer coisinha... já agora...

      Eliminar
  3. Em particular do presidente? É do conhecimento geral que ele foi obrigado a isso e até duvido que tenha sequer sido consultado.

    Depois do comunicado enviado para a CMVM alguém ainda acredita que bdc tem peso na matéria?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogas logo ?.#ZeroPontos #LuísGodinho

      Eliminar
    2. Preocupa-te com o teu clube e presidente corruptos. Muito engraçado ver lampiões a transbordarem alegria e alegados conhecimentos sobre o Sporting mas sobre a própria instituição continuam a assobiar para o lado.

      Eliminar
    3. porque não vais falar da porta 18 e já agora ires á cadeia ver se o oficial de justiça está a ser bem tratado... pode o homem estar a necessitar de alguma coisa...!!

      Eliminar
    4. Preocupado com o Sporting? Compreendo que sim e porquê? Mas deixe de comer gelados com a testa e seguir as mentiras da cartilha: é óbvio que não só foi consultado, como foi o mais relevante na decisão. è ele quem assina o comunicado como Presidente do Conselho de Administração da SAD (onde, já agora, e para acabar com outro mito da cartilha, recebe 10 000€/mês, pagos por accionistas e não por quotas de sócios do SCP, menos de 4 vezes o que recebe o vice da Benfica SAD Domingos Soares Oliveira). Ficou mais esclarecido?
      Saudações leoninas para o amigo

      Eliminar
    5. Quem vos dera ter no Sporting DSO. :)

      E sim, ele recebe 4 vezes mais, mas contribui para lucros no Benfica ao contrário de bdc que põem em risco o futuro do Sporting.

      Cumprimentos

      Eliminar
    6. O sportinguista DSO contribui com tantos lucros para a SAD do fifica que este é só o clube com a 2ª maior dívida na Europa! A Olá que reforce a produção de gelados que a testa do JF é grande!

      Eliminar
  4. a construção ja estava a vista pois seria impensável manter o William, Gelson, Bas dost e outros como eles que não querem acabar a carreira e/ou querem evoluir para onde ganham mais. O problema foi empurrado com a barriga por esta direcção e arrebentou da pior maneira possível. Esta temporada era tudo ou nada, e muito provavelmente vai haver um reinicio na próxima temporada, porque o clube estava acima das suas hipóteses a tentar fazer o forcing para ser campeão.

    ResponderEliminar
  5. Seria uma boa notícia para todos se assim fosse, quer seja o Geraldes ou outro qualquer. O mais importante é que esse director desportivo tenha autonomia e não aja como mero avatar do presidente e/ou do treinador. Infelizmente, nenhum deles parece saber lidar com jogadores de futebol. E para fantoches já nos basta (e sobra) o Saraiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que sabe que o André Geraldes não sabe lidar com os jogadores? Potque acha que é um fantoche? Que eu saiba foi ele quem, há quase 3 anos, criou o Gabinete de Apoio ao Atleta e o coordenou até assumir o cargo no Futebol Profissional. E todos os atletas E FAMILIARES elogiavam o seu trabalho. Não acha que isso lhe deu junto dos mesmos um grande capital de confiança? No auge desta "crise" foi ele que, junto a JJ, criou as condições para a minimização de danos e para a resolução no imediato de boa parte do problema. Não foi fantoche de ninguém. Porque será que há adeptos /ou sócios do SCP que acham que, no Clube não há ninguém que saiba trabalhar bem? Será que são vocês os experts em todas as matérias? Parece que sim porque sabem sempre criticar tudo e todos!
      Saudações Leoninas

      Eliminar
    2. Referia-me ao presidente e tao reinador, como creio que se depreende do meu comentário. Posso não ser perito, mas dou-me ao trabalho de ler os comentários que critico antes de discorrer diatribes como as do Álvaro. E disse que poderia ser o Geraldes como outro qualquer porque o que me parece mais importante é que a figura do director desportivo ganhe o relevo que não tem tido. Se for o Geraldes a ocupar o cargo, tanto melhor.

