quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Fake News Clube de Portugal

Depois de uma campanha eleitoral que nos ofereceu demasiados casos de rumores, mentiras e manipulação de informação, os primeiros dias pós-eleições nao têm ficado atrás: têm sido particularmente férteis ao nível das polémicas criadas e alimentadas nas redes sociais sobre a direção que os sócios escolheram no último sábado.

No domingo, dia em que os novos órgãos sociais tomaram posse, estiveram presentes na cerimónia duas ex-funcionárias do Sporting do tempo de Godinho Lopes. Apesar de a tomada de posse ser uma cerimónia aberta ao público, isso foi o suficiente para que muita gente dissesse que essas duas ex-funcionárias estavam de volta ao clube e que isso comprovava que o godinhismo estava de regresso - apesar de não haver qualquer prova que efetivamente sustentasse essa tese.


Outro rumor que circulou na segunda-feira foi a contratação do jornalista Pedro Sousa como novo diretor de comunicação do Sporting. Nunca cheguei a perceber de onde partiu esse boato, mas suspeito que tenha sido uma conclusão que surgiu a partir da comparação dos homens do futebol de Godinho Lopes com os de Frederico Varandas: como havia vários pontos em comum (uns factuais, outros nem tanto) entre as duas estruturas, então alguém terá chegado à conclusão disparatada (ou mal intencionada) de que Pedro Sousa também estaria de volta... e começou-se a falar disso como se de um dado adquirido se tratasse. Devo dizer que aprecio Pedro Sousa como jornalista, mas não vejo qualquer espaço para o seu regresso ao Sporting - considerando o prolongado contencioso que tem com a SAD e, pior, pelo facto de se ter sabido através do processo Lex que houve um pedido de José Veiga a Rui Rangel para agilizar esse processo judicial a favor de Pedro Sousa. A sua entrada afetaria negativamente a confiança de muitos sócios nesta nova direção, pelo que não me parece haver qualquer fundo de verdade nesta possibilidade. O tempo o dirá.

Mas o dia de ontem conseguiu ser ainda mais rico na geração de boatos. Começou com uma interpretação incorreta de uma frase de António Salvador (que podem ver na imagem à esquerda). Houve quem a visse como uma provocação a Varandas e ao Sporting (pelo uso da palavra desertor) e exigisse de imediato uma resposta do clube, quando, na realidade, essa frase de Salvador era dirigida às jogadoras que no defeso trocaram o Braga pelo Benfica.

Continuou com uma outra notícia do jornal O Jogo, que incluiu o nome de Pedro Silveira na lista de elementos dos órgãos sociais em funções. Foi o suficiente para se gerar de imediato um clamor de indignação, apesar de ser fácil verificar que se tratava de uma informação falsa: bastava recordar que Pedro Silveira não esteve presente na tomada de posse ou, em alternativa, consultar a página dos órgão sociais do site do Sporting para desmontar o erro.

Seguiu-se, depois, um boato de que Varandas vai ganhar 30.000 euros mensais como presidente do Sporting. Mais uma vez, algo que é muito improvável e sem qualquer fonte que o suporte, mas nem por isso se deixaram de tocar as sete trombetas do apocalipse.


Depois, foi a revolta pelo facto de Varandas ir nomear Artur Torres Pereira como administrador da SAD, por causa de uma ata de uma AG da SAD - mas que dizia respeito à nomeação de elementos do CG para a SAD em junho. Como é óbvio, mais um rumor sem qualquer ponta de verdade e que nem devia ter chegado a ser tema: Varandas foi o único candidato que, na campanha, indicou detalhadamente a composição do seu Conselho de Administração da SAD e Artur Torres Pereira, evidentemente, nunca foi um desses nomes.

O dia não terminaria sem a partilha em massa de um suposto post de Nélson Pereira em que se defendia acerrimamente a direção anterior... mas que o próprio Nélson Pereira, pouco tempo depois, acabaria por desmentir ser seu.

São coisas que, por si só, não têm grande importância. Mas a verdade é que, em conjunto, têm gerado demasiado ruído ao longo destes dias, alimentados sobretudo por sportinguistas que se recusam a aceitar a legitimidade desta nova direção. Entendo a frustração pelo desenrolar dos acontecimentos, mas não consigo encontrar outra justificação para esta propagação sistemática de mentiras que não seja o intuito de se criar um clima de instabilidade que... não se percebe bem a quem poderá ser útil. Ao Sporting não será de certeza.

