sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Balanço das arbitragens: 16ª jornada

Benfica 3-0 Guimarães (Rui Costa)

13': No primeiro golo do Benfica, marcado por Jonas, há um jogador adiantado em relação à defesa do Guimarães no momento em que o livre é batido - decisão certa, o jogador adiantado não tem influência no lance, enquanto que Jonas parte de posição regular

30': Ao disputar um lance aéreo, Samaris atinge com o braço a cara de Tomané; o árbitro mostrou-lhe amarelo - decisão certa, a entrada é dura mas não parece ser agressão

90'+4: Sálvio cai na área, o árbitro não assinala penálti - decisão certa, há simulação do jogador, que devia ter visto cartão amarelo

=: arbitragem sem influência no resultado


Porto 3-0 Belenenses (Manuel Mota)

25': Quaresma centra e a bola bate na mão de Nélson, o árbitro não assinala penálti - decisão certa, o jogador do Belenenses tem o braço encostado ao corpo e o movimento da mão é natural, sendo impossível prever e evitar que a bola tomasse aquela direção

55:
Oliver cai na área após um suposto pisão de um defesa do Belenenses, o árbitro considerou simulação - decisão certa, pode ter havido um contacto de pé, mas o movimento de Oliver não parece típico de quem tivesse sido pisado

90'+2: Camara te uma entrada de pitons à curva do pé de Evandro, o árbitro mostrou-lhe amarelo - decisão errada, a entrada é perigosíssima e justificava o cartão vermelho


=: apesar do erro, arbitragem sem influência no resultado


Braga 0-1 Sporting (Hugo Miguel)

87': Pedro Santos cai na área após corte de João Mário, o árbitro não assinala penálti - decisão certa, João Mário corta apenas a bola

90+3': Matheus derruba Tanaka à entrada da área, o árbitro mostra-lhe amarelo - decisão errada, do ponto de vista do perigo da jogada para a baliza, o amarelo aceitava-se, no entanto o guarda-redes comete uma falta extremamente violenta sem qualquer intenção de jogar a bola, pelo que o árbitro deveria ter mostrado o cartão vermelho


=: apesar do erro, arbitragem sem influência no resultado



Estatísticas da jornada




Estatísticas acumuladas



Classificação



Jogos com influência da arbitragem no resultado



Erros de arbitragem com o resultado em aberto



Erros de arbitragem com o resultado em aberto agrupados por árbitro, desde 2013/14

Nota: este quadro é um acumulado dos erros de arbitragem desde que faço esta análise, ou seja, engloba os jogos do campeonato das épocas de 2013/14 e 2014/15.



Links para jornadas anteriores


15ª J: Sporting - Estoril; Gil Vicente - Porto; Penafiel - Benfica: LINK
14ª J: Porto - Setúbal; Benfica - Gil Vicente; Nacional - Sporting: LINK
13ª J: Sporting - Moreirense; Porto - Benfica: LINK
12ª J: Boavista - Sporting; Benfica - Belenenses; Académica - Porto: LINK
11ª J: Sporting - Setúbal; Académica - Benfica; Porto - Rio Ave: LINK
10ª J: Nacional - Benfica; Sporting - P. Ferreira; Estoril - Porto: LINK
9ª J: Benfica - Rio Ave; Guimarães - Sporting; Porto - Nacional: LINK
8ª J: Arouca - Porto; Sporting - Marítimo; Braga - Benfica: LINK
7ª J: Penafiel - Sporting; Porto - Braga; Benfica - Arouca: LINK
6ª J: Sporting - Porto; Estoril - Benfica: LINK
5ª J: Benfica - Moreirense; Gil Vicente - Sporting; Porto - Boavista: LINK
4ª J: Setúbal - Benfica; Sporting - Belenenses; Guimarães - Porto: LINK
3ª J: Porto - Moreirense; Benfica - Sporting: LINK
2ª J: Paços Ferreira - Porto; Sporting - Arouca; Boavista - Benfica: LINK
1ª J: Porto - Marítimo; Académica - Sporting; Benfica - Paços Ferreira: LINK

14 comentários :

  1. No jogo do Porto não viu a agressão do herrera aos 5/10m? Compare com a entrada do enzo que até hoje vos atormenta contra o moreirense (sim, aquela em que faz um carrinho e é o único que toca na bola).
    Quanto ao Tony do Gil...8! faltas não é merece amarelo por reincidência? Sabe que agarrar ou puxar é cartão amarelo em qq parte do campo? Ou seja... Não devia ser expulso porque foi contra o Benfica porque motivos nas leis do jogo pra levar amarelo não faltam.
    Quantas cotoveladas como a do samaris dá o mauricio por jogo? Cada x que vai a bola...
    É fácil criar uma "tendência" quando se vê para um lado o que não se vê para o outro.
    Agora insultem me de lampiao e do que mais quiserem mas não conseguem negar a verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mestre, excelente trabalho. Mas tinha logo de aparecer um mentecapto com mania das grandezas. Lampião, para ti basta um nome: Maxi Pereira.
      passa bem.