      Eliminar
    3. Mais uma vez, o Geraldes é o Director Desportivo e não agiu como fantoche de ninguém. Quanto ao referir-se só ao Presidente e Treinador no que se refere ao modo de lidar com os jogadores isso não era compreensível ao dizer "nenhum deles" e ter antes falado dos 3. Mas, nesse caso, continuo sem perceber porque diz que JJ e BdC não sabem lidar com os jogadores. O que o leva a ser tão peremptório? Como é que se deve lidar com os jogadores? BdC deve usar a crítica pública ou deve acarinhar o jogador que chora no banco? JJ deve apontar as limitações dos seus jogadores ou deve assumir a sua defesa como na reunião de sábado e nos comentários públicos ulteriores? Até parece que é tudo preto no branco. Sabe .. no meio disso há muitos tons de cinzento.

      Eliminar
    4. Sim, poderia ter escrito «nenhum dos dois». Espero que esteja esclarecido. Que não é tudo preto no branco é uma evidência, mas a menos que tenha acesso a informação privilegiada sobre a nossa direcção, equipa técnica e plantel, há que fazer algumas assunções. Imagino que esteja de acordo, não é sequer preciso sair desta página para ver que também as faz.

      Ora, temos um presidente que acha legítimo fazer apreciações técnicas de jogadores do plantel no facebook e que todos os anos entra em rota de colisão com jogadores nas janelas de mercado; temos um treinador que não tem qualquer pudor em receber um jogador recentemente contratado que não chega sequer a ser «mais ou menos», só para dar um exemplo recente. Se esta é a sua bitola, muito bem. Eu gosto de olhar para os maiores da Europa, como aliás é nosso desígnio, e constato que em nenhum deles se fazem disparates deste calibre.

      SL

      Eliminar
  6. chamem-me o que quiserem, eu prefiro que fique o Bruno do que o Patricio, William e outros que tais...

    o Bruno pode fazer tudo mal, mas eu sei do fundo do meu coração que é sempre, mas sempre para defender o Sporting.

    os jogadores ao fim de anos e anos de casa, logo esses, só se revelaram agora que sentiram o orgulho ferido, mas quando é o Sporting o roubado, nao houve um único, UM ÚNICO JOGADORES até hoje a dizer o que quer que fosse, porque aí, aí era o Sporting, e nao era o Patricio ou o William ou outro jogador que eram roubados no jogo x ou y...mas quando se toca nos meninos, ai sim...ai já põem as garras de fora, finalmente, ainda bem, por um lado que isto aconteceu, porque agora deu para ver as ratazanas que andam à anos a minar o Sporting e nunca a permitirem dar o pulo seguinte!!!

    estou com o Bruno até à morte para o bem e para o mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo. Como disse também acho que os jogadores não são heróis. São poucos os que vibram com o clube e muitos os que vibram com dinheiro. Ainda ontem por exemplo (acho que foi ontem) o Sérgio Ramos estava no banco com a equipa. Onde é que anda o William quando não pode jogar? EM CASA, por exemplo.

      Continuo a dizer, e sei de fontes, que BdC se encontra doente e que deve (e pelo que consta, irá) se ir tratar. E continuo a defender a manutenção desta Direcção, nem que seja com Carlos Vieira a assumir interinamente a presidência. Continuo a acreditar neste projecto.

      Eliminar
    2. Quem é que andou abraçado todos estes anos ao Patrício, ao William e a todos os outros? Cinco anos depois chegou à conclusão que não prestam? Que os despachasse assim que pudesse.
      O que fez? Criou condições para delapidar o valor de mercado do plantel leonino. Preferiu postar no facebook do que lidar com a situação como um verdadeiro líder.
      O problema é que bdc não tolera contraditório. Quero, posso e mando, é o seu lema. Exige respeito, mas não respeita ninguém. Ou lhe lambem as botas ou passam a ser inimigos fidagais.
      Com bdc até à morte? De quem, do Sporting? É isso?
      Patético...

      Eliminar
    3. Caro Francisco, também estou com o Bruno, no essencial, até mesmo no essencial, desta "crise". Mas nunca "até à morte para o bem e para o mal". Primeiro porque "até à morte" revela fanatismo cego e eu estou com ele em QUASE todas as coisas por reflexão racional que coloca à frente os superiores interesses do meu querido Sporting. Depois, e porque procuro sempre fazer essa análise crítica racional, estarei sempre com ele para o bem do Sporting e sempre o criticarei quando achar que as suas acções prejudicam o Sporting; o que farei sempre, também é um balanço entre o que acho que fez bem e o que fez mal. E, claramente, a balança continua a pender para o lado dos benefícios que trouxe ao Clube.
      Um abraço e saudações leoninas

      Eliminar
    4. J1906

      mas quem é o ser humano que sendo atacado DIARIAMENTE durante CINCO ANOS e em TOOS OS CANAIS nao ficaria doente?? muito se aguentou o Bruno.

      aceito que se afaste uns tempos(poucos) e que ponha as ideias no lugar mas nada mais que isso.