Como não é previsível que essa postura mude em breve, resta aos sportinguistas (pelo menos aqueles que estão dispostos a dar o benefício da dúvida à nova direção) serem mais criteriosos na escolha das suas fontes e terem o cuidado de cruzar informações quando surgir alguma revelação que cheire a esturro.

A mim, o que me parece, é que os promotores desta enxurrada de fake news estão a fazer exatamente aquilo que criticavam (e com razão) na campanha negativa levada a cabo pela oposição que, no primeiro mandato de Bruno de Carvalho, foi designada por sportingados. Quanto tempo faltará para começarem a pagar outdoors na segunda circular com imagens de fivelas?

40 comentários:

  1. É dar tempo, o Bruno e os apoiantes vão acabar por aceitar que os sócios já não o querem no clube. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E no final de contas a mentria é levado a diante e a malta com um gelado colado na testa aplaude... sim realmente... SL

      Eliminar
    2. O Bruno com grande probabilidade vai ser expulso do clube por todas as ilegalidades que cometeu. A partir daí é indiferente o que uma pessoa que não pertence ao clube aceita ou deixa de aceitar. Ele e os seus apoiantes podem ir fundar um clube só para eles. Vaticino-lhes o mesmo sucesso de todas as outras empresas que o BC fundou.

      Eliminar
    3. São pessoas como o Diogo em que o 7° lugar é um lugar honroso!

      Eliminar
    4. O meu receio é os perto de 100 mil associados (num universo de 172 mil e em crescendo até pouco tempo ) q poderão ter direito a voto num futuro próximo, metade destes desistam é do Sporting...

      90% da SAD para cá

      garantir a todo custo (fazer tudo para) obter os mmais de 100 milhões dos jogadores que rescindiram -> NÃO É PRECISO NEGOCIAR NADA, É SÓ DEIXAR A FIFA MARCAR OS VALORES

      Desprezo mais q absoluto e desdém pela JORNALIXEIRADA VIL PUTRIDA CORRUPTA E TENDENCIOSA... muito ao encontro deste artigo do Mestre (Varandas até não tem estado mal neste aspecto, ao contrário das Escumalhas das Comissões, mas o SUPRA IMPORTANTE é estar bem nos outros 2 pontos).

      Eliminar
  2. Ê o que dá ser eleito pela 3a idade, com menos 1000 votos que o adversário é ter 60% dos sócios que não votaram nele.
    Quando Varandas falhar, esses sócios serão os primeiros a questiona-lo, mesmo que hoje alguns finjam união e juras de amor.
    O Sporting sempre teve um certo sentimento de pseudo-harakiri onde é sempre preciso haver uma oposição interna fortíssima. Todos os presidentes desde talvez Roquette foram assim. Varandas tem o problema adicional de ter 0 carisma para cativar seja quem for. O discurso lento, arrastado, sem timing de expressão, com muitas hesitações e erros, não cativa ninguém, muito menos os jovens que estao em grande maioria "contra" ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era difícil que 60% dos sócios votassem em quem quer que fosse quando foram apenas cerca de 40% às urnas. De resto, é o sistema validado e reconhecido por todos. Se não é o ideal, que se discuta fora de período eleitoral. Não se mudam regras a meio do jogo. De resto, parece-me que só estás a tentar justificar o injustificável.

      Eliminar
    2. Enganas-te. Varandas teve mais votos. Varandas teve carisma suficiente para ser o mais votado. No Sporting não há sócios bons, maus, novos ou velhos. Há sócios. Essa tentava de catalogar alguns sócios e desprezá-los é infelizmente um legado de Bruno de Carvalho que alguns como tu continuam a tentar manter. Respeitem as decisões dos sócios e as regrar que os mesmos estabeleceram para o clube.
      Não gostam dos estatutos, mudem-nos. As regras do Sporting são aquelas que os seus sócios decidiram e devem ser respeitadas. Não confundam idade com anos de sócio. Há muitos sócios comm 25 anos com mais votos que sócios de 40. O Mandatário do BC por exemplo tem 50 anos e 1 voto.
      Se assim não fosse haveria sempre afiliações em anos de eleições para tentar "compra-las".
      1 sócio um voto não faz sentido nenhum. Mas se acharem que faz é propor e os sócios decidirão.
      Ser eleito com 10% ou 100% dos votos, do ponto de vista estatutário, dá exatamente a mesma legitimidade. Caso os sócios assim não achassem determinariam que houvesse segunda volta nestes casos.