      Eliminar
    2. Não vi, Nuno. Nem o Dia Seguinte nem o Prolongamento as incluíram nos casos do jogo (normalmente é um bom indicador quanto à gravidade, apesar de não ser uma certeza científica). Arranje-me as imagens e posso comentá-las.

      Eliminar
    3. Já agora, Nuno, na sua opinião a falta do Samaris não justificava sequer o amarelo? (note-se que a incluí aqui porque vários especialistas e comentadores consideram que devia ser vermelho direto)

      Eliminar
    4. Não as passaram porque têm um nr limitado de lances para porem no ar e interessa mais colocar os pseudo pênaltis para parecer que o Porto é prejudicado! O Rui Santos chegou a afirmar que a arbitragem está diferente porque agora no Dragão não se marcam pênaltis cada x que alguém cai na área...ou seja, o Porto não ser beneficiado equivale a ser prejudicado!
      Aqui vai a imagem: http://vozesencarnadas.blogspot.pt/2015/01/como-e-nossa-liberdade-nos-jornais.html?m=1
      O amarelo ao samaris é justíssimo, a única coisa que questiono é o facto o facto de não serem dados ao mauricio que todos os jogos da cotoveladas.
      Green não contesta nada apenas ataca a pessoa que argumenta...

      Eliminar
    5. Eu não tenho pena nenhuma de ti, sabes?

      Porque não vai ser preciso ser eu, o Mestre, o green ou outro qualquer a dizer-te que tens sido levado ao colo. Tu vais cair em ti, e nessa realidade, quando te aperceberes que não jogas um bacalhau para a posição em que estás!

      Aí jogas? Então onde está a Europa? E a taça?

      Fizeste um jogo bom este ano que foi precisamente este contra o Guimarães. Os outros até faz doer os olhos de tão maus que são.

      Foste a equipa mais indisciplina da Champions e ainda vens para aqui com moralidades? Fdx, é com cada lata.

      Eliminar
    6. É óbvio que não tens pena... Chama se inveja o sentimento... Inveja de ser campeão, vencedor das taças, Supertaça, 1o com 6 de avanço (se quiseres posso falar da formação e das modalidades mas não acho isso o principal).
      No ano passado as críticas eram as mesmas, as acusações eram as mesmas e estávamos na Europa e na taça e etc... Ser a equipa mais indisciplinada da Champions prova o que? Apenas que nessa comppetição específica, contra aqueles adversários levamos mais cartões... O que é que uma competição prova para outrs qualquer? Não discutes nada em concreto nem dos casos desta jornada nem dos que apontei... Atiras para o ar!
      Ainda bem que vês os jogos do Benfica...eu não vejo do teu clube.

      Eliminar
    7. Alguem que diz que o Mauricio da coteveladas em todos os jogos e depois afirma que nao vê os jogos do Sporting merece grande credibilidade...

      Eliminar
    8. ahahahahahah

      Ten points to Hugo!

      É deixá-lo.

      Eliminar
    9. è preciso ver os jogos completos? Basta ver uns resumos e acompanhar uns blogs na net! só mais um exemplo de que é possível não ver um jogo e saber incidências do mesmo... Não vi o jogo do porto e soube da cotovelada do herrera!
      Que ridículo... como não consegue negar as afirmações tenta negar a credibilidade de quem as faz. Se um louco afirmar que a terra é redonda, a afirmação não passa a ser loucura!

      Eliminar
    10. Mestre,

      No jogo do scp, falta a referencia à ditancia da barreira exigida pelo Miguel, no lance do golo...

      Pelo menos acho que 14 passos (cerca de 11m) merecem uma referencia, nem que seja para concluir que nao teve influencia no resultado, pois o Tanaka marcaria golo na mesma...

      Eliminar
    11. Costa, não se enquadra no tipo de lances que avalio. Não só as probabilidades de ser golo se mantêm reduzidas (apesar de facilitar, como é óbvio), como se avaliasse este teria que começar a usar regra e esquadro para todos os golos marcados de livre ou de bolas paradas para o meio da área - e não tenho meios para isso, como deve calcular.

      Também não avalio golos de livres ou cantos inexistentes pelo mesmo motivo, ou seja, são erros que não geram de ocasiões claras de golo ou acontecimentos que podem virar só por si o decorrer de uma partida - a regra principal dos lances que analiso é essa.

      De qualquer forma parece-me indiscutível que a barreira está 1 ou 2 metros para além do que devia, e isso facilita sempre a execução do livre. Não reparei nisso durante o jogo, mas não o posso negar.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Acho curioso o Bruno Paixão não ter nenhum erro de arbitragem contra nós... sempre que ele vai apitar tenho a impresão que o campo está inclinado.

    Excelente trabalho MdC, se há coisas que se pode dizer que são normais nos jogos à outras que é escandaloso.

    Devias de enviar isto ao Vitor Pereira. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito fácil de explicar, Pedro: o Bruno Paixão não arbitrou qualquer jogo nosso para o campeonato desde que faço esta análise. :)

      Um abraço.

      Eliminar