      Pretoriano,

      acho que escreveste na tasca no outro dia, ou noutro blog e gostei muito do que disseste, ia-te responder exatamente como me respondeste hoje, mas decidi à meses e meses nao comentar lá mais apesar de me indo por a par dos posts(coisas minhas) e olha acabei por nao te dizer nada.


      Endho

      ó amigo, mas alguém falou que nao prestavam? o que falei foi no sentimento que demonstram pelo Sporting e eu digo isto nao é so de hoje, ja tinha dito noutros blogs que o William adrien e patrício nao têm estofo pa ser capitães do Sporting, eu ate disse, na Tasca do Cherba(quando ainda comentava) que o Adrien aa falar parecia mocado e ta tudo bem e paz na terra....mas pronto!!


      Alvaro Dias Antunes

      podes dizer o que quiseres, eu nao tenho vergonha de dizer que sou Brunista Carvalhista o que tu quiseres, eu sei que o Bruno jamais faria mal ao Sporting, como tal, ate prova em contrario, estou com o Bruno até à morte.

      porque tu quando te casas, é até que a morte vos separe, mas isso significa que tens que ficar com a tua mulher para sempre, se o Bruno me desiludir a esse ponto...nao terei outro remedio, mas até hoje so me fez especie uma coisa...UMA, foi no outro dia ter ligado para a cmerdatv...

      de resto...opa se tem 3 olhos, se as nadgas isto ou aquilo...se um é senil e outro é corrupto, quero la saber pá....

      meninos tao sensíveis que nós temos no nosso clube que quando é para mandar caralhadas aos nossos jogadores e assobiá-los ao primeiro jogo está tudo pronto e bem afinadinho, mas se for o Presidente dizer que ha falta de garra e compromisso é o fim do mundo mesmo que seja a maior verdade.

      do outro lado é roubos de camioes, é chamar mentiroso compulsivo a uns e ir buscá-los na mesma...

      é corromper juizes e tudo o que possa ser bom para o carnide

      é os emails

      foi o apito dourado...

      e nós é que temos vergonha por sermos gozados pelo presidente que temos??


      Eliminar
  7. off-topic

    tendo em conta que a champions league será ganha por um clube que através do seu campeonato já obterá qualificação directa para a fase de grupos da UCL (neste momento a Roma é que que está com o 5º lugar mais perto) e adicionando a hipótese de o sporting n ganhar a LE (DESEJO QUE GANHE!!!) e essa LE ser ganha também por algum clube que através do seu campeonato tenha acesso directo à fase de grupos da UCL, será possível que por exemplo o 3º lugar no nosso campeonato dê acesso à UCL?

    é óbvio que quero e acredito sinceramente que ainda podemos ser campeões!!

    ResponderEliminar
  8. BdC perdeu a autoridade. E isso é o pior que pode acontecer a um líder. Resta-lhe a legitimidade formal. Além disso, conhecendo o seu temperamento de ir contra todos os que lhe fazem uma pequena critica, não tenho dúvida que aqueles que o criticaram vão ser corridos. Isto se BdC ficar. O que espero que não aconteça.

    ResponderEliminar
  9. Atingiu-se um ponto de desvario que torna difícil discutir o que quer que seja. Então bdc enxovalha, reiterada e despudoradamente o nome do Sporting e esta gente vai na conversa? bdc perdeu qualquer condição para liderar o clube, quem não vê isso deve pensar que o Sporting é uma espécie de "Perdoa-me".

    Querem um líder sem controlo emocional?
    Um líder que achincalha a seu belprazer e, depois, vem todo ofendido a exigir respeito? Quem quer respeito, que se dê ao respeito!
    Lamentável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembra de te ver por aqui a defender este blog perante a escumalha vermelha que quer minar os blogs do Sporting.

      Muito menos a fazer qualquer comentário à corrupção que grassa no nosso futebol liderado por um cadastrado que neste momento deve ser uns dos portugueses com mais processos em tribunal.