      Eliminar
    3. Isso de ter sido eleito pela 3ª idade é mito. O Benedito teve de facto muito mais apoiantes nos sócios com menos tempo, mas não foram os sócios com mais tempo que deram a vitória ao Varandas. Foram as categorias intermédias.

      Eliminar
    4. Excelente comentário, Morpheuspt. Claro que o MdC tem razão no que diz. Já se sabe que FC Porto combate Bentrafica, Bentrafica combate FC Porto e Sporting combate Sporting. Infelizmente somos assim. E eu não sou excepção. Então cá vai: os primeiros sinais (falsos?) sobre a abordagem da nova direcção aos jogadores que rescindiram e ao Jorge Lavajacto Mendes não são mesmo nada nada animadores. Esperemos que seja engano tal como a nomeação do Pedro Sousa, o homem que não se cansa de dizer que o Sporting NUNCA iria receber o valor das cláusulas de rescisão.

      Eliminar
    5. As regras são claras. Quem hoje tem um voto daqui a uns anos terá mais. E acho muito bem. O futuro do clube não pode estar nas mãos das crianças. Já contei um...hoje conto 10 o meu avô quando faleceu contava uns 20. É a vida.

      SL

      Romão

      Eliminar
  3. Muita gente dizia que BdC se punha a jeito para as criticas (e difamações até) que recebia.
    Vê-se agora neste caso, como se irá ver no futuro em muitos outros, que a culpa não era de BdC, mas de quem se opunha a ele.

    Vamos ver como lida F.Varandas com os ataques que foram feitos durante anos a BdC.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é uma anedota? A culpa foi de BdC por todos os dias fazer do conflito o ar que respira. E os seus acólitos que agora espalham boatos em evidente desespero apenas o fazem porque durante os últimos anos se legitimou este tipo de estratégia baseado na insinuação manhosa e na conspiranóia. Isto é feito por sportinguistas, não nos enganemos, mas por sportinguistas que se deixaram ir na cantiga de BdC e o confundem com o clube. A lama que vem de fora é quase insignificante comparada com esta auto-sabotagem constante.

      Eliminar
    2. Rui, não tenho dúvidas de que o Varandas será atacado na CS (a notícia de hoje do CM é absurda, e um bom exemplo para o que aí virá), mas se se souber resguardar e intervir nos momentos certos, conseguirá gerir muito melhor essa questão.

      Eliminar
    3. Até quando se vai falar de BC ? Cinco, dez, vinte anos ? Esse assunto findou no dia das eleições. Agora é cuidar do futuro e estar atento ao que a nova direção, faz e igualmente ao que não faz. Tolerância zero. Já perdemos muito tempo em debates, agora é urgente trabalhar em prol do sporting.

      Eliminar
  4. Infelizmente acho que não faltará muito tempo para começarem os outdoors.

    A eleição desta nova direcção vem demonstrar que o método funcionou, é ingénuo pensar que aberta a porta para estes métodos eles não fossem mais tarde utilizados por quem anteriomente foi alvo deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais métodos? Varandas ganhou apesar de ter sido ele a vítima de uma reles campanha de rumores. Sabemos muito bem de onde ela vem. Vem do meso grupo que continua a apoiar o BC. Basta seguir esses blogues e está la tudo.

      Eliminar
    2. refiro-me à enxurrada de fake news referida pelo mestre de cerimónias

      "A mim, o que me parece, é que os promotores desta enxurrada de fake news estão a fazer exatamente aquilo que criticavam (e com razão) na campanha negativa levada a cabo pela oposição que, no primeiro mandato de Bruno de Carvalho, foi designada por sportingados"

      Eliminar
  5. é importante saber as condições monetárias do presidente agora ( mal ) eleito e restante sad , e saber ,de preferência através do jornal do SPORTING todos os contornos financeiros de aquisiç~~oes e empréstimos do SPORTING .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. No programa do Varandas há esse compromisso: "3. TRANSPARÊNCIA. Publicar sínteses das operações realizadas pelo Clube e pela SAD na contratação de jogadores logo que terminado o período de transferências,
      identificando todos os destinatários dos valores envolvidos nessas operações, sem exceções."

