quarta-feira, 2 de abril de 2014

A verdade do futebol português no Game of Thrones: A casa Lannister

Capítulo II                                                                                        
A casa Lannister


<SPOILERS: quem não viu as primeiras 3 temporadas da série, e planeia fazê-lo, não deve ler este post>

A família Lannister é provavelmente a mais poderosa no continente de Westeros. Não tendo qualquer tradição banqueira, a verdade é que o Lannisters têm recursos financeiros gigantescos, tendo conquistado uma enorme influência através dos inúmeros empréstimos que concederam ao Rei e a muitas outras casas nobres.

Olhando para o futebol português, é inevitável que encaremos os Lannisters como a Olivedesportos de Westeros.

Jaime e Cersei Lannister

As personagens principais da casa Lannister são os implacáveis irmãos Jaime e Cersei. Inseparáveis no princípio da história, quis o destino que cada um tomasse o seu caminho, e começassem a ter as suas divergências. 

Cersei, qual Joaquim, casou-se com o Rei Robert Baratheon (ver próximo capítulo), e a aliança das duas casas permitiu que o monarca conseguisse duas décadas de paz e hegemonia no poder, ao mesmo tempo que os Lannisters asseguravam o controlo dos restantes cargos executivos mais importantes do reino.

Jaime, qual António, após ser capturado pelos Stark (família que representa o Sporting nesta saga), passou por um conjunto de experiências de vida que o mudaram profundamente. Gradualmente deixou de estar alinhado com algumas das ações da sua família, colocando inclusivamente em causa a famosa e chocante relação fraternal que tinha com Joaq... perdão, Cersei.

Então e o Tyrion, perguntam vocês? Muito bem, falemos de Tyrion. Tyrion é provavelmente o anão mais popular da história da ficção literária, um homem mais cerebral do que dado a atividades físicas, conhecido pela sua enorme apetência para o pensamento tático e estratégico e, acima de tudo, por gostar de demonstrar todos os seus conhecimentos aos seres intelectualmente inferiores que o estão a escutar. Sim, Tyrion gosta muito de falar. Poderia passar horas a falar apaixonadamente de assuntos como a alma, os magos e as táticas do jogo de tronos.

Será que existe alguém com estas características no mundo da Olivedesportos?

Tyrion Lannister

9 comentários :

  1. Ia-me borrando a rir quando vi a foto do "Tyrion"

    ResponderEliminar
  2. O Tyrion gosta de algumas actividades físicas... Mas bloqueei ao supor quão profunda pode ser a relação dos manos Oliveira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LMGM, confesso que não me lembrei desse tipo de atividades físicas quando falei em Tyrion, e nos dois manos Lannister... estava a falar de uma forma mais genérica. :)

      Eliminar
  3. ahahah fui surpreendido :)
    não estva à espera mas está muito bem esgalhado sim senhor.

    ResponderEliminar
  4. Porra... a comparação é um injustiça feita ao Tyrion Lannister.

    Ahhh... e tomara ao freitas lobo praticar a actividade física preferida do Tyrion com as parceiras que ele arranja...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virgílio, haverão certamente muitas mulheres que se derretem a ouvi-lo falar de histórias sobre os mundiais 1930 e 1934... :)

      Eliminar
  5. "Tyrion Lannister é um homem mais cerebral do que dado a atividades físicas".

    Na verdade, por ele, era mais ao contrário, aliás, actividades físicas é com ele, seja no "halterofilismo", despachando litros e litros de bebidas de elevado teor alcoólico, seja no desempenho de outras "valências"...

    Tomara ao LFL ter a capacidade e sagacidade de um anão que um dia confessou ter simpatia por "Cripples, bastards and broken things."

    Já agora, para recordar:

    “My brother has his sword, King Robert has his warhammer and I have my mind...and a mind needs books as a sword needs a whetstone if it is to keep its edge. That's why I read so much Jon Snow.”

    ResponderEliminar
  6. Ui... O Pai mafioso da casa Lannister deu à costa! LOL! Mas ao contrário do que seria de esperar vem defender o filho que despreza...

    ResponderEliminar