      Se vens para aqui espalhar os lenços brancos vais corrido depressa.Vai chatear o caralho.

      Eliminar
  10. e mais.. porque é que a merda da comunicação social se foca nesta situação com os jogadores de futebol (grave, obviamente) e vão buscar constantemente os mesmos comentadores e ex candidatos, ex presidentes notoriamente anti bruno de carvalho e não vai em busca de outras fontes? Sempre o mesmo carvão, sempre a potenciar a instabilidade que já se vive. A título de exemplo, as declarações do capitão do goalball. Como defende o presidente, e é uma mera modalidade que não lhes interessa, não querem saber.

    ResponderEliminar
  11. Faz jus ao nome, ou seja que grande artista. Vá dar banho ao cão

    ResponderEliminar
  12. Na restruturação que tem que ser feita Bruno de Carvalho deveria deixar a comunicação para Nuno Saraiva, isto porque, é o único que percebe do metiê e porque assim resguardava-se. Nuno Saraiva é um excecional jornalista, não pode é ser atropelado pelo presidente. Espero que tenha aprendido qualquer coisa com esta crise.

    ResponderEliminar
  13. Faz jus ao nome, isto é que grande artista. Vá dar banho ao cão.

    ResponderEliminar
  14. Pelos vistos, o Bas Dost deu hoje uma entrevista em que diz que não vê razões para sair do Sporting, o que não deixa de ser uma excelente notícia, para esta ou uma nova Direção, face ao que tem vindo a sair na CS.

    ResponderEliminar
  15. Reparem bem na capa de hoje da revista sábado...

    https://thumbs.web.sapo.io/?pic=http://ia.imgs.sapo.pt/01/images/6/61/4103_618f4c8dac1f7e497428a1a31d0827bf.png&W=1508&H=2000&delay_optim=1&tv=2

    Mistura uma série de problemas reais com ficcionais, passados com actuais, apenas para poder estampar “O Incrível Bruno de Carvalho”, com uma fotografia de meia cara de um Bruno meio despenteado, de olhar arregalado, e ar completamente amalucado...

    Não sobra a mínima dúvida que a intenção da revista sábado (do mesmo grupo do corei de manhã e do rascord, convém sempre lembrar) é passar a mensagem que o nosso presidente não joga com o baralho todo, não tem a caixa de ferramentas completa, e tem definitivamente um parafuso solto, algo que a psicóloga Joana Amaral Dias explicou muito bem naquela canal de esgoto para onde o nosso presidente ligou a explicar que a mensagem postada pelo próprio no facebocas, após o jogo com o Atlético de Madrid, não continha a mínima crítica a nenhum jogador do plantel, claro que não continha, tal como a capa de hoje da revista sábado não pretende induzir os leitores à mensagem de que o presidente do Sporting funciona apenas com metade da capacidade intelectual, é um despenteado mental, e um arregalado emocional, e ainda um “menino mimado, birrento, megalómano, egomaníaco, narcísico, pirómano, conflituoso, com complexo de deus, controlador, dominador”, e tudo isto provoca efeitos psíquicos e físicos como “Síndrome Vertiginoso de Meniére, Perdas de Tensão e desmaios constantes, dor ciática nas costas, Trabalho de Parto Psicológico, Apatia, e Esgotamento Nervoso, Fritura Mental, ou (para aqueles que adoram estrangeiros e anglicismos completamente supérfluos) “burn out”...

    Isto tudo pode ser verdade, o nosso presidente pode mesmo sofrer de todos estes problemas mentais e físicos, de toda esta incrível avalanche psicossomática, afinal, qual é o dirigente político, económico, ou desportivo que tem um amor platónico tão grande por uma entidade, um símbolo, ou uma ideia, quem é que diz constantemente a Verdade sem olhar a consequências, quem é que enfrenta diariamente todos os poderes, os maiores e os mais tenebrosos, e os mais corruptos, sem recear consequências para si ou para os seus, quem é que ataca constantemente os mais ricos, os mais influentes, os mais manhosos, os mais sujos, e os mais poderosos do país mais corrupto da Europa, sabendo que além de não ter telhados de vidro por um impenetrável telhado de aço está protegido, quem no seu perfeito e mediano juízo, medindo todos os prós e todos os contras, calculando todas as vantagens e todas as desvantagens para si e para os seus, embarcaria em tão hercúlea quão quixotesca missão?