      Eliminar
  6. quando os ataques feitos ao bruno forma feitos deste jeito e deram resultados agora só estão a receber o que fizeram. Não forma os anti-BdC que afirmaram ter a certeza que o bruno era o responsável pelos ataques(ainda estou a aguardar provas). Não mentiram acerca do uso do cartão e dos dinheiros que o bruno recebia? Não disseram que o bruno andava a roubar o dinheiro do sporting e meter no bolso? Não mentiram acerca do fim de semana de luxo pago pelo sporting, etc, etc, etc. nestes últimos 5 meses o bruno de carvalho foi atacado violentamente sem dó nem piedade e não vi ninguém ficar ofendido por isso, até apoiavam. È o karma, quem com ferro mata, com ferro morre. Acho mal mas não me admira nada. O pior é que dizem direcção legitima, mas 2 candidatos foram impedidos de se poder candidatar nestas ultimas eleições, foram suspensos a beira da eleição por uma comissão nomeada não eleita e escolhida a dedo para ser anti-BdC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não foram impedidos. Foram eles que se auto-excluíram pelas ilegalidades que cometeram. Os únicos órgãos ilegais na história do clube são os que o BC nomeou no fim da festa. Todos os outros são legais e obedeceram aos estatutos do clube e até foram nomeados por alguém que pertenceu duas vezes às listas de Bruno e Carvalho

      Eliminar
    2. Sempre a mesma lenga-lenga...
      71% dos sócios destituíram o BdC!!! setenta e um por cento!!!
      E dos 29% que votaram contra estou convencido que uma parte mt expressiva o fez pelo timing e não pelos motivos.
      Em breve BdC nem sócio será, e por isso passará (se não o é já) a ser totalmente irrelevante o que diz o que pensa ou o que escreve sobre o Sporting.
      Ele não é o Sporting. Aliás ele nem é do Sporting Clube de Portugal (palavras dele). Quando muito é do Sporting Clube do Bruno.
      Next!!!!

      Eliminar
  7. A melhor forma de ultrapassar isso é ter um politica de comunicação objectiva e transparente. Quando não se comunica, a especulação cresce, de forma curiosa mas também oportunista. Se os sócios se habituarem a receber todas as informações relevantes via oficial (comunicado, website ou sporting TV), vão saber que é essa a fonte e tudo o resto será provavelmente carvão. Algo que não foi feito pela CG e que urge mudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Isso ajudará a matar muitas das especulações que andam por aí.

      Eliminar
  8. Quando não há memória nem dignidade tudo pode acontecer. Aqueles que sempre tentaram dividir não podem esperar que pedindo união, a mesma aconteça automaticamente. São precisos actos concretos e não palavras de ocasião. E já agora, não se esqueçam de expulsar os membros da anterior direção. Isso vai trazer muita união.

    ResponderEliminar
  9. sta parte:
    "Depois, foi a revolta pelo facto de Varandas ir nomear Artur Torres Pereira como administrador da SAD, por causa de uma ata de uma AG da SAD - mas que dizia respeito à nomeação de elementos do CG para a SAD em junho.", não está correcta.

    O comunicado postado ontem não é "uma ata de uma AG da SAD" relativa a junho. è uma convocatória para uma AG da SAD a ser realizada a 30 de Setembro. Admito que possa ser para ratificar em AG, à posteriori, a nomeação de Junho e que cessem funções entretanto. Se ficarem até ao fim de 2018, já vai contra o que foi prometido por eles. Veremos o que vai suceder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, o quadriénio 2014-18 terminou a 30 de junho de 2018. Entretanto a CG continuou a estar representada na SAD, mas com a nova direção a administração da SAD vai voltar a mudar. Os 5 elementos da futura administração da SAD são conhecidos: Varandas, Salgado Zenha, Miguel Cal e os administradores nomeados pela banca e pela Holdimo.

      Eliminar
  10. Por falar em Bruno de Carvalho- se ele disse que o Sporting tinha 150000 sócios e votaram segundo os serviços do clube 50% dos sócios onde param os outros 90000 votos?

    ResponderEliminar
  11. Engraçado que se não fossem as "fake news" este rato nunca chegava a Presidente do SCP.

    ResponderEliminar
  12. O Varandas tem esse problema.
    E é um grande problema, é um problema interno.
    Penso que para a saúde do Sporting, a curto-médio prazo, teria sido melhor ter ganho João Benedito.
    Isto por um motivo muito simples: dentro dos que não votaram Varandas, há muitos anti-Varandas. Por outro lado, dentro dos que não votaram Benedito, poucos eram os anti-Benedito (opinião meramente empírica). Ou seja, numa votação em que o vencedor iria ter sempre o fardo de não ter sido votado por cerca de 60% dos sócios (ou melhor, dos votos, mas penso que o número de sócios não andará muito longe disso), considero que teria havido uma aceitação (tolerância, se preferirmos) maior desses 60% para com Benedito do que para com Varandas.
    Mais ainda, reconheço mais carisma e inteligência emocional em Benedito do que em Varandas, para ir cativando os que não estariam com ele.
    Espero estar enganado, mas parece-me que essa diferença é maior do que propriamente a diferença entre as políticas a ser adoptadas (a curto-médio prazo, pelo menos).

    Já se sabe, se a bolinha entrar na baliza, tudo vai ao sítio.
    Mas, tendo em conta as lacunas sérias que temos no plantel, mais o treinador que temos - não me recordo de termos criado nenhuma ocasião de golo eminente, fora as que marcámos, claro, em 4(!) jogos...receio que o Varandas terá uma tempestade de adeptos mal humorados a dirigir-se rapidamente para cima dele.
    Será escudado, claro, pela desculpa (válida) de que chegou já depois da época ter sido preparada.
    Mas, dentro de um ano, os adeptos já esqueceram isso (é assim que os humanos funcionam). Em condições normais dariam-lhe mais tempo para corrigir e afinar, caso o primeiro ano não corra tão bem. O problema é que se isso acontecer, serão 2 anos que correram mal, na cabeça dos adeptos.

    Não estou optimista.


    PS (importante):
    Então o Mestre quer que eu me acredite que o Trolha Labrego, não só não mandou uma bicada ao presidente do Sporting, a quem tinha acabado de ganhar um título, como ainda criticou jogadoras por terem ido para o clube do dono dele? Custa-me a crer...

    ResponderEliminar
  13. DiogoC

    "Varandas teve carisma suficiente para ser o mais votado."

    Carisma num tipo que não consegue elaborar uma frase? Sério?

    melhor ainda não consegue elaborar duas palavras seguidas.

    Aquele discurso aquando da sua vitória é cheia de carisma. Quando saca da medalha de vencido foi mesmo o êxtase total de todos os presentes.

    Se fica nervoso sempre que tem que discursar é algo que não augura nada de bom.

    É obra.

    Que corra tudo bem pois será o sucesso do grande Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter carisma é:
      - anunciar nos ecrãs do estádio que vai ser Pai
      - mudar a data da "puta da gala por causa do seu casamento
      - insinuar sobre tudo o que é jornalista, comentador, presidentes de outros clubes, ex-jogadores do SCP, atuais jogadores, ex-dirigentes, ex-apoiantes, ex-mulheres
      - usar linguagem ordinária e rasteira

      Realmente o destituído tinha uma carisma do caraças, pena faltar-lhe o resto.

      Eliminar
    2. O que tem o meu comentário a ver com o antigo presidente?

      Eliminar
  14. Tenho cá para mim que estes começaram a provar do mesmo veneno que usaram contra BdeC.
    Que lhes faça bom proveito .

    ResponderEliminar
  15. Está visto, pelas intrigas da CS plantadas por sportinguistas, por Benedito que tem um bom discurso para fora mas que irá fazer de tudo para boicotar as eleições (no fundo foi o mais votado), pelas opiniões distintas dos sócios que não entendem que o clube vem em primeiro e só depois as pessoas e pelas resistentes brunettes, o Sporting não terá paz nos próximos anos.

    ResponderEliminar
  16. ... e que tal comentar o elenco (entretanto confirmado, ao que julgo saber) para a comunicação?!... pejado de benfiquistas assumidos (as provas estão recolhidas)? SL

    ResponderEliminar