    ResponderEliminar

  16. Só um indivíduo fora do normal a nível psico-social, só alguém preocupado em “ganhar fama de maluco, e depois é só manter” (um conselho fundamental do tio-avô almirante que também não jogava com o baralho todo e disso tinha muito orgulho), e nunca esta montanha de repugnantes croquettes mortos-vivos e ressabiados, este “freak show” de “notáveis televisivos” impacientes por “retirar apoio” e “espetar a facas nas costas” (Ricciardi "DDT do SCP" e Sobrinho "tenho-30% da SAD mas estou convencido que tenho 70%"), este desfile nojento de aberrações passadas (o pai roquette, o filho Fífias da Cunha, o sobrinho Soares Fraco, o tio Godinho flopes, o neto pina-primas dos 10%, o abrantes mendes, o menezes rodrigues, o torres pereira, o severino do tacho falhado na SCP TV, a múmia ribeiro cristóvão do tacho falhado na SCP TV) e futuras (o sobrinho-neto do travassos, o Rogério Alves advogado-de-todos-os-corruptos, o São Benedito mártir de todos croquettes), todos ressuscitados pelo odor a sangue, pelo aroma a fracasso, e pelo artificial fedor a eleições antecipadas que levantou das tumbas aquela repelente chusma de mortos-vivos prontos a abraçarem outra vez aquele Sporting Clube Deles que deixaram quase morto e enterrado até que um garoto meio amalucado teve a ousadia de o ressuscitar, de as modalidades duplicar, de um treinador ao maior rival contratar, de o orçamento do futebol duplicar, de mais dinheiro gastar que o “clube dos 6 milhões”...

    Não! Isso Nunca! Queremos o nosso sportinguezinho de volta! O nosso sportinguezinho das "famílias de bem", das "aparências", das “elites”, de Sintra, de Belas, e de Cascais, dos almoços, dos jantares, e dos jantarinhos, “dos grupos, dos grupinhos, e dos grupões (acabar com o Conselho Leonino? Nunca!), das facções, dos golpes palacianos, e das traições, aquele sportinguezinho remediadozinho, muito educadinho, envergonhadinho, pobrezinho, submissozinho, cheio de medinho, cheinho de croquetezinhos, e mesmo, mas mesmo muito, muito poupadinho, nunca a "gastar mais do que pode", sempre a “apostar na Formação”, e sempre a vender baratinho -- depois do CR7 quem quer o Gelsonzinho, ou até o Rafael Leãozinho, a um preço muito modicozinho?

    Ui, deve haver pouca gente interessadinha em deitar a mãozinha a tanto "activozinho" jeitozinho...

    Venha de lá esse sportinguezinho de volta que eu estou cheio de saudadezinhas dele

    ResponderEliminar
  17. Mestre, concordo com tudo excepto a parte do André Geraldes.

    O Geraldes é claramente um yes man do presidente, e o que nós precisamos é de alguém que tenha alguma autoridade sobre o futebol, mas que também consiga colocar o presidente um pouco mais sob controlo nas interacções com o plantel.

    Um ex-jogador com importância ou uma figura internacional seria o mais apropriado a meu ver.

    E mandar o Jesus embora também ajudaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Geraldes é CLARAMENTE um yes-man do Presidente, porquê? Alguma vez o viu ou ouviu dizer sim (ou Yes) ao BdC (ou ao man)? Como é isso assim tão claro que eu, pobre criatura, simples mortal, não consigo vislumbrar? O que significa alguém com alguma autoridade sobre o futebol? Acho que isso é o que André Geraldes tem: ALGUMA autoridade sobre o futebol. E não é toda mas "só" alguma porque esse é um limite inerente à sua função. A maior autoridade sobre o futebol do SCP (ainda ... penso eu de que) reside no Presidente da SAD (tal como em todas as outras SADs). E por que raio competiria ao Director Desportivo da SAD controlar o Presidente da mesma? Será que o perfil de um tal "Director" não estará a ficar muito parecido com o de um tal ... Octávio Machado? Mas esse não foi já Director Desportivo?
      Enfim ... interrogações várias de um leigo nestas matérias.
      SL

      Eliminar
  18. O Jota é um grande treinador mas tem de ir embora. Como é queremos que os jogadores respeitem o clube quando o tipo que os treina rebaixa o clube cada vez que abre a boca?

    ResponderEliminar